TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

Por:   •  2/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  1.355 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

ATIVIDADE AULA 01

01 - Conceitue Avaliação de Desempenho;

Avaliação de Desempenho é uma ferramenta utilizada pelas empresas para avaliar seus colaboradores, avaliar seus resultados, produção, trabalho em equipe, trabalho individual, atendimento, entre vários outros fatores adotados por cada empresa. É um momento esperado com expectativa por cada funcionário, pois nessa avaliação terá o resultado de seu trabalho se está sendo eficaz ou precisará de melhorias. Através desta estratégia o gerente ou gestor irá orientar os membros de sua equipe para que os objetivos da organização sejam alcançados.

02 – Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula.

  1. Estabelecer padrão de desempenho e verificar se o desempenho foi alcançado, identificar pontos fortes e fracos do empregado na empresa e em seu cargo:

Com um padrão de desempenho esperado para todos os funcionários ficará fácil distinguir quem se destaca mais, quem terá mais produtividade, verificar o desempenho individual e identificar o que fez de bom e corrigir as falhas será um bom começo para a melhoria entre empresa, líder e liderado e consecutivamente alcançar as metas estabelecidas pela empresa.

  1. Dar retorno ao empregado sobre seu desenvolvimento:

Todo funcionário espera pelo momento em que será elogiado por tudo de bom e correto que tem feito, e tenho certeza que um bom profissional, pensando em seu crescimento também gostaria de ser lembrado no que ele está falhando e que ali tem ponto de melhoria para que cada dia mais esteja em fase de crescimento.

  1. Utilizar os resultados da Avaliação de Desempenho para promover, transferir ou demitir:

Em muitas empresas atuais isso seria o imprescindível a ser feito, pegar a avaliação dos resultados de seus funcionários e com eles promoverem, transferir ou demitir, pois na minha opinião não é feito com frequência pois a maioria utiliza de indicação e intimidade.

03 - Liste e comente sobre os métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;

Métodos para a aplicação de Avaliação de Desempenho:

  • Relatórios Verbais: consiste no relato que o avaliador faz verbalmente sobre determinado avaliado. Esse método é muito utilizado pelos gerentes que preferem evitar papeladas e emitir uma opinião mais pessoal e com liberdade de expressão.
  • Relatórios Escritos: trata-se de um método com algumas características do método verbal, porém, os relatos são emitidos pelos avaliados, mas são escritos. Tem como pontos fortes a liberdade de expressão do avaliador mediante o relatório e a rapidez em sua emissão.
  • Escalas Gráficas: consiste em escalas contínuas e descontínuas, esse método consiste em uma sequência de fatores de desempenho que o avaliador pretende medir ou avaliar. Trata-se de um sistema baseado em um gráfico de dupla entrada, apresentando nas linhas os fatores de avaliação e desempenho e nas colunas os graus desses fatores.
  • Método de Escolha forçada: consiste em avaliar o desempenho dos avaliados por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual. Em cada bloco ou conjunto composto de duas, quatro ou mais frases, o avaliador deve escolher forçosamente apenas uma ou duas que mais se aplica ao desempenho do empregado avaliado. Permite maior identificação das diferenças individuais de desempenho das funções e do trabalho e como desvantagem destacam-se a elaboração demorada e muita pesquisa.
  • Método de pesquisa de campo: consiste na avaliação com base em entrevista de um especialista em avaliação com o superior do avaliado, mediante o qual se avalia o desempenho do empregado, identificando-se as causas, as origens e os motivos de tal desempenho, por meio de análise de fatos e situações.
  • Método do Incidente Crítico: esse método consiste em avaliar o comportamento do funcionário, registrando o histórico e o comportamento crítico do avaliado.
  • Auto avaliação: é um método simples e que permite ao avaliado fazer uma análise sincera de seu desempenho, seus pontos fortes e seus pontos fracos.
  • Avaliação por resultados: esse método baseia-se numa comparação periódica entre os resultados fixados para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.

04 – Você acredita que avaliar um colaborador é um processo necessário? Ou considera essa prática é um modismo, e na realidade as organizações fazem para não ficar fora da moda? Argumente sua resposta.

Sim Acredito que seja um processo necessário, pois todos nós como profissionais e estamos buscando o crescimento precisamos ser avaliados, tanto nas partes que estão feitas de forma correta, como as atitudes e desempenho que não estão agradando a empresa para que o colaborador consiga buscar seu aprendizado e experiência profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com