TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Trabalho

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

                                                        

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO

PLANEJAMENTO DE UM NEGÓCIO

Professora Francianny Beltholdo

O PROCESSO EMPREENDEDOR

“Em minha vivência no ensino de criação de empresas, uma coisa chama a atenção: o fascínio despertado nos alunos (e em mim também) pelos empreendedores que convido à sala de aula para narrar suas experiências. E é sempre sobre sua vida que falam, a empresa apenas como pano de fundo. Contam sobre sua família, infância, juventude, estudos e casamento. Como desenvolveram uma idéia, como foram afetados pela empresa, as novas amizades, a nova maneira de ver o mundo, as emoções que acompanham cada ato, cada decisão. Falam com entusiasmo e paixão sobre a aventura de sua vida.

Através deles, consegui entender algo que sempre li nos livros: a empresa é um sonho que se fez realidade. Já tive oportunidade de ouvir empreendedores narrando alguns dos seus fracassos. É como se estivessem falando de um ser amado e perdido. Nessas ocasiões, a emoção domina a sala de aula, e alguns de nós acompanhamos o narrador em suas lágrimas.

A história de Luísa é um pouco de tudo o que tenho ouvido. A maneira simples de contá-la foi inspirada nos relatos ouvidos em anos de trabalho. É uma pequena novela sobre a criação de uma empresa, baseada na crença de que prazer e emoção constituem temperos imprescindíveis ao ato de aprender. Sempre com a emoção em primeiro lugar, tentei construir uma nova forma de apresentar às pessoas o que de há mais avançado no mundo na área de Empreendedorismo.”

(Dolabela, Fernando . O segredo de Luísa . Cultura . São Paulo . 1999 . p. 19-20)

O processo de criação de novos empreendimentos exige a solução de problemas e a tomada de decisões de alta complexidade. Neste sentido a competência dos empreendedores, medida pela eficácia de suas decisões, estará condicionada à sua capacidade de planejar e  integrar conhecimentos e habilidades ao longo de cada etapa de construção do PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO.

A construção desse TRABALHO é o objetivo da disciplina FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO, que deseja que vocês – meus alunos – saiam dotados de uma postura pró-ativa, inovadora e criativa para gerar novos empreendimentos e, conseqüentemente, novas oportunidades de negócio.

Convido vocês a esta experiência de empreender novas idéias!!!!

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO PLANO

Os trabalhos da disciplina FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO deverão ser desenvolvidos de acordo com as normas a seguir. O objetivo é padronizar sua apresentação, tornando o processo de ensino-aprendizado da disciplina mais homogêneo e eficaz.

1. Os Planos de Negócio devem ser apresentados de acordo com a estrutura de tópicos definida nesta norma. A Estrutura de Apresentação estabelecida deve ser seguida passo a passo. Os trabalhos apresentados em formato diferente do determinado não serão aceitos.

2. Os Planos de Negócios devem ser apresentados na seguinte formatação: Fonte Arial 10pt,  Margem Esquerda: 3 cm, Direita: 3 cm, Superior e Inferior: 2 cm.   Para títulos e sub-títulos deve ser utilizada a fonte Arial 12 pt.

3. Os Plano de Negócios somente poderão ser desenvolvidos por grupos com no máximo 4 (quatro) componentes. Não serão aceitos trabalhos individuais.

4. Os trabalhos devem ser entregues à professora, nas versões eletrônica e impressa, com as seguintes informações: nome dos componentes do grupo, nome da disciplina e da professora e, identificação do modelo de negócio (seu nome fantasia e logo( SERÁ UM DIFERENCIAL)).

5. Se os alunos não apresentarem o Plano de Negócios na data prevista, será atribuído grau zero à N2.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL DO PLANO DE NEGÓCIO

•        Tempo de apresentação:

–        20 minutos para apresentar

–        05 minutos para responder perguntas

•        Critérios de avaliação:

–        Avaliação individual e do grupo:

•        Será avaliado o conhecimento e a capacidade de comunicar tal conhecimento para a turma.

•        Padronização da apresentação: em torno de 15 slides, conforme detalhado abaixo.  A padronização é ponto fundamental na avaliação.

  • Slide 1 e 2

Apresentação do Plano de Negócios: Nome da empresa, logo (seria muito interessante), slogan e nome dos sócios.

Missão e objetivos da empresa.

  • Slides 3, 4 e 5

Descrição da análise do Mercado realizada: evidenciando o porque da escolha daquele modelo de negócio, através das informações de clientes (dados demográficos) , seus concorrentes e fornecedores.  Inserir também a informação de localização do negócio com mapa (desenho de plantas e projetos será um diferencial).

  • Slide  6 e 7

Apresentar as forças do ambiente que podem impactar negativamente e positivamente a empresa.

Apresentar as possíveis barreiras de entrada no mercado (segundo estabelecido por Porter). e que atitudes serão implementadas para combatê-las.

Apresentar os fatores críticos de sucesso e a viabilidade técnica com relação a tais fatores críticos.

  • Slide 8, 9 e 10

        Apresentação da Estrutura Organizacional (organograma e descrição das atividades dos sócios)

        Apresentação do fluxo de processo

  • Slides 11 e 12, 13 e 14

Apresentar o plano de marketing

        O composto de marketing

        Demonstrar como o seu produto irá se diferenciar do concorrente e como pretende atingir os seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com