TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  1.605 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Aluna: Antonia Moreira de Freitas

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

ATIVIDADE AULA 01

01 - A avaliação de desempenho é fundamental em toda organização. A avaliação do desempenho representa

A - uma cultura organizacional que visa à satisfação do trabalhador e um produto de qualidade.

B - uma poderosa ferramenta da gestão de pessoas, uma necessidade no plano econômico, uma necessidade no plano organizacional e responde a uma necessidade humana.

C - uma maneira de controlar a produção.

D - um julgamento de opiniões para que se melhore os resultados na empresa.

E - um momento crítico na empresa, pois ninguém gosta de ser avaliado.

A opção correta é a letra B

02 - A avaliação de desempenho serve para estimar as competências de uma pessoa e, sobretudo, sua contribuição para a organização. 
Com relação à avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização, analise as afirmativas a seguir. 

I. A avaliação proporciona um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções e transferências.

II. A avaliação deve cobrir somente o desempenho atual nas atividades executadas. 

III. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação pessoal.


Assinale: 

A - se somente a afirmativa I estiver correta.

B - se somente a afirmativa II estiver correta.

C - se somente a afirmativa III estiver correta.

D - se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

E - se todas as afirmativas estiverem corretas.

A opção correta é a letra D

03 - Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula.

R- Criar mecanismos de comunicação entre liderados e líder- É importante dar feedback, dar retorno ao colaborador, do resultado obtido, sendo a avaliação formal ou informal. Criar planos  juntos, para construir procedimentos e competências mais coerentes com os verdadeiros objetivos da organização.

Estabelecer padrão de desempenho- Definir anteriormente os objetivos, a ser conquistados, propósitos ou qual critério a ser seguidos ou conservados na organização e estabelecer um nível de atividades para servir como modelo na avaliação do desempenho organizacional.

Valorizar o potencial humano- O gestor vê em cada colaborador uma pessoa em transformação, focando nos pontos fortes, valorizando-os, dando feedback, valorizando seu potencial e estando ciente do andamento da equipe. 

04 - Liste e comente pelo menos 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;

R- Avaliação por resultados: Avaliação por Resultados objetiva avaliar o grau de contribuição dos esforços organizacionais aos resultados esperados pelo negócio. É parte importante do processo do planejamento estratégico na gestão de pessoas. Esse método de avaliação é baseado na comparação entre os resultados previstos e realizados, tendo como parâmetro os indicadores de desempenho definidos. Através desse modelo de avaliação é possível identificar as necessidades de desenvolvimento, correção de problemas e incentivo a melhoria contínua.

-Incidentes Críticos: esta avaliação tem como característica o apontamento dos desempenhos extremos, sejam, eles positivos ou negativos. Este é um método simples e de fácil aplicação, porém, acaba não se preocupando em avaliar os colaboradores em seus desempenhos rotineiros, só serão contabilizados e especificados resultados acima ou abaixo da média.

 -Auto avaliação: Esse método pede ao funcionário para que faça uma avaliação de si próprio, com a ajuda de um formulário com perguntas de múltipla escolha ou de desenvolvimento, ou ainda uma mistura dos dois. Um dos benefícios da autoavaliação é que o gerente pode comparar esses resultados com a avaliação que fez do funcionário e enxergar em quais áreas há discrepância na compreensão do desempenho do profissional.

ATIVIDADE AULA 02

01 - Conceitue Avaliação e Classificação de Cargo.

R- A avaliação de cargos é o processo que consiste em todas as etapas para se determinar o valor relativo de um cargo na empresa. Consiste no processo de etapas, métodos, procedimentos, avaliação, tabulação, hierarquização que possibilita ao gestor, administrador ou gerente visualizar o cargo em suas atribuições ou sobre tudo diferenciá-los. É o momento em que o gestor verifica in loco o desempenho de quem está ocupando o cargo no ambiente organizacional, a observação, como ele tem se saído, quais tem sido as suas referências frente ao organograma todo da organização.

A classificação dos cargos é o processo de comparar o valor relativo dos cargos afim de colocá-los em uma hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base em uma comparação sistemática e consistente.

A classificação de cargos é justamente, este cargo com suas atribuições, onde, como, de que maneira ele está nesse organograma.

02 - Comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;

R- É muito importante, a avaliação e classificação de cargos, são duas funções essenciais que o gestor precisa ter em relação aos cargos disponíveis na organização para que esses possa estar sincronizados com a organização para que ela atinja seus objetivos. Na observação, avaliação e classificação de cargos é importante, a verificação e até mesmo de aplicabilidade, deste cargo dentro do ambiente, organizacional, é fundamental que o gestor tenha claro qual é o cargo a sua importância, a sua relação, a sua eficiência no desenvolvimento das atividades.

Benefícios da Avaliação de Cargos na Organização que se destacam:

-redução de conflitos frente à insatisfação com o desequilíbrio na hierarquia de salários da organização: Com a Avaliação de Cargos, tem uma redução dentro da hierarquia de insatisfação, conflitos, referente a salários, dando um equilíbrio interno de salário.

-permite dar um valor relativo e justo a um cargo: Cada cargo merece um tipo de salário, a AC impõem isso, ela permite um valor a cada tipo de cargo, sempre procurando satisfação dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (276.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com