TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC[pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

CURSO DE LETRAS - EAD

AVALIAÇÃO PRESENCIAL

Polo:

Turma:

Disciplina:

Linguística I – Teorias Linguísticas – Introdução

Professor:

Aluno (a):

Matrícula:

Tutor a distância

Data

A prova deverá ser respondida no word e postada no link disponível no Moodle, até o dia 30/04.

Questão 01: Um modelo teórico de estudo linguístico é uma elaboração criativa ou o resultado da observação de fenômenos reais da linguagem sobre os quais se faz generalizações? Justifique sua resposta.

Questão 02: O que é o estudo linguístico no nível fonético-fonológico?

Questão 03: O que é o estudo linguístico no nível morfológico?

Questão 04: O que é o estudo linguístico no nível sintático?

RESPOSTAS:

Questão 1: Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana e que, como toda ciência, ela se baseia em observações, na qual são conduzidas por meio de métodos, com fundamentação em uma teoria. Seu objetivo final é o estabelecimento dos princípios basilares que regem essa capacidade exclusivamente humana de expressão através de línguas e, para que seja alcançada esta finalidade, os linguistas analisam como as línguas naturais se estruturam e funcionam.

É importante salientar que, por ser um estudo cientifico baseado na observação dos fatos, é primordial que haja a abstenção de escolhas entre os acontecimentos, em nome de certos princípios estéticos ou morais, ou seja, deve existir a imparcialidade.

Questão 2: O estudo linguístico a nível fonético-fonológico tem a finalidade de compreender, de forma descritiva, as relações existentes entre a fonética, que pesquisa os aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos e dos atos da fala no que se refere a produção, articulação e variedades, com a fonologia, que estuda os fonemas de uma língua.

Em resumo, a fonética e a fonologia são áreas da linguística que analisam os sons da fala e, por terem o mesmo objeto de estudo, são ciências relacionadas, porém com pontos de vista distintos, em cada caso.

Questão 3: A morfologia é o ramo da linguística que estuda as formas das palavras em diferentes usos e construções. Seus objetos de análises são os morfemas, que são as estruturas internas dos vocábulos e dos seus constituintes significativos mínimos, e os morfes, que são as formas com que esses significados se realizam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com