TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do feedback para o processo de comunicação

Relatório de pesquisa: A importância do feedback para o processo de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

Comuniçao empresarial

Olá, pessoal!

Nossa primeira atividade do semestre se chama “Feedback: sem retorno não há comunicação”. Reproduzo, abaixo, os principais procedimentos para execução (leiam as instruções completas no sistema de atividades):

"Após a leitura do texto a seguir, debata os seguintes pontos com seus colegas pelo fórum:

1. A importância do feedback para o processo de comunicação;

2. O papel da subjetividade no feedback.

Depois disso, cada grupo deverá elaborar um texto, de 15 a 30 linhas, abordando de forma direta e objetiva os principais elementos do processo de comunicação e destacando a importância do feedback.”

Fiquem atentos aos prazos e colaborem com os colegas dos grupos. E lembrem: qualquer coisa, estou por aqui.

Ótimo mês a todos!

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas organizações hoje em dia é a falta de feedback ou a ineficiência do mesmo. Muitas vezes, estratégias de comunicação interna são postas em práticas sem que sejam as mais adequadas para os colaboradores da organização e, como resultado, vemos ferramentas obsoletas,recursos desperdiçados e pessoas insatisfeitas. Pensando nisso, esse post tem como objetivo esclarecer o que é feedback e qual sua importância nos processos de comunicação interna. Visa ainda exemplificar como praticar o feedback no ambiente organizacional.

nossa percepção em relação a uma ação executada, sua postura ou mesmo seu desempenho. O objetivo do feedback é auxiliar quem o recebe a manter ou buscar procedimentos mais adequados ao alcance dos seus objetivos, maximizando seus resultados.

Quando se fala em feedback, é comum vermos exemplos de sua aplicação no desenvolvimento profissional. Seu conceito é muito atrelado à avaliação de desempenho das pessoas nas organizações. Temos no mercado inúmeros cursos oferecidos por renomadas instituições falando sobre a importância do feedback como instrumento de melhoria no desempenho ou na postura dos colaboradores, mas vemos poucas citações de como buscar esse retorno visando a qualificação dos processos. Na comunicação interna (e em minha opinião em qualquer forma de comunicação), o feedback vem como uma ferramenta crucial para podermos mensurar o alcance das ações propostas.

Como obter um feedback?

Antes de qualquer coisa, é preciso que haja comunicação. Você precisa questionar o seu público diretamente.

Vamos usar um exemplo bem simples para ilustrar o feedback na comunicação interna.Quando criamos uma newsletter interna e começamos a alimentá-la com informações, estamos implementando uma ação de comunicação. Num primeiro momento, por ser novidade, ela tende a ter adesão através da visualização de um grande número de pessoas. No entanto, por falta de conteúdos relevantes ou elementos motivadores o público pode vir a perder o interesse e, embora haja visualização do e-mail (que vai aparecer no relatório de métricas), não houve eficácia no alcance dos objetivos.

Nesse caso, o feedback é importantíssimo. Você pode fazer uma enquete ou simplesmente solicitar aos gerentes dos departamentos que questionem suas equipes. Se a empresa for menor, você pode agir mais informalmente e questionar alguns líderes formadores de opinião sobre o que estão achando da sua newsletter, oque eles gostariam de ver na mesma, o que está faltando para despertar o interesse das pessoas, etc. Outra possibilidade é colocar algum elemento que exija a interação do leitor, nem que seja utilizando uma promoção ou concurso cultural, por exemplo. O importante aqui é obter o feedback do seu público para que sua ferramenta seja efetiva. Caso contrário, você estará investindo tempo e dinheiro em algo que não dará o retorno almejado.

Como lidar com um feedback?

Se o feedback for positivo, é fácil. Você estufa o peito e pensa “somos os melhores!”. O grande desafio do feedback é a possibilidade de ele ser negativo,ou seja, as pessoas não gostam ou não ligam pra ação que está sendo planejada ou foi executada. E você lá, todo empolgado achando que seu projeto ia ser a última bolacha recheada do pacote, não é?

Não desanime! Nesse momento, os profissionais que estão buscando esse feedback precisam ter maturidade para compreender que nem tudo que é pensado pode ser do agrado de todos. As críticas são muito importantes, pois com elas você tem a oportunidade de aprimorar o seu trabalho. O grande ganho é que aos poucos você aumentará sua assertividade, uma vez que você vai conhecendo a cultura da organização e das suas pessoas

Fonte: http://www.implantandomarketing.com/a-importancia-do-feedback-nos-processos-de-comunicacao-interna/

O papel da subjetividadeTodo gerente sabe que o feedback é essencial para o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, mas frequentemente o feedback perde seu significado por uma simples razão: ele não está ligado às expectativas. Isso gera frustração. Os gerentes ficam irritados com funcionários que não desempenham bem suas funções e os funcionários ficam irritados porque não sabem direito o que se espera deles. Essas expectativas são mais que uma descrição da função ou uma métrica da avaliação anual de desempenho.

As expectativas incluem o que o funcionário precisa fazer - a lista de projetos e responsabilidades - assim como a maneira que ele o executa e como trabalha com seus colegas e subordinados. O último ítem é sempre esquecido na hora de estabelecer metas de desempenho, mas é sempre avaliado com rigor na hora de se considerar um aumento de mérito ou promoção. Para deixar claro, um gerente nunca deveria dizer ao funcionário como fazer o seu trabalho, de uma perspectiva de processos, mas sim estabelecer os resultados esperados.

Gerenciamento excessivo é o famosos micromanagement. Porém, além dos resultados esperados - comunicados através de indicadores objetivos para a avaliação de desempenho - os gerentes devem ter expectativas sobre o comportamento de seus funcionários no ambiente de trabalho. Por exemplo, a colaboração é essencial para a um trabalho em equipe coeso, mas ela deve ser construída em uma base de coordenação e cooperação. O funcionário deve se entender (coordenar) com seus colegas fora da equipe e também cooperar com eles dentro da equipe. A comunicação dessas expectativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com