TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ORGANIZACIONAL

Por:   •  17/6/2017  •  Dissertação  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA-ICSEZ

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO ORGANIZACIONAL

                 

Parintins-AM

2017

JANE OLIVEIRA COSTA

KARINA ALFAIA CORREA DA SILVA

LOREN CLÁUDIO DA COSTA PANTOJA

SAMIA LETÍCIA NASCIMENTO GONÇALVES

TAIANE OLIVEIR COSTA

GESTÃO ORGANIZACIONAL

        

Este trabalho é destinado à obtenção de nota parcial da disciplina Gestão Organizacional do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ministrada pelo professor Elcinei Rodrigues.

Parintins-AM

2017

A EMPATIA E AS ORGANIZAÇÕES

A empatia é um dos principais fatores que levam a empresa a alcançar um grau satisfatório de bem estar e realização com seus clientes internos.

São essas empresas que sabem reconhecer a importância que estes colaboradores exercem para alcançar seus objetivos e metas, levando ao crescimento da organização. Porém, faz-se necessário saber como proceder este novo método de gerenciamento aplicado à empresa.

É válido ressaltar que, levando em consideração a individualidade de cada pessoa, este método, por vezes, tende a não ser aceito por parte dos indivíduos que gerem a empresa. Portanto, a empatia aplicada no dia a dia de cada profissional deve ser realizada respeitando o tempo e particularidades de cada colaborador, além de ser preciso persistência.

É necessário um determinado tempo para que a relação com os colaboradores seja consolidada, pois relações de confiança mutua são construídas a longo prazo, visando construir um ambiente harmonioso onde todos os colaboradores sintam-se bem para exercer suas funções.

Levando em consideração tudo isso, é importante atentar-se para a falsa empatia, que é a empatia sendo usada com más intenções e com a finalidade de manipular para conseguir objetivos particulares e não coletivos.

Este tipo de ação acontece quando a empresa tem à frente gestores mal treinados, mal intencionados, que não enxergam a empresa como um todo e interferem negativamente no desenvolvimento da organização e desempenho dos colaboradores. Para evitar tais situações precisa-se aprender a dizer “não” e estabelecer limites, pois nem sempre o funcionário está capacitado a exercer as atividades solicitadas.

A empatia também pode trazer armadilhas, como: a complacência, que pode levar um gestor a ser menos rigoroso com seu colaborador por estarem conectados emocionalmente; o paternalismo, que pode fazer com que o gestor tome predileção por algum colaborador privilegiando-o; a falta de ação, que é quando o fato de se identificar com os problemas do outro, de certa forma, impede o gestor de tomar atitudes. Assim, faz-se necessário utilizar os critérios avaliação e de justiça como norteadores de nossas ações e, também, ter a noção de que os problemas pessoais não devem interferir nas atividades da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com