TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AI Gerenciamento de Projetos

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: FGPEAD-24 - Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6 - Outros padrões e as competências necessárias para gerenciamento de projetos

Aluno:

Turma:

Tarefa: Identificar e analisar características da gestão de projetos a partir do caso de uma empresa.

Características do projeto 

De acordo com Valle (2014), o conceito de projeto é definido tipicamente por três características, a temporariedade, a singularidade e a progressividade. O caso exposto da empresa CCC, diante do caso, o evento a ser realizado no Centro de Eventos FIERGS, deve ser caracterizado como um projeto, conforme detalhado abaixo.

        A temporariedade é declarada em função do tempo específico do projeto, ou seja, tem data para começar e para acabar, no caso da empresa CCC no evento evidenciado, o evento será realizado no final do ano, sendo que o projeto então tem um início para ser desenvolvido, para que no final, seja devidamente realizado (VALLE, 2014).

        A singularidade se define em função das características peculiares que envolvem o serviço, o tornando único, neste caso o evento é especifico, sendo que o projeto compreende em um evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, constituído de peculiaridades e situações específicas (VALLE, 2014).

        Por sua vez, a progressividade compreende que o serviço deve ser executado em etapas, de forma gradativa, e no caso apresentado, por se tratar de um evento, a realização do mesmo deve ser desmembrada em etapas. As etapas decorrem desde a concepção da ideia do show até a entrega do show propriamente dito, podendo envolver etapas como o desenvolvimento de ideias, planejamento das tarefas, contratação de serviços e terceiros, desenvolvimento de uma comunicação eficaz com equipe e contratados, marketing, conclusão e finalização após o evento (VALLE, 2014).

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

De acordo com Foresti (2015) após entender o conceito de um projeto, é importante fragmentar e detalhar as ações em subconjuntos para facilitar o gerenciamento, podemos pensar nas fases existentes do projeto do evento como sendo:

1)        Levantamento de dados: Esta fase refere-se ao plano inicial que contém dados a respeito do orçamento, cronograma, levantamento dos requisitos necessários, levantamento dos fornecedores, do que será entregue, do estilo do evento, como será divulgado. Todos esses dados devem ser apresentados ao sponsor responsável; o termo de abertura do projeto e também a identificação dos stakeholders.

2)        Estudo da viabilidade: desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; planejar e estimar os custos em função do orçamento pretendido;

3)        Sistematização: Uma vez definido o layout do evento é necessário realizar um detalhamento que contemple a definição das etapas da realização do evento, definição das equipes e das atividades que serão de suas responsabilidades, definindo o layout do evento, das demandas, realização de cronograma das atividades. Os processos de gerenciamento contemplam em definir e sequenciar as atividades que serão desenvolvidas; coletar os requisitos; Criar a EAP; desenvolver e planejar o gerenciamento do cronograma; planejar o gerenciamento da qualidade; planejar o gerenciamento dos recursos humanos; planejar o gerenciamento das comunicações; planejar o gerenciamento dos riscos, identificar os riscos através de analises qualitativas e quantitativas, planejar respostas as riscos; planejar o gerenciamento das aquisições; planejar o gerenciamento das partes interessadas (VALLE, 2014).

4)        Organização: Realização e controle das atividades que estão sendo desenvolvidas pelas equipes estabelecidas; contratação das bandas selecionadas; contratação de responsáveis pela infraestrutura do evento. Os processos de gerenciamento indicados são a orientação e gerencia do trabalho do projeto; realizar a garantia da qualidade; mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto; gerenciar as comunicações do projeto; conduzir as aquisições; gerenciar o envolvimento dos stakeholders.

5)        Efetivação/Providencias finais: Refere a realização do evento propriamente dito; mobilização dos recursos. Os processos de gerenciamento recomendados para o evento são o monitoramento e controle do trabalho do projeto; controle das mudanças; validação e controle do escopo; controle do cronograma; controle dos custos; controle da qualidade; controle das comunicações; controle dos riscos; controle das aquisições; controle do envolvimento dos stakeholders (VALLE, 2014).

6)        Elaboração do relatório final: sistematização das informações que foram coletadas com os acontecimentos que envolvem o evento (lições aprendidas), encerramento dos contratos de serviços, sendo que além da entrega é importante o reconhecimento desta, o encerramento dos contratos estabelecidos, a organização e armazenamento das informações obtidas com os registros das lições apreendidas. Dentre os processos de gerenciamento, encerrar o projeto/fase (VALLE, 2014).

7)        Feedback: Sugestão de melhorias de acordo com os resultados obtidos.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A empresa CCC é uma empresa com características familiares, tradicional para a época, portanto com uma estrutura inicialmente funcional. Porém, com o crescimento e evolução da empresa, começou a regular os projetos adotando assim características da estrutura matricial, o início desses projetos pode ser apresentado ao fato de ter criado um “programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca” e também o fato de ter adquirido a empresa DT Produções, com a intenção de utilizar esta empresa como incubadora e executora dos eventos. De acordo com Valle (2014), é importante ressaltar que as características presentes nas empresas de estrutura matricial são definidas pela forma que utilizam os recursos da organização, em que as equipes atuam nas atividades do dia a dia e também nos projetos, que são gerenciados com os recursos das unidades que oferecem apoio.

        A empresa DT Produções, como empresa que realiza eventos, tem como estrutura ser projetizada, uma vez que tem como atividade fim a realização de projetos, sendo dinâmica neste ponto.

        Portanto, ao avaliar a posição da Empresa CCC ao adquirir a empresa DT Produções, é possível inferir sobre um equilíbrio entre a gestão de projetos e a diretoria, o que abrange a estrutura da empresa correspondente a matricial balanceada (VALLE, 2014). 

Referências bibliográficas

FORESTI, A. PMBOK: Guia de Gerenciamento de Projetos: Ciclo de Vida do Projeto, 2015. Disponível em: . Acesso em 15 set. 2018.

Phorte TV. Gestão de Eventos - Anna Miranda - Conversando Sobre Gestão. 2015. 32min10s, son., color. Disponível em: . Acesso em 15 set. 2018.

VALLE, André B. do. et al. Fundamentos do gerenciamento de projetos. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com