TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 - Gestão de Marketing

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  1.435 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade AD2 – Gestão de Marketing

Com base na leitura do Texto04 (FROEMMING, L. O composto de marketing no setor público. In: FROEMMING, L. Marketing público Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2009.), faça uma análise dos 4P´s para um produto (bem ou serviço) público (a sua escolha):

1. Descreva o Produto (em seus 3 níveis - central, real e ampliado);

2. Aponte a estratégia de adequação de Preço e a descreva; Classifique em termos de Incentivos/Desincentivos Financeiros;

3. Defina o Canal de Distribuição/Acesso e no que concerne a escolha dos canais;

4. Defina as Estratégias de Comunicação utilizadas.

Os 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) ou ainda chamados de Mix de Marketing são, segundo Froemming, ferramentas de grande importância para tomada de decisão e estudo nas bases de gerenciamento de marketing dentro de uma organização, inclusive no âmbito da gestão pública.

Sendo o marketing utilizado como fim de oferecer um produto ou serviço de qualidade aos usuários, também atende os objetivos da organização através de um programa de marketing eficaz e utilizando todos os elementos do 4Ps de forma coordenada.

1. O produto/serviço em escolhido trata-se de Creche Pública, que surge com a necessidade do aumento da renda familiar, pois muitas famílias não têm onde ou com quem deixar os filhos enquanto trabalham, por exemplo. As creches desempenham, atualmente, função educacional de crianças até 3 anos, serviço este que tem se tornado cada vez mais necessário.

O perfil dos usuários que desejam utilizar as creches publicas apresentam algum tipo de vulnerabilidade, seja ela decretada por lei, família com baixa renda per capita ou nenhuma renda declarada, ou seja, família que não podem pagar creche particular ou babá, visto o alto custo.

O produto central é o serviço educacional prestado à comunidade de baixa renda com estrutura adequada. Com objetivo de atender a comunidade nas localidades próximas a creche, ofertando vagas para crianças na faixa etária de 6 meses à 3 anos e 11 meses.

O produto real diz respeito aos procedimentos internos, instalações e atividades fornecidas as crianças, tais quais: Instalações aconchegantes e grandes, com boa iluminação e ventilação, paredes pintadas, pisos de material de fácil limpeza. Espaço para reunião com os pais, publicação de avisos, exposição de fotos, desenhos e atividades desenvolvidas pelas crianças. Acompanhamento psicológico tanto para as crianças como para os pais quando necessário. Área externa coberta e com jardim, proporcionando ambiente para jardinagem e educação física. Refeitório apropriado para servir várias vezes ao dia, salas adequadas de acordo com a faixa etária, com local para descanso e higiene das crianças.

O produto ampliado envolve as aulas extraclasses ofertadas, tais como capoeira, balé, natação, judô ofertadas as crianças matriculadas. São aulas além das básicas e essenciais de uma instituição educacional. Além disso, também, será disponibilizado transporte publico para alunos que demonstrem dificuldade de locomoção, podem essa ser física ou econômica, e também disponibilizará o serviço de saúde bucal.

2. Por tratar-se de uma creche

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com