TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA X ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

                                    Administração científica

Nestes mais de 100 anos uma das principais questões com que se defrontam todas as nações industrializadas tem sido, como podemos aumentar a produtividade e ao mesmo tempo aumentar a satisfação do trabalhador? A falta de respostas talvez seja a causa do nosso grande número de problemas econômicos e sociais. Muitas pessoas tentaram uma solução, no entanto uma das tentativas mais bem significativas foi feita pelo Engenheiro Norte americano Frederick W. Taylor. Em 1911 Taylor publicou um livro chamado, “Princípios de administração científica”, no qual propôs métodos de trabalho objetivando aumentar a produtividade, onde ele também afirmava que a administração científica resultaria em menor esforço físico e maior satisfação do operário. Um pouco antes da 1ª guerra mundial, os dirigentes aceitaram a proposta de Taylor e adotaram seu método.

 Para Taylor a Administração Científica é simplesmente a economia de trabalho, permitindo que as pessoas produzam mais em menos tempo, ela se realiza quando a gerencia e os operários trabalham juntos, como parceiros, e não como adversários, para isso acontecer de maneira eficaz os dirigentes definem o trabalho a ser feito, então, oferece as condições apropriadas e as recompensas necessárias para fazê-lo. Isso é  possível graças aos princípios da Administração Científica, que são os seguintes; primeiro é selecionada a tarefa, depois é selecionado um trabalhador modelo, a seguir os movimentos desse trabalhador são estudados e cronometrados, em seguida o mesmo tem o seu espaço de trabalho redesenhado, eliminando os movimentos desnecessários, finalmente o trabalhador recebe treinamento quanto ao modo de desempenhar de maneira mais eficiente essa tarefa. O modo eficiente  de fazer o trabalho significa aumento da produção, custos mais baixos, salários mais altos, e participação nos maiores lucros. Essa era a essência da administração científica, fazer com que dirigentes e trabalhadores agissem em conjunto.

A compreensão da ideia de Taylor é muito importante nos dias de hoje, porque a questão que ele levantou, de aumentar a produtividade e ao mesmo tempo aumentar a satisfação do trabalhador é ainda um dos nossos principais desafios. A Administração científica não é possível sem que ambas as partes estejam satisfeitas, os dirigentes com o aumento da produtividade e os operários com salários mais altos por menos trabalho. Mais importante que os aspectos tecnológicos da proposta de Taylor está o fato de que o administrador de hoje pode se beneficiar de sua persistência em manter um relacionamento altamente cooperativo entre o operário e a direção, afinal é da qualidade desse relacionamento que depende a produtividade da organização.

                            

                   

                    Escola das Relações Humanas

A escola das Relações Humanas foi  um conjunto de teorias administrativas, que ganhou  força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929. No início do século 20 a Teoria das Relações Humanas foi modelada, empresas perceberam  que somente o incentivo financeiro não  era o único fator para o aumento na produção. Elton Mayo, Psicólogo Organizacional, foi o Pai da Teoria das Relações Humanas, foi o primeiro  a perceber que a produção e satisfação dos trabalhadores está ligada aos fatores sociais, como, por exemplo, o modo que são tratados no trabalho. Por muitos anos as empresas ignoraram o desenvolvimento pessoal dos empregados, e isso levou a atitudes negativas, como a alta rotatividade, muitas faltas e baixo comprometimento com o trabalho.

Essa ideia criou novas perspectivas para a administração que buscava conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado de forma mecânica, reflexos da Teoria Clássica e Científica. Com os novos estudos o foco mudou, o funcionário passou a ter participação na tomada de decisões e na disponibilização das informações acerca da empresa a qual eles trabalhavam. As características principais das Relações Humanas são; O nível de produção é resultado da integração social, quanto maior a integração social no grupo, maior será a vontade de produzir. O grupo é o maior incentivador do comportamento. O trabalhador respeita e se sente respeitado, se for capaz de manter uma produção média. Os trabalhadores criam suas próprias regras. As relações humanas são as atitudes que se desenvolvem no convívio de pessoas e grupos. Realiza-se troca de tarefas para evitar a monotonia , aumentando assim, a moral do grupo e a produção.

 Existem três principais elementos da Teoria das Relações Humanas, que são; Trabalho em equipe, Excelente comunicação dos líderes e Boa liderança. As equipes são importantes no movimento das relações , os empregados trabalham juntos e essa socialização proporciona mais motivação e pró atividade. A melhora na comunicação dos líderes é uma necessidade do movimento, pois faz com que os empregados recebam feedback dos seus líderes, isso permite que os trabalhadores se sintam valorizados ao saber que a opinião deles é considerada em decisões da empresa. O último elemento adotado é a Boa Liderança, que é definida por excelente comunicação e tomada de decisão, os empregados se sentem motivados por terem um líder que os oriente e direcione. A empresa deveria se basear no lado comportamental dos empregados, para garantir um ambiente de trabalho de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com