TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE MERCADO

Por:   •  14/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

Analise de mercado

Plt 107 Comportamento do Consumidor

Beatriz Samara / Marco Aurélio Morsch

“O processo de troca entre o grupo de produtores/vendedores e os consumidores acontece no ambiente que denominamos de mercado. Esse local de troca, que no passado era geralmente um espaço físico especifico e delimitado, como mercado publico ou feira, por exemplo, hoje se expandiu e envolve ate mesmo um espaço virtual, como o ciberespaço e as compras pela internet. O mercado representa também o conjunto de compradores reais ou potenciais em posição de demandar produtos. O sistema simplificado de marketing ilustra essa relação de trocas num determinado mercado. Para satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores, os produtores /vendedores buscam informações no mercado sobre o contexto (macro ambiente, demanda, situação do setor especifico da indústria, concorrência e perfil dos compradores potenciais) para desenvolver bens e serviços apropriados e oferecê-los ao mercado. A comunicação para o mercado da criação e a disponibilidade do produto informara o publico alvo sobre sua existência, estimulando a compra e fechando o ciclo do processo de troca – o objetivo e o denominador comum de toda atividade do marketing.

Os mercados possuem dinâmica e características próprias, condicionadas por aspectos como o ordenamento legal, a natureza do comercio e dos produtos envolvidos na troca, o perfil dos agentes participantes na transação e as forças econômicas e comerciais existentes, como oferta e procura. Podemos segmentar os mercados conforme sua natureza geográfica, demográfica ou psicográfica e conforme a natureza dos bens e serviços e comercializados. Um país como o Brasil, por exemplo, pode ser caracterizado como um mercado único, em que grupos produtores/vendedores e grupos consumidores realizam trocas entre si. Esse mercado possui também relações comerciais com outros países e mercados. O Brasil pode também ser segmentado em outra classificação, como mercado agrícola, mercado industrial e mercado de serviços. O mercado de serviços pode por sua vez fracionar-se em outros tipos, como mercado bancário, mercado hoteleiro e assim por diante.

Outras classificações poderão incluir fatores demográficos, como idade, sexo (hotéis para terceira idade e hospitais para crianças, por exemplo) e fatores psicográficos (investimento financeiro para pessoas conservadoras e investimentos financeiros para pessoas arrojadas). O mercado brasileiro poderá ainda ser segmentado por região, portanto as possibilidades de configuração dos mercados são variáveis e ilimitadas.

Com a globalização e o fim das barreiras entre os mercados, com o avanço das telecomunicações e o advento das compras pela internet, pode se considerar o mundo como um mercado único em que consumidores globais escolhem facilmente entre produtos diversos países a opção que melhor preenchera suas necessidades e interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com