TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E CIDADANIA CONTEXTUALIZADA

Por:   •  10/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

CIDADANIA EM PRÁTICA

NOME

MATRICULA

CURSO

Para ser considerado cidadão a pessoa precisa ter e usufruir dos seus direitos civis, políticos e sociais, assim como realizar seus deveres para com a sociedade, só assim estará exercendo sua cidadania. Tudo começa quando se tem consciência e se tem o senso de pertencimento, onde você deixa de ser apenas um e passa a ser o protagonista dos seus próprios direitos.

Em teoria, todos somos cidadãos, mas existe uma ramificação, uma segunda versão que mostra que nem todos são cidadãos de fato. O cidadão de papel é aquele que tem seus direitos adquiridos, mas não usufrui deles, isso acontece até pela falta de informação, ele conhece pouco sobre seus direitos e acaba não manifestando suas opiniões. Podemos considerar como cidadãos de papel os moradores de rua, que, por muitas vezes não conhecem seus próprios direitos e os imigrantes ilegais, onde não possuem nenhum direito a cidadania no país que está adentrando.

O acesso a educação pode ajudar a formar tanto o caráter, quanto na formação de novos cidadãos, pois o conhecimento é necessário para se ter opiniões, com as opiniões você já começa a exercer seus direitos. A escola tem papeis importantes na sociedade, como: Socializar e democratizar o acesso ao conhecimento, a escola influencia no bom funcionamento da sociedade.

Portanto, sabendo que a escola ajuda na formação moral dos indivíduos como cidadãos, devemos nos questionar sobre a realidade do próximo e rever nossa conduta como cidadãos. Será que estamos exercendo nossos direitos ou no fundo estamos agindo como cidadãos de papel?

REFERÊNCIA

https://pt.slideshare.net/noeassuncao1/aula-cidado-de-papel-x-verdadeiro-cidado

http://projetodocidaodepapel.blogspot.com/2014/08/o-que-e-cidadao-de-papel.html

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidadania.htm

https://www.somospar.com.br/ensino-medio-para-a-vida-papel-da-escola-na-formacao-do-cidadao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com