TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS CÓDIGOS DE CONDUTA

Por:   •  8/11/2022  •  Artigo  •  5.199 Palavras (21 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 21

GRUPO ANRADE MARTINS

GERSON SERAPHIM LOPES

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS CÓDIGOS DE CONDUTA

VITORIA - ES

2018


GRUPO ANRADE MARTINS

GERSON SERAPHIM LOPES

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS CÓDIGOS DE CONDUTA

Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico, apresentado ao Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Pós Graduação Lato Sensu do curso de Especialização em Gestão Pública, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de especialista.

VITORIA - ES

2018


ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS CÓDIGOS DE CONDUTA

Gerson Seraphim Lopes¹

RESUMO

Casos de corrupção e a existência de práticas antiéticas no serviço público têm levado a uma crescente desconfiança dos cidadãos em suas instituições e funcionários públicos. Isso gerou um crescente interesse pela ética pública. O presente artigo busca mostrar a importância da ética na administração pública, bem como uma análise dos códigos de conduta em organizações públicas, como uma possível ferramenta para melhorar a situação. A aplicação da ética às autoridades públicas depende de ambos os valores que eles consideram desejáveis e as necessidades específicas de cada administração. Para tentar remediar esta situação, desde o início da década de 1990 começa a surgir os códigos de conduta, cuja finalidade é regulamentar a ética e o comportamento dos funcionários públicos, com a padronização e sistematização dos valores e princípios éticos.  Este artigo, busca salientar a questão de alcançar o melhor comportamento ético dos funcionários analisando a importância da seleção de funcionários públicos e formação ética pública, bem como a necessidade de implementar e divulgação de códigos de conduta.

Palavras-chave: Ética pública. Códigos de conduta. Administração pública. Funcionários públicos.

Aluno de Pós-graduação em Gestão Pública – Grupo Andrade Martins-, R. Osório Santos, 207 - Nogueira Machado, Itaúna - MG, 35680-229

  1. INTRODUÇÃO

A questão da ética pública está ganhando cada vez mais importância para os cidadãos, líderes e estudiosos. Ética pública é considerada muito importante no desenvolvimento de um país. Os governos desejam ser considerados justos e devem ter indivíduos íntegros, e é precisamente a ética que ajuda a selecionar e treinar os funcionários públicos, atuando com responsabilidade e eficiência (Naessens, 2010).

Sobre a importância da seleção, Bautista (2001) afirma que é importante para a área de recursos humanos das administrações públicas garantir que os indivíduos que aspiram juntar-se a estas passarem por um processo mais abrangente de admissão. Bautista propõe que o indivíduo que pretenda entrar no serviço público que seja realizada um processo seletivo que analise características da personalidade, conhecimento, capacidade e exames médicos a fim de obter um perfil para cada posição. Este processo de seleção, bem como sendo um meio para selecionar os candidatos mais adequados quanto à sua capacidade, formação e experiência, ajudaria a descartar aqueles que não são compatíveis com os padrões éticos. Na administração pública brasileira existem os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração que conforme constituição no art 37 inciso V destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. Todavia, muitos gestores não levam em consideração a capacidade técnica e ética do futuro servidor gerando muitas vezes resultados indesejáveis as instituições.

Códigos de conduta são uma das ferramentas mais utilizadas pelas administrações públicas, para a regulação do comportamento ético de seus colaboradores. São princípios estabelecidos e regras de comportamento que resumem os valores desejáveis para essa instituição. Podemos salientar que o interesse na criação de códigos de conduta nas administrações públicas é inegável, desde que o fator humano na administração pública é a pedra angular da engrenagem institucional. Funcionários públicos são aqueles que têm em suas mãos os fluxos de nação, gerenciar serviços que todos nós estamos interessados e ocupam um lugar de destaque e são ou foram, durante muito tempo, o modelo das outras profissões. Por todas estas razões, o prestígio, a moral, a ética deste tipo é extremamente importante.

Códigos de conduta são uma ferramenta que permite a regulação e a padronização das decisões e o comportamento dos funcionários públicos que afetam toda a sociedade. Esses códigos são nascidos a fim de fornecer orientação para as decisões e conduta de funcionários públicos. Este interesse em desenvolver mecanismos eficazes para a gestão de ética no governo aumenta na segunda metade do século XX, para garantir uma gestão eficiente, completa e transparente dos recursos públicos.

Este artigo está estruturado da seguinte forma: em primeiro lugar, é uma abordagem ao conceito de ética em geral, mergulhar a definição de ética na esfera pública; em segundo lugar, analisa a importância do treinamento em ética pública; em terceiro lugar, lida com o código de conduta como uma ferramenta para a melhoria do comportamento ético dos trabalhadores da administração pública. Finalmente, há conclusões sobre o trabalho realizado.

  1. OBJETIVO

 

O objetivo deste trabalho é promover o estudo, conhecimento, utilidade e importância da ética da administração pública e códigos de conduta, como instrumentos que visam a melhoria do comportamento ético dos funcionários públicos e também demonstrar a importância do treinamento dos funcionários públicos a fim de se chegar diretrizes mínimas de valores éticos e princípios de conduta, que possam servir de referência para as administrações públicas.

  1. METODOLOGIA

A metodologia baseia-se na profunda revisão da literatura sobre os objetos de tópicos de estudo. Esta revisão da literatura foi realizada através de uma pesquisa sistemática dos artigos sobre o assunto abordado nos seguintes bancos de dados: ABI, Science Direct, Scopus e Google Acadêmico. Além disso, foi realizada consulta de monografias sobre o sujeito-objeto de estudo E, finalmente, uma pesquisa feita nos sites corporativos de diversos órgãos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com