TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE SWOT COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE SOWT COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES – UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE BISCOITO EM VIÇOSA – MINAS GERAIS

Carlos Eiji NAKADA (Curso de Administração – FDV)

Márcio Balduíno SARAIVA (Orientador – FDV)

Palavras-chave: Análise de SWOT; Distribuidora, Tomada de decisão.

Agência de fomento: Faculdade de Viçosa (FDV)

RESUMO:

INTRODUÇÃO: O mercado altamente competitivo não se mostra muito promissor para os empreendedores conseguirem expandir e alcançar o sucesso, com clientes e consumidores cada vez mais exigentes fica gradualmente mais difícil aumentar os lucros e se destacar entre os demais concorrentes. Com a ampla concorrência, as empresas precisam manter seus clientes e buscar novas oportunidades para seus produtos. Sendo fundamental estabelecer estratégias possíveis e compatíveis com o mercado, para se manter forte e crescendo no mercado. A análise SWOT é uma ferramenta usada para a realização de análise de ambiente e serve de base para o planejamento estratégico e de gestão de uma organização. A ferramenta SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição da empresa no ambiente em que atua, segundo Mccreadie (2008). OBJETIVO: Atendendo a esse cenário, a finalidade deste estudo é demonstrar como uma Distribuidora utiliza-se do planejamento estratégico para atender as novas exigências e obter a liderança de mercado, aumentando seus lucros e mantendo seus clientes satisfeitos. ABORDAGEM METODOLÓGICA: Foi desenvolvido um estudo de caso, de natureza explicativa e abordagem quantitativa, utilizando dados fornecidos pela empresa. RESULTADOS: Através do estudo, pode-se chegar nas seguintes conclusões:

OPORTUNIDADE

AMEAÇAS

Expansão de Mercado

Lançamento de novos produtos

Ampla Concorrência

Tomada de decisão sem analises

Aumento dos preços dos fornecedores

FORÇAS

FRAQUEZAS

Qualidade dos produtos

Marca consolidada

Ótima Estrutura

Tempo de Existência

Clientes fiéis

Preço pode ser considerado elevado

Alto nível de perda de mercadoria

Baixo controle de rotas

Problemas operacional interno

Atraso de tecnologia nos softwares

Oportunidades: Continuar lançando novos produtos no mercado, em consequência aumentando o mix dos pedidos e centralizando as entregas, focar abertura de novos clientes, diminuindo os custos das entregas. Ameaças: Manter seu padrão e inovar-se constantemente para sobreviver ao alto mercado competitivo; as tomadas de decisões devem sempre ser feitas com base em uma boa pesquisa, através de resultados confiáveis; Para aprimorar os dados internos da empresa tem que se colocar um software de qualidade. Forças: A Distribuidora fornece somente produtos de qualidade, sendo uma distribuidora com mais de 20 anos no mercado, gerando alta credibilidade com seus clientes; possui uma estrutura e frota suficiente para atender os seus clientes. Fraquezas: O preço é considerado elevado pelos clientes, mas supri esse déficit com a qualidade dos produtos; A empresa possui um grande numero de produtos vencendo em seus clientes que é de sua responsabilidade, em vista disso precisasse de aplicar um novo treinamento para todos os vendedores e mudar a forma de comissionamento, para ocorrer a venda consciente de mercadoria. A empresa não possui um controle positivo das rotas, as quais não explora o seu verdadeiro potencial, com isso descentralizando as entregas e aumentando os gastos, para aperfeiçoar as rotas, terá que ser feito um investimento em um software de controle dos vendedores e clientes, em vista disso melhorando o planejamento das entregas, diminuindo custos, aumentando os ganhos e melhorando o processo operacional interno da empresa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante o estudo foi averiguado através da Análise de SWOT, que tem papel fundamental na definição de quais são as melhores decisões inicias a se tomar, levando em consideração o cenário externo e interno de uma organização para continuar uma empresa forte e competitiva no mercado, melhorando seus números e organização. Desta forma, a matriz SWOT foi considerada uma excelente ferramenta de análise, estas conclusões foram utilizadas como estratégia para alavancar os resultados das mesmas, e tiveram resultados positivos comprovadas pelo software da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com