TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO – EMPRESA

Por:   •  13/8/2017  •  Resenha  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Administração de Marketing

ANALISE DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO – EMPRESA

VIVIANA ALIMENTOS

Professor Airton Dória

Nadine Collet Olson

Porto Alegre

2015

  1. INTRODUÇÃO

  1. EXPOSIÇÃO SOBRE A EMPRESA

        A empresa Viviana Alimentos foi fundada em 1955 por Gustavo João Olson, com o propósito de atender as necessidades da região de Cerro Grande do Sul, na época no município de Tapes. Com um moinho de pedra movido à força d’agua beneficiava (moia) o produto que os agricultores locais colhiam e levavam até lá à cavalo: trigo, milho e centeio. Em 1970, o moinho migra para Camaquã, no Rio Grande do Sul, onde iniciou sua trajetória seguindo a tendência de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Na década de 1990 a empresa altera sua razão social para Viviana Alimentos Ltda e consolida-se sob a marca Viviana, tendo como objetivo diversificar a produção e comercialização de alimentos. Nesse período o incremento na produção passa de 24 ton/mês para 600 ton/mês. A partir daí torna-se uma constante a renovação dos equipamentos existente e a busca por novos mercados. Em 2000 a produção passa a 1.800 ton/mês chegando a 3.000 ton/mês. Em 2013 inaugura nova planta, substituindo todas as máquinas por equipamentos de última geração. Dessa forma, passa a processar atualmente 6.000 ton/mês. Com foco na excelência, a empresa prioriza a qualidade de seus produtos e serviços e conta com um parque industrial preparado, incluindo equipamentos modernos e profissionais capacitados. A empresa fabrica farinha em seu parque industrial, sendo este seu produto principal. São fabricados quatro tipos diferentes: Viviana Ouro, Viviana Tradicional, Donatéa e Olli. Além disso, a marca possui em sua gama de produtos quatro tipos de massas, que são fabricadas através de uma empresa terceirizada, utilizando a farinha da organização. As massas são espaguete, talharim, penne, parafuso, caseira e macarrão. Seus produtos são comercializados para os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, possuindo mais de dois mil clientes ao redor desses locais. As vendas são para varejo, distribuidoras e fabricas que usam a farinha de matéria prima(fabricas que o terceirizam),por exemplo, Seven boys e Fritz e Frida.

  1. OBJETIVO

A pergunta que motivou essa pesquisa foi “Como a Viviana, administra seu composto mercadológico” baseando e comparando com o conteúdo aprendido em aula, na cadeira de Administração de marketing, buscamos respostas sobre como eles utilizam o composto mercadológico para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e clientes, e também a atingir seus objetivos.

  1. JUSTIFICATIVA

        A justificativa quanto a decisão de se realizar este de estudo, especialmente no que tange a oportunidade, a importância e a viabilidade do mesmo foi que diante das constantes mudanças de gestão nos dias de hoje, algumas formas de lidar com os clientes e atingir objetivos, continuam a mesma em muitas empresas, com este estudo, buscamos ver como a Viviana esta utilizando o composto de marketing no seu dia-a-dia, pois ele vem sendo essencial para as empresas manterem sua concorrência no mercado.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

A utilização do composto mercadológico começou com o objetivo de melhorar o setor lucrativo das organizações.

Borden (1965), no começo de seus estudos sobre o comporto mercadológico, apresentou vários elementos do marketing de mix, no qual, mais tarde ele abreviou a lista de elementos, mas só Jerome E. McCarthy apresentou a estrutura inovadora chamada de 4 P’s (produto, preço, praça, promoção).

Segundo Mc Carthy (1978), o consumidor é o centro do marketing de mix, que inclui “algum produto, oferecido a um preço, com alguma promoção para contar aos potenciais consumidores sobre o produto e o modo de alcançar essa praça de consumidores”. Apesar do consumidor ser o centro do mix de marketing, ele não faz parte dele, é apenas o alvo de todos os esforços de marketing e por isso é visto como o centro.

De acordo com Kotler e Keller, o composto mercadológico, é a melhor representação dos elementos que uma empresa pode controlar, baseando-se nos 4P’s, assim os analisando, podemos determinar a influencia de cada um dentro da organização, e o que pode ser feito em termos de estratégia de atuação.

  1. MÉTODO

Através da coleta de dados, foi possível obter informações e conhecer a empresa para responder a questão de estudo. Os primeiros dados foram obtidos de forma qualitativa/ exploratória.

A forma utilizada para a obtenção dos dados foi através de uma visita a empresa com horário marcado, onde foi feito perguntas abertas e semi estruturadas no modo de entrevista. Utilizamos também outro modo para obtenção de dados, via E-mail, onde foi enviado diversas perguntas para coleta de dados, em forma de questionário com perguntas fechadas para os gestores e gerentes da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com