TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia na cadeia de suprimentos

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

A tecnologia na cadeia de suprimentos

A tecnologia aplicada na cadeia de suprimentos é a melhor forma de obter a integração de informações e a maior agilidade. Isso é possível por meio da automação de processos, dos sistemas de gestão, dos recursos de análise de dados e uma série de outras soluções pontuais e importantes. Cada uma dessas possibilidades traz eficiência para todo esse caminho logístico. Desde a origem até o consumidor final, cada produto tem uma diferente necessidade. A aplicação da tecnologia nessa jornada faz com que ela se desenvolva com maior controle. Os gestores, além do dinamismo, conseguem também se manter mais envolvidos e a par sobre as demandas. Foi-se o tempo em que o controle de estoque era feito pelo tráfego de papéis entre fornecedor, empresa e cliente, o que tornava a comunicação muito lenta e sujeita a todo tipo de erros. Hoje, uma gestão de logística de sucesso deve contar com o uso da tecnologia para o controle de estoque. E não falamos somente da aplicação dela para otimizar a comunicação entre as partes envolvidas no gerenciamento do estoque, mas também no próprio controle dos materiais armazenados. Afinal, a logística é um dos pontos que mais influenciam na lucratividade de uma empresa e, por isso, merece contar com as melhores ferramentas disponíveis.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento, através de alguns benefícios que ela proporciona ao controle de estoque, independentemente do ramo de negócio da empresa. Sendo eles, a visibilidade, reduzindo erros, aumentando a produtividade, garantindo segurança dos dados, diminui desperdícios, otimizando a tomada de decisão. Para ter um controle ainda mais preciso do seu estoque, precisa conhecer a tecnologia RFID, que vem revolucionando a gestão de estoque e processos logísticos de diversas empresas, recentes casos de adoção da tecnologia RFID para controle de estoque gerou uma verdadeira revolução onde foi possível aumentar a velocidade conferência na ordem de 30 vezes, isso com dados confiáveis com armazenamento em nuvem que possibilita o acesso por múltiplas plataformas!

A área industrial exige planejamento em todos os níveis, bem como um impecável controle de processos, despesas e qualidade. É preciso buscar continuamente a excelência.

E por mais que existam diversas ferramentas e metodologias para alcançar esses objetivos, 2 opções vêm se mostrado especialmente eficientes no planejamento industrial: o MRP e o MRP II.

Outro método muito usado é a simulação que é portanto um processo de imitar uma realidade por meio de modelos. Tais modelos podem conservar ou não, as características físicas e lógicas do sistema real imitado.

A tecnologia permite otimizar a qualidade do atendimento. Isso porque ela ajuda a empresa no fornecimento de informações preciosas dos clientes. Essas informações influenciam positivamente na qualidade do serviço, pois isso possibilita uma melhor interação empresa/cliente.

Mas, há também situações de riscos ao setor de TI, como as flutuações de câmbio, falta de disponibilidade, Falta de priorização de projetos, problemas com requisitos de hardware, confidencialidade e Bugs e erros de softwares. A análise de riscos em TI deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com