TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.417 Palavras (18 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

O setor alimentício é um dos setores de maior importância no mercado atualmente, com crescimento sempre constante, demanda cada vez maior e um futuro quase sempre promissor.

O mercado de alimentos no Brasil, no primeiro semestre de 2015, teve um crescimento de aproximadamente 4%, impulsionado pelo sucesso do agronegócio e a alta demanda, tanto para alimentos que permanecem no Brasil quanto para alimentos destinados à exportação.

Diante desse cenário promissor, muitos empresários têm feito massivos investimentos no setor, mas o sucesso nem sempre é garantido. Para a sobrevivência nesse mercado, em tempos de crise, é necessária uma boa gestão e administração dessas empresas.

Visão, análise de mercado e um bom planejamento são imprescindíveis para uma empresa destacar-se diante de tamanha concorrência nos dias atuais. Tendo isso como objetivo, apresentamos este trabalho, onde iremos diagnosticar e discutir em grupo sobre vários aspectos da gestão de uma empresa local, e por fim apresentar uma proposta de intervenção na gestão da empresa em questão.


DADOS DA EMPRESA ESCOLHIDA

Nome da Empresa: Frigorífico Castro LTDA.

Endereço: Avenida Fernando Osório, 6565

Ramo de atividade: Industrialização de Carne Suína

Número de funcionários: 56 (cinquenta e seis)

A empresa escolhida foi o Frigorífico Castro, localizado na zona norte da cidade de Pelotas – RS, reconhecido por sua tradição no ramo da industrialização de carne suína, tendo começado suas atividades nos anos 60.

Desde o início de suas atividades, a Frigorífico Castro sempre tentou se manter entre as grandes empresas de alimentos da cidade, hoje em dia apresenta uma ampla variedade de produtos, comercializando desde cortes suínos a embutidos dos mais variados tipos. A empresa atua tanto como fornecedor de produtos para o comércio da região quanto como comerciante varejista, tendo um comércio de carnes juntamente à estrutura de sua fábrica.


ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

ANÁLISE AMBIENTAL DA EMPRESA

Variáveis demográficas

Já sabemos que este item se refere às características da população de um modo geral, seja por sexo, idade, raça, religião, etc. Uma empresa precisa analisar seu mercado atual e prever seu potencial futuro baseado no crescimento populacional e nas mudanças dessas estruturas.

O Rio Grande do Sul, juntamente com os estados de Santa Catarina e Paraná, é um dos maiores produtores de carne suína do país. Além, de produtor, o estado é também um grande consumidor.

A região de Pelotas está continuamente em expansão demográfica, é uma região com grande potencial de crescimento econômico, devido aos grandes investimentos que a região tem recebido nos últimos anos por parte do governo federal. Devido a tais investimentos, abriu-se uma extensa lista de vagas de emprego, o que levou pessoas de todo o país a se instalar na região.

Variáveis tecnológicas

A tecnologia envolve a soma total dos conhecimentos acumulados a respeito de como fazer as coisas. Nos dias atuais, a tecnologia faz parte do sistema interno de uma empresa, do início ao fim da produção. Sempre é desenvolvida para obtenção de objetivos empresariais.

Atento aos avanços tecnológicos do setor, o Frigorífico Castro busca constantemente modernização de seus equipamentos e hoje conta com inúmeros equipamentos de estocagem, processos mecanizados de abatimento dos animais e posterior processamento da carne.

Ultimamente, o frigorífico também possui um setor de pesquisa em qualidade genética, contando com inúmeras pesquisas que já renderam bons frutos, como a redução da gordura da carne, do colesterol e calorias, tornando o produto final mais saudável e nutritivo.

Variáveis culturais

As mudanças culturais trazem um forte impacto para a empresa. Um bom exemplo são empresas de confecções de roupas e outros produtos que com o passar do tempo deixam de ser “moda”.

O Frigorífico Castro não deixa de ser um exemplo claro. Com preço acessível, o consumo de carne suína tem crescido muito forte nos últimos anos, ganhando espaço em restaurantes e na mesa do consumidor. Com a abertura da exportação para grandes potências mundiais, a tendência é que cresça cada vez mais.

Isso prova que a cultura está mudando, forçada pelo alto custo de outras carnes, é verdade, mas está mudando. E as empresas tendem a se adaptar a esse novo mercado.

Variáveis político-legais

São tendências ideológicas dos governos que podem facilitar ou não as operações e atividades da empresa. Referem-se também, a normas legais que regulam, controlam, incentivam ou restringem determinados tipos de comportamento empresarial de um modo geral.

A empresa selecionada se preocupa ininterruptamente com as questões legais que dizem questão à normas ambientais e de saneamento, código do consumidor e leis trabalhistas.

O Brasil, neste ano, aumentou significativamente os investimentos em projetos de incentivo à produção e consumo de carne suína. Incentivos por parte do governo e associações geraram aumento na produção de suínos na região de Pelotas.

Variáveis ecológicas

Incluem as condições físicas e geográficas que rodeiam a empresa e sua utilização pelo homem. Todas as empresas funcionam como uma espécie de ecossistema, podendo ser modificado pelo homem.

A empresa funciona em uma área longe do centro de Pelotas, possui ampla área verde ao seu redor, o que significa que deve-se manter um constante cuidado e monitoramento do que é feito no local.

A empresa possui um terreno de 26.000 m² e uma área construída de 2.757 m², contando com amplos espaços de estacionamento da frota da empresa, e uma grande área ainda a ser construída futuramente.

Clientes

O Frigorífico Castro tem uma ampla rede de clientes em todo o estado do Rio Grande do Sul, principalmente na região de Pelotas

A empresa fornece seus produtos a inúmeros estabelecimentos comerciais da região, assim como também comercializa seus produtos diretamente com o consumidor final através de seu Mercado de Carnes que funciona juntamente à fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com