TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e cidadania na sociedade

Por:   •  1/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e cidadania na Sociedade

Na busca de uma sociedade sadia, que valorize os princípios das ações humanas, é importante que estejamos prontos para discutir e refletir o bom desenvolvimento de uma sociedade apta a agir com ética, formando assim cidadãos justos e íntegros.

A consciência e a visão global trazem a necessidade de desenvolver uma linha de conduta ética com a sociedade, formando uma nova interligação ética: cidadão-sociedade.


Para Santos (2004), na essência da palavra, ética significa o modo de ser, o caráter do homem, ou melhor, a sua relação intersocial com seus parâmetros de vida. A conduta de cada ser humano no meio social se traduz no campo da

moral, refletindo diretamente no comportamento de cada um.

A ética não é puramente teoria, mais uma reflexão crítica sobre a moralidade,

analisando fundamentos da vida moral e social. Ao longo do tempo, com as transformações históricas, a vida moral assim como a ética, vem-se evoluindo e se aperfeiçoando na busca de um princípio ético ideal.Infelizmente, nos dias atuais, as pessoas parecem não se importar com essa evolução, demonstrando assim um desinteresse pelo real fundamento da ética.


Essas adversidades são constantes em nosso meio social, influências vindas desde a infância, por intermédio da família, escola, amigos etc. Com isso, interfere diretamente no desenvolvimento de uma visão ética da sociedade. Tendo em vista o ditado popular citado no texto: “Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar”, evidencia-se que na sociedade onde existem “sombras”, que demonstram o que realmente somos e “persona” aquilo que demonstramos para a sociedade, a ética esta relacionada à opção de cada ser em realizar a vida, onde a conseqüência plena está ao alcance de todos.


Ser um cidadão consciente não é somente estar ciente dos seus direitos e deveres, mais participar ativamente de todas as questões sociais, já que reflete diretamente na vida de todos.

[pic 1]

[pic 2]

CRAS de São Gonçalo, Realiza Casamento Comunitário

[pic 3]

SDS/São Gonçalo

Um projeto desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Catarina, em São Gonçalo (RJ), realizou o sonho de sete casais da comunidade. Na última sexta-feira (10/08), eles se casaram em cerimônia coletiva no colégio municipal da cidade. 

Trata-se do projeto “Estruturando Famílias” desenvolvido pelo CRAS – unidade implantada com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - em encontros semanais de uma hora e meia. Neste período, uma equipe de psicólogos e outros profissionais coordena palestras, dinâmicas e promove debates. Nos encontros, são trabalhados os relacionamentos, a auto-estima e a cidadania, com o objetivo principal de fortalecer os vínculos familiares e estimular as pessoas, que convivem há anos e já possuem filhos, a regularizarem seu estado civil.

Após a cerimônia religiosa, os 14 participantes do primeiro casamento comunitário do CRAS de São Gonçalo receberam os cumprimentos durante uma festa organizada para parentes e convidados. Todos continuarão no projeto mesmo após o casamento.

Em São Gonçalo, atualmente funcionam dez Centros de Referência de Assistência Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (124.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com