TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIDERANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  29/4/2021  •  Artigo  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LIDERANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

São Paulo

2018

LIDERANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

RESUMO

Nas últimas décadas, as investigações que procuram a melhoria da qualidade da gestão e do bom desenvolvimento corporativo tendem a buscar maior eficiência em suas atividades. Dentre os diversos âmbitos estudados, observa-se a liderança como fator proeminente a ser discutido como ponto de partida para condução humana, prospecção de opinião e diretrizes de sucesso.

Entretanto, líderes são pessoas que possuem um grau de influência e uma visão de futuro sob um determinado grupo, sendo esta aceita, o mesmo torna-se um formador de opinião. Contudo, tais características evidenciadas, são oriundas de uma personalidade humana em questão.

Observamos que a liderança como fator relevante nas organizações, exprimem imensa importância no desempenho e performance, sendo sua aplicabilidade prática, a característica mais desafiadora perante o quadro atual.

Palavras Chave: Liderança, Gestão, Motivação.

ABSTRACT

In the last decades, investigations that seek to improve the quality of management and good corporate development tend to seek greater efficiency in their activities. Among the different areas studied, leadership is seen as a prominent factor to be discussed as a starting point for human conduction, opinion polling and success guidelines.

However, leaders are people who have a degree of influence and a vision of the future under a certain group, being accepted, the same becomes an opinion maker. However, such evidenced characteristics come from a human personality.

We see that leadership as a relevant factor in organizations, expresses immense importance in performance and performance, and its practical applicability is the most challenging feature in the current framework.

Keywords: Leadership, Management, Motivation.

Sumário

1 INTRODUÇÃO        7

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO        8

2 DISCUSSÕES TEÓRICAS        9

2.1 LIDERANÇA E IDENTIFICAÇÃO        9

2.2 A TRANSFORMAÇÃO DO LÍDER        11

2.3 EM BUSCA DO DESEMPENHO        12

2.4 LIDERANÇA E SUA APLICABILIDADE        13

3 CONCLUSÕES        15

REFERÊNCIAS        16

1 Introdução

Devido à grande significância da liderança como fator de motivação, bem como, a obtenção de bons resultados no âmbito organizacional, escolhemos como tema de conclusão de curso Liderança e Cultura Organizacional. A liderança, propriamente dita, refere-se a um poder de influência e visão de futuro dotada por um indivíduo, este por sua vez, pode tornar-se um formador de opinião, bem como desenvolver motivação e conceder diretrizes a um determinado grupo, sendo estas, características emocionais inerentes ao ser humano, que induzem a uma gama enorme de fatores, quando investigamos sua aplicação prática, sendo a mesma, essencial para a aquisição de bons resultados seja em qualquer âmbito ou situação.

No Brasil, os modelos de gestão e liderança tendem a seguir os padrões e diretrizes dos países desenvolvidos, como por exemplo, os Estados Unidos, sendo este, o maior difusor do conceito de liderança perante o cenário atual. Apesar de que o termo venha sendo utilizado há mais de dois séculos, acredita-se que ele tenha se originado por voltar de 1300 na era Cristã. O que significa, que o mesmo vem sendo pesquisado há muito tempo, diante de sua relevância social.

Contudo, somente após o término da Segunda Guerra Mundial, inicia-se uma etapa de extrema importância no âmbito da liderança, isto é, diversos instrumentos foram criados para analisar o comportamento humano referente à liderança, representados principalmente por questionários. A partir desse momento, a liderança passa a ser estudada também como um fator de trocas sociais, sendo o líder, quando visto sob esse aspecto, uma personalidade que não só apenas beneficia um grupo em geral, mas também, reconhece cada membro de forma individual, trazendo então, uma maior conexão entre os integrantes do grupo para com o líder, agregando à este, maior reconhecimento e aceitação, e assim, adquirindo autoridade perante os valores que lhe foram atribuídos para dirigir pessoas.

Apesar do estudo referente à liderança possuir conclusões à respeito do comportamento humano que possam ser interpretadas como subjetivas devido sua multiplicidade de fatores, alguns pesquisadores preocuparam-se com as características do que o líder seria em questão, definindo traços de personalidade que atribuem-se aos líderes em geral, entretanto, outros pesquisadores investigaram o fator mais dinâmico correspondente a concepção de um líder, isto é, o que um líder faz exatamente, e dessa forma, foi delineando-se diferentes estilos de liderança, sendo o núcleo da preocupação de ambos,  a eficácia de um líder propriamente dito, buscando conhecer também, as variáveis do ambiente, do grupo, e até mesmo o contexto do momento em que a situação decorreu.

A liderança é um dos fatores mais importantes para a eficácia em atingir objetivos e resultados com êxito dentro de uma organização, seja essa informal ou não, contudo, o conceito de estabelecer motivação e diretrizes, são o fator chave para a realização dos mais diversos objetivos coletivos.

1.1 Problematização

Não existe apenas um papel de liderança isoladamente, isto é, a identificação por parte do grupo em relação ao líder, significa uma demonstração de afinidade, atração, bem como a incorporação de crenças, valores e costumes. Essa influência se explica pela identificação das pessoas que consentem simultaneamente perante sua realidade em tal influência. Nesse contexto, seriam os chefes verdadeiros líderes e motivadores reais? Ou estariam apenas chefiando determinado grupo perante benefícios motivadores, como salários e prêmios, e até mesmo diante de outros elementos punitivos como forma de liderar dentro do âmbito cultural inseridos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com