TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD GESTÃO DE MARKETING INTERNACIONAL

Por:   •  18/9/2015  •  Exam  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Marketing Internacional

Curso: GESTÃO DE MARKETING INTERNACIONAL

Professor: MARIA DA GRACA POYER

Nome do aluno: MÁRCIA SANTOS 422829

Data: 17/09/2015

Conforme você estudou, as empresas quando decidem pela internacionalização de suas atividades, deparam com diversas formas de atingir outros mercados. Deve ser analisado vários aspectos para decidir qual a melhor forma de ingresso em outro país.

Dentro deste contexto, você vai analisar dois estudos de caso de internacionalização de empresas e responder as perguntas propostas.

Acesse o seguinte link e leia os casos indicados abaixo: http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/2F921CFAEA18DDA28325754600752E00/$File/NT0003DBE2.pdf 

Acesso: 17 ago. 2015.

1. Caso Constança Bastos (calçados) (5,0 pontos)

  1. Qual a forma de ingresso utilizada pela empresa no mercado americano? Informe e descreva sobre o mesmo.

Resposta: Inicialmente a opção foi a exportação indireta  já que produzia os calçados aqui no Brasil e os enviava para os Estados Unidos que, realizavam as vendas por lá. Posteriormente a empresa abriu uma loja na cidade de Nova Iorque com investimento direto no estrangeiro.

  1. Para competir com sucesso no mercado americano, a empresa seguiu algumas estratégias de marketing com relação ao produto e a promoção. Indique e analise uma das estratégias para o produto e para promoção, que foram a chave para o sucesso.

Resposta: O desenvolvimento do produto após a pesquisa feita no mercado local foi realizado com alterações na numeração e alguns ajustes de cores e modelos, em razão da aceitação daquele mercado. A empresa realizava pesquisa de mercado e cada produto era desenvolvido pela própria Constança que depois transmitia sua criação para um desenhista que, de acordo com o que o mercado pedia, desenhava e ia sendo corrigido por ela, até alcançar a perfeição desejada.  Foi contratada uma assessoria de Imprensa que providenciou um grande lançamento da marca com uma recepção na cobertura de um hotel com convidados especialistas no setor calçadista. A competência desta assessoria foi perfeita e gerou muitos resultados como várias entrevistas em revistas da área, sem custo. Estrelas famosas recomendando a marca também ajudaram na promoção e o posicionamento da loja,  estrategicamente instalada com muito requinte, em uma região de residências onde, entre várias damas, residiam estrelas. Todos se encantavam com o ambiente da loja e os produtos eram oferecidos com calma  até se tornarem habituais e até indispensáveis.

  1. Você concorda que as diferenças culturais foram observadas na hora de lançar o produto do mercado americano? Por quê?

Resposta: A Escolha do país foi estrategicamente planejada por serem nos Estados Unidos abertos aos produtos bonitos e de boa qualidade, eles simplesmente compram e gostam no valor do produto sem questionamento de origem. No entanto, para a Europa seriam sapatos muito caros para quem faz no Brasil e vende lá, por conta da tradicional produção calçadista da Itália. Por esta razão vender calçados para os Estados Unidos era muito mais seguro culturalmente. De novo, a escolha do local para a loja, num bairro residencial afastou a impressão de intrusos e aproximou as clientes locais.

  1. Cite e explique as estratégias utilizadas por algumas empresas do setor calçadista, para competir com os calçados chineses.

Resposta: A estratégia mais utilizada foi levar a produção de calçados para a região nordeste do Brasil onde o custo de produção se tornaria menor, a mão de obra é mais barata, há o incentivo fiscal dos governos locais além da localização geográfica ser mais favorável aos embarques, barateando custo com frete também. Hoje há um parque fabril calçadista na região. As cidades preferidas foram Ceará, Bahia e Pernambuco.

Caso Chama da Amazônia (5,0 pontos)

  1. Qual a forma de ingresso utilizada pela empresa no mercado português? Informe e descreva sobre o mesmo.

Resposta: A empresa ingressou com Join Venture. Através de um especialista em franquias em Portugal, em uma sociedade,  passou a abrir lojas por todo o território. Esta estratégia é aquela que une duas empresas e cada uma cuida de uma parte, nesse caso a Chamma da produção e o especialista com a parte comercial e instalação de novas lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (410 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com