TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABSENTEÍSMO NO TRABALHO VIRTUAL: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Por:   •  19/12/2017  •  Artigo  •  4.572 Palavras (19 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 19

ABSENTEÍSMO NO TRABALHO VIRTUAL: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Fernando Thiago1, Thaís Cristina Santos Lima 2, Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro3

1Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Educação à Distância/Escola de Administração Pública, e-mail: admfernandoth@gmail.com

2 Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Educação à Distância/Escola de Administração Pública, e-mail: sl.thaiscristina@gmail.com

3Universidade Federal de Mato Grosso/Departamento de Administração/Escola de Administração, e-mail: fmctrigueiro@yahoo.com.br

Resumo – Este trabalho tem o objetivo de identificar e analisar os fatores que causam o absenteísmo laboral no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Aberta do Brasil/UAB. A técnica de pesquisa utilizada foi a exploratória através de levantamento (survey) com tutores e professores que realizam seu trabalho à distância. Os dados foram examinados por meio de estatística descritiva. Este estudo possibilitou analisar o perfil do profissional do ensino à distância, os principais fatores que causam absenteísmo ao ambiente de trabalho, além de fornecer sugestões para novos estudos relativos ao tema. Dentre os motivos mais relevantes em relação às ausências destes profissionais ao ambiente laboral podemos destacar as condições de trabalho impostas aos mesmos, com destaque para sobrecarga de trabalho, gestão de tempo e da carreira e a baixa remuneração. Apesar do ambiente virtual não ser um ambiente de trabalho convencional, ficou claro que os fatores que influenciam estes ambientes são basicamente os mesmos e que se apresentam de forma bastante semelhantes.

Palavras-chave: Absenteísmo Laboral, Trabalho virtual, Universidade Aberta do Brasil.

Abstract – This work aims to identify and analyze the factors that cause work absenteeism in the virtual learning environment of the Universidade Aberta do Brasil (Open University of Brazil). The research technique used was the exploratory survey (survey) with tutors and teachers who carry out their work at a distance. Data were examined using descriptive statistics. This study made it possible to analyze the profile of the distance education professional, the main factors that cause absenteeism in the work environment, and to provide suggestions for new studies related to the subject. Among the most relevant reasons for the absence of these professionals to the work environment we can highlight the working conditions imposed on them, with emphasis on work overload, time and career management and low remuneration. Although the virtual environment is not a conventional working environment, it is clear that the factors that influence these environments are basically the same and that they present themselves in a very similar way.

Keywords: Labor Absenteeism, Virtual Work, Open University of Brazil.

1. INTRODUÇÃO

Segundo Xavier (2006, p. 2), “a palavra trabalho vem do latim tripaliu, nome de um terrível instrumento de tortura com o qual se retirava as tripas de uma pessoa. Essa origem denota que o trabalho está frequentemente associado a sofrimento e dor”. Porém, ainda segundo o autor, trabalho tanto pode ser sofrimento e dor quanto uma inesgotável fonte de gratificação humana, tudo depende das condições de trabalho e das formas de sentir, pensar e agir das pessoas.

Considera-se que o trabalho pode não ser apenas uma fonte de bem-estar, mas também de mal-estar, e que o mal-estar ocupacional está associado aos efeitos adversos das condições profissionais, sendo entendido como um sinônimo, uma causa ou uma consequência do estresse profissional, ou de Síndrome de Burnout, e também como um conceito amplo que integra outros mais específicos, entre os quais a insatisfação, o esgotamento, a ansiedade, o estresse, a neurose e a depressão, o não investimento, a desresponsabilização, o desejo de abandonar a profissão e o absenteísmo laboral. O mal-estar ocupacional se manifesta de diversas formas, as quais podem ser agrupadas em sintomas físicos, cognitivos, emocionais e comportamentais (MURCHO; JESUS; PACHECO, 2008; FONTANA, 2010; JESUS, 2010; CAMPOS; DAVID, 2011).

Para Chiavenato (1999), o Absenteísmo é um problema bem complexo, pois é causa de preocupação para muitos administradores, empresários, por que a ausência dos trabalhadores só proporciona prejuízo. A organização fica prejudicada, sem um completo rendimento com trabalhadores produtivos, e isso afeta, diretamente na economia e na produção da empresa/organização.

Segundo Martinato et al. (2010), existem diversas causas que podem levar ao absenteísmo laboral, tais como: condições de trabalho, cultura organizacional, ambiente psicossocial desfavorável e fatores de ordem pessoal.

O tema absenteísmo pode ser usado como um importante indicador na avaliação da saúde dos trabalhadores e também nas condições nas quais o trabalho é realizado. Assim, o aprofundamento do estudo deste tema possui relevância nos estudos organizacionais, pois seu impacto pode afetar negativamente a qualidade dos serviços prestados e na produção.

Não diferente, o trabalho virtual ou à distância sofre também essas interferências no ambiente organizacional, mesmo não sendo dentro de um ambiente convencional de uma organização.

Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo verificar o nível de absenteísmo junto aos profissionais que trabalham na maior parte do tempo à distância, utilizando meios eletrônicos de comunicação como plataformas virtuais, correios eletrônicos entre outros.

Estes profissionais possuem uma dinâmica de trabalho diferente dos que atuam presencialmente, uma vez que não possuem horários fixos e ambientes físicos de trabalho fornecidos pela organização, tornando-se relevante entender os fatores que causam seu absenteísmo no trabalho virtual.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Absenteísmo e o Mal-Estar Ocupacional

Para Costa, Vieira e Sena (2009), o absenteísmo é a ausência profissional do emprego, ou seja, é o tempo de labor perdido quando os trabalhadores não comparecem ou atrasam ao trabalho, podendo ser voluntário, por doença, por acidente, doença profissional ou compulsório.

Dentre os fatores que causam o absenteísmo podemos destacar:

a) Fatores interpessoais e do ambiente de trabalho

A maneira como o indivíduo é recebido pelo grupo do qual fará parte no ambiente organizacional pode ser um fator relevante e que contribui de maneira direta para as faltas não justificadas ao trabalho. Para Pérpsico (2012), as pessoas sentem necessidades de inclusão e buscam um relacionamento satisfatório com as pessoas tendo em vista sua interação e associação. Porém nem todos os grupos sentem necessidade de afeição e por isso nem sempre facilitam a cooperação e integração, excluindo o indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (278.1 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com