TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  23/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos-0519-9_8

Módulo:

Aluno: Nadia Ribeiro de Souza e Sousa

Turma: MBA_NACEAD-24_13052019_8

Tarefa: sinopse do filme - Coach Carter: Treino para a vida

Introdução

Ken Carter é dono de uma loja de artigos esportivos, que recebe um convite para ser técnico em sua antiga escola onde jogou basquete de 1973 a 1977, quebrando vários recordes no tempo de colégio, ele causa polemica por colocar o desempenho escolar antes dos esportes e impede que a equipe de basquete da escola jogue devido ao seu mau desempenho com os estudos.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

O filme apresenta de forma clara como existe desafios comportamentais, misturando a teoria e a pratica, podemos ver que foi utilizada uma abordagem prescritiva, quando os alunos tiveram que assinar um contrato deixando claro o que deveria ser feito, para alcançarem seus objetivos que era participar do campeonato estadual, contrato este que Carter colocou como condição para que participarem dos treinos de basquete os alunos do time deveriam cumprir algumas regras como boas notas e participação das aulas.

Sabemos que uma das características do negociador é o controle emocional, é neste filme o emocional foi um fator interveniente usado como vantagem para negociação. Podemos ver interesse x posição, apesar do treinador ter aceitado treinar aquele time (interesse) ele queria que além de bons jogadores a equipe fosse boa nos estudos para que eles tivessem um futuro melhor, desta forma quando identificou que a equipe não estava cumprido com o acordado em contrato  que era ter notas boas e participar das aulas, o treinador cortou os treinos e jogos (posição) para que assim eles cumprissem com o acordado.

Apesar de muitos terem visto esta atitude como uma negociação perde-perde, no meu ponto de vista a suspensão dos jogos resultou em uma negociação ganha-ganha, tendo em vista que quando os alunos perceberam que estudar e ter boas notas poderiam trazer muitas vantagens tanto para o pessoal quanto para o profissional eles focaram nos estudos melhorando as notas, tornando assim uma negociação ganha-ganha, visto que o treinador conseguiu o resultado desejado desde o início, bem como se mostrou tendo empatia , respeitando os alunos se colocando no lugar deles pois tal atitude mostrava como ele se preocupava com os alunos fora da quadra, assim como os motivava a superar seus medos.

É nítido como este treinador se mostrava um ótimo negociador, como tinha conhecimento sobre o que estava oferecendo (treinamento), sabia se comunicar de forma clara, expressiva e objetiva de forma integra sempre. O treinador soube também fazer com que a equipe aprendesse a estimular um ao outro e trabalhar em sintonia (Rapport), pois quando um colega se via em dificuldades os demais se sensibilizavam para ajudar fazendo assim que todos se sentissem bem.

Outro ponto que observei foi a comunicação utilizada assertiva e efetiva, devido estabelecer um diálogo claro e coerente sobre a percepção que tinha sobre os jogadores. Este comportamento mostra como nas empresas este tipo de comunicação pode fazer com que seja reconhecido suas qualidades e fraquezas, fazendo com que eles consigam evoluir.

Mais uma característica encontrada é a criação de alternativas, o técnico procurou uma maneira de estabelecer uma comunicação de forma efetiva, quando ensinou uma estratégia de ataque comparando com relacionamento com mulheres, fazendo assim que quando estivem em jogo apenas com o nome da mulher os jogadores entendesse oque deveriam fazer para alcançar os objetivos.

Falando em comunicação acredito que vale a pena fazer uma observação sobre um tipo de linguagem não verbal que é a cinésia, que trata dos movimentos realizados com todas as partes do corpo, mas conhecida como linguagem corporal onde gestos e postura corporal fazem parte desta comunicação ao qual acompanham atos linguísticos, no caso o tempo todo isso ocorria na quadra durante os jogos tendo em vista que o time precisa se comunicar sem entregar a jogada para o seu oponente.

Outro ponto que observei neste filme foi o padrão que carter utilizava, sendo que mesmo um dos alunos do time ser o seu próprio filho ele não mudou o seu padrão de tratamento, podemos ver isso na cena em que o filho chega atrasado no treino e ele não permite que ele treine igual os demais, devido não ter seguido o horário combinado.

Podemos também ver no filme a utilização do não, quando um jogador pede para voltar ao time e se recusa a aceitar ele de volta dizendo que não poderia aceitar ele de volta porém ainda assim o jovem tenta negociar perguntando o que ele teria que fazer para voltar, pois bem, desta forma o treinador coloca uma tarefa impossível mostrando que ainda assim ele não conseguiria o que queria. Mas podemos ver que este tipo de não causa um efeito positivo, motivando a pessoa a pessoa evoluir. Afinal o intuito deste filme foi mostrar que dedicação, foco, disciplina, respeito e nunca subestimar seus oponentes são lições que não se aplica apenas em sala de aula ou nos esportes e sim é uma lição de vida que se levada a sério só irá trazer bons frutos.

Considerações finais

No meu ponto de vista o filme foi um sucesso no quesito negociação onde mostra que todas as etapas do processo chave foram executadas como, inteligência emocional quando identifica os medos e necessidades de seus alunos sem se envolver, assertividade quando mostrava a falha do oponente em quadra para que o jogo fosse revertido, confiança identificado quando a mãe do aluno escolhe que ele treinasse o filho, empatia quando ensina o time a sempre ajudar o colega com as dificuldades e limitações, pensamento sistêmico fazendo com que todos se empenhassem no crescimento pessoal, resistência a frustração quando mesmo perdendo o campeonato ele mostra que a derrota não fazia eles ruins no que fazia e sim que eles podem ainda ser melhor, orientação para resultados sempre mostrava oque fazer e como fazer, visto que o técnico desde o inicio ao confeccionar o contrato para que os alunos assinassem, seu real objetivo não era apenas fazer com que eles ganhassem o campeonato escolar mas sim mostrar a eles que eles podiam ser muito mais e ao final do filme ele conseguiu alcançar todos os objetivos pois com a lição de vida aprendida neste filme tornou os jovem não apenas melhores em uma temporada mas fez com que todos tivessem sucesso na vida, traduzindo para matéria diria que foi aprendida as seguintes lições Negociação baseada em princípios onde todos saíram ganhando (técnico, aluno e escola). Valores importantes para um negociador como ética, foco, conhecimento do produto negociado, autocontrole.

Referências bibliográficas

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (774.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com