TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A maior ferramenta do administrador

Por:   •  21/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

A matemática financeira compõe a base do mercado financeiro, estuda a mudança no valor do dinheiro de acordo com o passar do tempo, é possível calcular valores em diversos períodos e pontos de tempo.

A matemática financeira é utilizada também na análise de investimentos ou financiamentos porque simplifica a operação, ou seja, simplifica cálculos. No regime de capitalização simples os juros são calculados em cima do valor inicial não ocorrendo qualquer alteração na base de cálculo durante o período do cálculo de juros. O capital cresce de forma linear seguindo uma reta, os juros podem ser pagos, habitualmente ou no final do período total.

No regime de capitalização composta os juros gerados num período serão acrescentados ao valor aplicado e no próximo período ainda ocasionarão juros, o chamado juros sobre juros. O capital cresce de forma geométrica. O período em que o juros são acrescentados ao capital é chamado de período de capitalização, se a capitalização for mensal por exemplo, significa que todo mês os juros se juntam ao valor principal para formar o novo cálculo do mês seguinte.

A matemática financeira tem como aliada a calculadora HP 12C, ela é sem dúvida uma das maiores ferramentas do administrador, ela é sua maior aliada no dia-a-dia. Os cálculos são simplificados e mais rápidos, são inúmeras as funções e cálculos dessa calculadora. No principio é um pouco confusa, porém com ela valores que ocupariam grande tempo para se resolver no papel, ou com outras calculadoras são alcançados com facilidade e exatidão.

A HP 12C é utilizada para cálculos de juros, fluxos de caixa, amortizações, valores presentes e futuros, porcentagens, entre outras funções. O uso dessa ferramenta tornou-se uma obrigatoriedade no mundo dos cálculos, é claro no nosso mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com