TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Cidadania

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – ÉTICA E CIDADANIA

Kenia Jamile de Oliveira Cândido

01343926

Arquitetura e Urbanismo

Você acredita que é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como sanções administrativas e, que esclareça estas instruções para todos os seus colaboradores? 

Com toda certeza acreditamos que é de suma importância as regras/normas éticas e morais dentro das instituições afim de que as mesmas sejam respeitadas e admiradas pelo público em geral.

Concordamos plenamente com a assertiva de Silvia Marinho (2016), sobre a importância da ética dentro das organizações, pois entendemos que a ética é necessária em tudo o que fazemos, uma vez que vivemos em um mundo relativista, onde a relatividade da Física, descoberta por Einstein em 1920 foi levada para a questão moral no mundo hodierno. Onde acredita-se que o tempo é relativo, não há espaço absoluto, distância e espaço têm que ver com o ponto de vista do observador.  

Esta teoria deu quase um apoio científico ao relativismo (ético), em que as verdades absolutas e os padrões morais/éticos estão sendo esquecidos, e isto, são as principais razões porque as pessoas são desonestas, violentas, promiscuas e mentirosas, evidenciando que elas perderam a capacidade de distinguir entre o certo e o errado, por não aceitarem padrões éticos (regras e normas), e em vez disso, absorvem os valores distorcidos de uma sociedade doente. A pergunta é: como impedir que os homens sejam engolidos pela maneira de pensar e comportamento que estão arruinando vidas ao seu redor?

Entendemos que  essa disciplina de ética e cidadania nos oferece respostas e uma análise indispensável, porque, tem como objetivo instigar princípios sólidos no homem moderno, tornando-o dessa forma, um raio de luz em um mundo escuro e confuso.  

Em uma cultura holística, na qual deve prevalecer a honestidade, o bom censo, a moral, ética, e a transparência no relacionamento com o público externo e interno de uma empresa, pensamos que é de suma importância o estudo da ética afim de que a instituição trilhe o caminho correto.

Dessa forma, é basilar que as empresas sigam uma convenção moral de transparência e ética na condução de todas as suas práticas porque empresas são constituídas de indivíduos, e indivíduos são complexos e muitos não têm moral e ética, por falta de compromisso, por falta de um propósito real e maior na vida delas mesmas, por falta de anseios e muitas das vezes por influências negativas.

Assim a ética é uma ciência prescritiva, que lida com os princípios e as maneiras porque os julgamentos morais são feitos concernentes ao comportamento humano. A Ética é a maneira como as coisas deveriam ser feitas, é uma ciência essencialmente prescritiva (prescreve o comportamento humano). A ética, assim, faz a pergunta do que é certo ou errado.

Cortella (2009) afirma que a ética é compreendida no bojo dos estudos da filosofia e tem relação com a construção da moralidade, pois a partir dessa relação, nasce a ideia de um “exercício de condutas”.

Portanto, a Ética pode ser definida como um modo de agir, de se comportar a partir de uma norma moral incorporada, refere-se a uma orientação de vida, que deve, supostamente, levar em consideração a preservação positiva da vida em sociedade.

Assim sendo, a crise da ética não é que as pessoas estejam desobedecendo ou violando a ética. É que na primeira vez na História da raça humana, as pessoas não aceitam o fato de que há Padrões Morais, regras/normas que devem ser seguidas e obedecidas, isso porque hoje, vivemos no mundo do Relativismo, em que não se acredita em absolutos morais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com