TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das pessoas como 5° P do composto mercadológico no comércio varejista de pequeno porte em Blumenau, no ramo de vestuário

Por:   •  21/4/2020  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Disciplina: Administração Mercadológica I

Curso: Administração         Turno: Vespertino       Semestre: VI

Docente: Dr. Elinaldo Leal Santos

Discente: Diana Lopes Dutra da Silva

                                               Resenha 1

 Zen, R., & Tontini, G. (1999). A importância das pessoas como 5° P do composto mercadológico no comércio varejista de pequeno porte em Blumenau, no ramo de vestuário. Revista de Negócios, 4(4), 7-14.

O artigo foi desenvolvido por Roberval Zen, Doutor em Engenharia da Produção, Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal de Santa Catarina( UFSC); Mestre em Administração de Negócio pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); Master Practitioner na Arte da Programação Neurolinguística pelo Centro Dinâmico de Programação Neurolinguística de São Paulo; Pós-Graduação em Economia Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Comércio em Comércio Exterior pela Universidade Federal de Blumenau (FURB);É professor de Marketing do departamento de Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e de vários Programas de Pós-Graduação. E também por Gérson Tontini, Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Pós-doutorado em administração e professor visitante na Califórnia State University (2003). Professor visitante em 2012 e Pós-doutorado em administração na Halmstad University, Suécia, em 2015. Atualmente é professor titular da Universidade Regional de Blumenau ? FURB. Membro do conselho editorial do International Journal of Quality and Service Sciences desde 2015, da International Academy of Business and Economics até 2008. Membro instituidor e presidente do conselho diretor da Fundação Fritz Müeller (SC) 2000 a 2002 e de 2006 a 2010. Coordenador de planejamento da Universidade Regional de Blumenau de 1998 a 2002 e de 2006 a 2010.

No artigo foram pesquisadas as variáveis que compõe o 5º P do Composto Mercadológico de Marketing- Pessoas, mais especificamente as características dos vendedores do comércio varejista de pequeno porte da Rua XV de Novembro e do Shopping Neumarkt de Blumenau, no ramo de vestuário. Os autores iniciam explicando o conceito de marketing e de marketing do varejo como também o perfil do consumidor, reforçando seus pensamentos com citações de grandes escritores. Logo após aplica uma pesquisa de caráter empírica exploratória para obter uma avaliação através dos lojistas em relação aos seus vendedores. Identificou-se que os lojistas, quando contratam vendedores, preferem profissionais com experiência; os vendedores recebem diversos treinamentos técnicos de vendas; entretanto, como a maioria tem ambições pessoais limitadas falham em algumas etapas importantes no processo de vendas. Em uma dessas etapas, os vendedores não reconhecem a comunicação verbal, tom de voz e gestual do cliente, e não utilizam estas informações para o melhor desempenho nas vendas. Por fim, é perceptível que os gerentes não se apercebem que seus vendedores precisam melhorar nesse âmbito, no qual, recomenda-se efetuar treinamento com os vendedores para que eles possam aumentar sua sensibilidade ao se comunicar com os clientes, melhorando suas ambições e motivações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com