TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Trabalho de Administração

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Indaiatuba-SP.

Curso de Administração

Naidê C. Baptista               RA 8407144057

Neusa R. Da Silva               RA 8203935666


ATPS

Processos Administrativos

Etapa 02



Professor: Prof. Cláudio Rodrigues


Indaiatuba

2015

Sumário

Introdução        

Identificando as falhas        

Ações de planejamento estratégico        

Referencias biográficas        


Introdução

Nesse documento apresentaremos soluções práticas, para uma empresa no ramo de alimentações que passa por dificuldades financeiras e gestão, criar uma grande mobilização entre gestores e colaboradores em um processo de mudança. Nosso objetivo é recolocar a empresa no mercado em condições de competitividade com seus concorrentes.


Identificando as falhas

No vídeo Alexandre Freire, podemos refletir sofre o tempo e a informação, onde o consultor deixa claro de que no passado tínhamos tempo e faltava a informações, hoje é inverso, ou seja, temos um acervo de informações e falta tempo.

Mesmo pela falta de tempo temos que tomar decisões, na qual ele faz uma comparação entre as decisões rápidas e decisões apresadas, em que as decisões rápidas são aquelas tomadas com base em informações atualizadas e já a tomada de decisões apresada e com base no achismo, sem a base da informação.

Outra parte interessante é quando o consultor Alexandre Freire fala sobre a intuição como ferramenta que auxilia as pessoas para fazer as escolhas certas é que todos têm, mas desconhece o seu potencial e como usá-las. Além, de citar que a razão trabalha, e a intuição procede em raios.

Portanto, o conhecimento é indispensável e essencial no processo de sobrevivência, as inovações tecnológicas, a comunicação e a intuição se faz necessário para se manter na competitividade, procurar criar condições para as pessoas compreenderem o impacto de novos fatores sobre a empresa, mudar é confrontar com novas ideias, quebrar paradigma, desenvolver o aprendizado colaborativo entre pessoas de capacidade parecidas, planejar a mudança é reagir as tendências acreditando no progresso empresarial emergente e inovador, trabalhar com a potencialidade de problemas, trabalhar com o feedback negativo e assim acionar mudanças necessárias.

Se faz necessário mudanças rápidas, que se baseia em informações concretas, e não em achismo, para que a empresa possa sobreviver no mundo organizacional.

Ações de planejamento estratégico

Na cafeteria o pode observar-se que se encontra com dificuldades financeiras e administrativas, pois o proprietário não realizou mudanças exigidas para acompanhar o mercado atual. Por esse motivo está ocorrendo reclamações de clientes sobre o atendimento e a qualidade do produto, entre outros problemas como desorganização, falta de comunicação, responsabilidade e comprometimento dos funcionários.

Analisando o ambiente externo relacionamos às ameaças e oportunidades da cafeteria, a ameaça é a forte concorrência de outras cafeterias que estão entrando no mercado trazendo inovações tanto no produto como no atendimento com qualidade. A oportunidade encontrada é a reestruturação da cafeteria para que possa competir com qualidade, oferecendo produtos de qualidade, atingindo a satisfação de antigos e novos clientes.

Os pontos fortes da cafeteria é o fato de ser no centro da cidade. O ponto fraco encontrado é a má administração, falta de uma hierarquia, falta de compromisso dos funcionários.

É necessário:

  • Primeiramente reunir-se com seus funcionários e negociar esse atraso de salários par coloca-los em dia.
  • Participar de um treinamento junto com os funcionários.
  • Contratar um profissional especializado na preparação de cafés (barista).
  • Implantar um sistema de Internet para os clientes.
  • Criar perfiz da cafeteria nas principais redes sociais e incentivar a adesão dos clientes.

Conversando com algumas pessoas que são clientes assíduos de cafeterias que apreciam fechar negociações ao gosto de um bom café, fiz alguns questionamentos importante sobre o que elas acham que não poderia faltar em uma cafeteria e que também pudesse ser o diferencial.

Das respostas que obtive, o que me chamou a atenção foram  as de alguns consultores de vendas que frequentam a cafeterias, o fato de a cada dia estar em uma cidade diferente, sem horários definidos, as vezes a cafeteria até se torne um meio escritório para eles.
Assim eles me disseram que para ter um diferencial nas cafeterias poderia haver um funcionário especializado em fazer coquetéis a base de café (conhecido como Barista), que assim seria uma oportunidade de servir aos seus clientes não apenas o tradicional, mas sim algo mais elaborado e especial. Sugeriu também que tenha sempre em sua área de vendas e atendimento, jornais, revistas há disposição e sempre atualizadas, ambiente climatizado, aconchegante a internet wi-fi a disposição. Fazer do bom atendimento com pessoas bem treinadas e bem informadas, afinal que quem não gosta de ser bem atendido?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com