TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da ética e da governança corporativa

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

A questão da ética e da governança corporativa

Ética empresarial

A ética surgiu da necessidade normas e regras de conduta. A decisão ética que fica a cargo de quem tem o poder de decidir e, a responsabilidade de chegar a um juízo que desempenha um papel importante.

A ética empresarial significa os princípios e padrões que orienta o comportamento no mundo dos negócios, e são os stakeholders que determinam se um comportamento especifico é certo ou errado, ético ou antiético.

Quando um funcionário sofre efeito de tensão entre suas convicções pessoais ele acaba entrando em conflito com a empresa que trabalha, assim surgindo as questões éticas. Normalmente esses conflitos ocorrem quando o funcionário descobre infrações da natureza ética.

A responsabilidade social e ética

As responsabilidade éticas e social estão sempre juntas ou seja interligadas, mas possuem significados diferentes. A decisão ética é basicamente a conduta de individuo perante a empresa e a sociedade. Já a responsabilidade social é a empresa que tem a obrigação de proporcionar o Maximo aos stakeholders, enquanto diminui o impacto negativo.

O processo de tomada de decisões éticas

 Existem modelos adotados por filósofos que se resume no estudo da gravidade das questões éticas na cultura da empresa. Que reflete em avaliações e intenções da ética empresarial.

Já que as pessoas se encontram em estágios diferentes do desenvolvimento cognitivo moral, elas têm atitudes diferentes em situações semelhantes. Por isso as empresas tem a necessidade de criar um modelo para que as pessoas sigam como metas, valores e normas. O modelo pode preparar pra tomar decisões, apesar de ser uma receita infalível.

A cultura ética

Tudo que foi criado pelo ser humano tangível ou não, leis, línguas, religiões constitui a cultura. Os comportamentos e metas desejadas pela empresa devem ser definidos de maneira clara. Dessa forma a cultura evoluirá por si mesma.

Os relacionamentos e conflitos

Todos em uma empresa devem trabalhar juntos em benéfico mútuos e fazer com stakeholders trabalhem unidas eficiente e eticamente. É muito importante que as pessoas mantenham um bom relacionamento pois elas podem exercer um papel decisivo na ética da empresa.

Programa ético

O programa ético tem a finalidade de ajudar na redução de penalidades ou reação publica negativa em caso de ma conduta. A alta administração utiliza um programa ético eficaz, que assegura que os funcionários entendam os valores e obedeçam os códigos de conduta e as políticas que criam um clima organizacional ético.

A ética das empresas em um mundo globalizado

Devido a diversidade cultural, frequentemente ocorrem conflitos éticos entre membros da mesma empresa devido a diferença de cultura.

Há princípios éticos que são mundialmente aceitos o código universal de ética como, a verdade, a integridade, a equidade e a igualdade. Porem existe muitos conflitos éticos como, descriminação sexual e étnica, suborno, corrupção etc.

Como desempenho pode melhorar com a ética? 

Aderindo a ética aumenta à dedicação dos colaboradores a qualidade dos produtos e tomar decisões se tornam mais eficientes e eficazes. Assim as empresas começarão a estabelecer um clima de confiança e equidade, que passa a ser reconhecido por todos.

Assedio moral

O assedio moral ocorre quando o funcionário e exposto a situações humilhantes e constrangedoras durante o exercício funcional. Como atitudes negativas, relações desumanas e antiéticas que podem causar problemas psíquissomáticos e ate a desistência do emprego. Podem caracterizar-se como assédio moral: o rigor excessivo, tarefas inúteis ou degradantes, desqualificação, criticas em publico, ameaças etc.

O cerne do assédio moral esta na desvalorização do trabalho humano promovido pela violência psicológica, constrangimento e humilhação.

O rio de janeiro foi o primeiro a adotar legislação especifica para o assedio moral. A lei proíbe qualquer atitude ou postura que possa caracterizar assédio moral por parte do superior hierárquico, contra funcionário, servidores ou empregado.

Problemas enfrentados pela empresa quando ocorre assedio moral

Com o assédio moral pode ocorrer vários problemas, como o aumento de turnover com gasto de recrutamento, aumento da acidentabilidade, dificuldade de relacionamento com os clientes, resistência e sabotagem por parte dos funcionários etc.

Ações para evitar o assedio moral no ambiente de trabalho

A elaboração de um código de ética e o treinamento e desenvolvimento de pessoal para as atitudes éticas são essenciais. E é necessário treinar agentes para resolver conflitos, implantar campanha de conscientização e apontar consequências.

Quem provoca o assedio moral tem o perfil de manipulador, intimidador, gosta de humilhar e ridicularizar os outros, principalmente em publico, ignora e constrange, desqualifica e desmoraliza, é perverso e inseguro.

Governança corporativa

O assunto governança corporativa teve inicio na década de 1990, na Inglaterra. A abordagem define as regras que regem o relacionamento dentro de uma corporação empresarial.

O termo governança das empresas pretende denominar a renovação da entidade, atendendo aos interesses de todos aqueles que a integram.

Governança corporativa é o sistema que assegura aos sócios-proprietários a relação entre propriedade e gestão se da através do conselho de administração. A boa governança assegura aos sócios, equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados e obediência as leis do país.

Os interesses dos stakeholders estão protegidos pela lei das sociedades anônimas brasileira, a lei nº 6.404/76

As praticas de governança corporativa no Brasil

De 1990 em diante, com, a abertura da economia brasileira, houve uma iseraçao de investidores estrangeiros com participação, cada vez maior, no capital das empresas brasileiras.

Nas bolsas americanas, as companhias abertas brasileiras são obrigadas a seguir as regras impostas pela (SEC). As empresas brasileiras começaram então, a entrar em contato com praticas avançadas aplicadas naquele mercado, tiveram que melhorar as políticas de divulgação de informações periódicas por meio de non deal roadshow. E nos anos 90 muitas empresas privadas passaram a ser controladas por grupos nacionais e internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com