TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO - TAYLOR E FAYOR

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.315 Palavras (26 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 26

1 Perfil da Organização

  1. Apresentação da empresa

A Cadis é uma empresa de prestação de serviços, atuando desde junho de 1994, nas seguintes áreas: contábil, fiscal, trabalhista, societária, consultoria, abertura de empresa e planejamento tributário. A empresa possui uma moderna infraestrutura informatizada e profissionais competentes, prestando serviços com qualidade, responsabilidade e ética. A Cadis possui seguro de responsabilidade civil profissional.

         É registrada no CRC-SP, (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo). É associada ao SESCON-SP, (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Pericia Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo).

        A Cadis tem como filosofia de trabalho: excelência nos serviços, relacionamento sincero e de confiança com os clientes. Equipe de trabalho com elevado nível de profissionalismo e em constante desenvolvimento pessoal e profissional. Princípios éticos e de reponsabilidade, proporcionando segurança e tranquilidade aos seus clientes.

        A Cadis Consultoria Contábil é uma empresa privada. E suas principais atividades são: Gestão Contábil, Gestão Fiscal e Tributária e Gestão de Departamento Pessoal, atualmente a Cadis é um empresa de porte médio segundo as normas do BNDES.

1.2 Força de trabalho

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

1.3 Produtos e Clientes

  1. Prestação de serviços contábeis, fiscais, tributário e departamento pessoal.
  2. Clientes-alvo empresas de fast food. 

1.4 Principais concorrentes da organização.

        Não informado

1.5 Principais insumos

A principal matéria prima utilizada na organização são os sistemas.

2 Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Análise

   2.1 Teoria da Administração Científica

 2.1.1 Fundamentos da Teoria

                Essa revisão teórica foi vista no livro teoria geral da administração por Idalberto Chiavenato.

                A Administração Científica foi iniciada no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856 – 1915). Começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. Taylor iniciou e defendeu com teimosia durante toda a sua vida que não há produtividade sem organizar o trabalho, e sem isso, não há qualidade de vida para os mais pobres. No primeiro período de sua obra que corresponde a época da publicação do seu livro (Shop Managent), em 1903 sobre a racionalização do trabalho dos operários, através do estudo dos Tempos e Movimentos. A sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo.

                O objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e diminuir custos de produção, para realizar esse objetivo, era preciso estudar cientificamente o trabalho. Os empregados devem ser selecionados colocados em seus cargos com condições de trabalho apropriadas. Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas habilidades e executar um serviço de modo que a produção normal seja executada. Para garantir um ambiente adequado para o desenvolvimento de uma atmosfera de cooperação entre a administração e os trabalhadores.

                No segundo período de sua obra em 1911 lançou o livro sobre os princípios da Administração Científica aplicáveis a todas as situações da empresa que impõe uma repartição de responsabilidades: a gerencia fica com o planejamento, ou seja, a análise do trabalho do operário e definição do método de trabalho e a supervisão com a monitoração permanente ao trabalhador durante a produção, enquanto o operário era responsável somente com a execução do trabalho. Com a tentativa de mudar os métodos e primitivos por métodos científicos, recebeu o nome de organização racional do trabalho que se baseou em oito aspectos entre eles:

  • Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: visava a eliminação de movimentos inúteis fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápidas, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente, através dos treinamentos que eram oferecidos. Frank B. Gilbreth (1868–1924) foi um engenheiro que acompanhou Taylor e no esforço de aumentar a produtividade, analisou que todo trabalho manual pode

ser reduzido a movimentos elementares (therbligs) que permite e analisar qualquer tarefa.

  • Estudo da Fadiga Humana: analisou que predispõe o trabalhador para diminuição da produtividade, da qualidade de trabalho, perda de tempo, aumento da rotatividade de pessoal, doenças, acidentes e diminuição da capacidade de esforço, considerado como um redutor da eficiência.

  • Divisão do Trabalho e Especialização do Operário proporcionou a elevação da produtividade, ou seja, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa ou de tarefas simples e elementares, para se ajuntar aos padrões descritos e ás normas de desempenho estabelecidas pelo método.
  • Desenho de cargos e tarefas o objetivo era de obter o máximo de especialização de cada trabalhador que ficaria restrito a uma tarefa especifica que deveria ser executada cíclica e repetitivamente, para aumentar sua eficiência e com a simplificação permitiram vantagens como a seleção e admissão de empregados com qualificação  mínimas e salários menores, fazendo com que reduzisse os custos de produção e treinamento evitando a redução de erros na execução, e com isso a supervisão tinha facilidade no controle maior de subordinados.
  • Incentivos Salariais e Prêmios de Produção (Homo Economicus). A ideia básica era de que a remuneração baseada no tempo (salário mensal, diário ou por hora) não estimula ninguém a trabalhar mais e deve ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário (salário por peça ou por produção). Era necessário um estimulo salarial adicional para que os operários ultrapassem o tempo da jornada de trabalho. O plano de incentivo salarial funciona como o conciliador de interesses da empresa em obter um custo de produção cada vez mais reduzido e acompanhado de maior produtividade e maior rendimento, com os interesses dos operários em obter salários elevados.

 

  • Racionalização do trabalho foi enriquecida por outras contribuições feitas por contemporâneos, no qual podemos citar Henry L. Gantt (1861 – 1919) que dava atenção as pessoas que executam o trabalho, e se voltava ao aspecto psicológico e humano.

  • Padronização de Métodos e Máquinas: tinha o objetivo de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo.

  • Supervisão Funcional: consiste em dividir o trabalho de maneira que cada um, desde assistente até o gerente, tenha e executa a menor variedade possível de funções.

                Taylor refletia também sobre o conhecimento referente a produtividade, que exigia que a execução fosse baseada no conhecimento tecnológico sistêmico para que assim o colaborador seja mais produtivo.

                Enfim a administração científica preocupa-se principalmente com a organização do trabalho e na execução das tarefas, para que os colaboradores não se tornem máquinas.

2.1.2 Identificação de Práticas de Gestão em relação à produção de bens ou serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (464.2 Kb)   docx (572.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com