TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA 4

2.1 OS PRINCÍPIOS DE FORD E O TRABALHO INFORMAL 4

2.2 RELAÇÃO DO HOMEM COM O TRABALHO E A CULTURA DA MARCA MCDONALD`S 5

2.3 RELAÇÃO ENTRE TRABALHO, CULTURA, IEDOLOGIA E O NOVO CAPITALISMO 7

2.4 O INFORMACINALISMO E AS TRANSFORMAÇÕES 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo integrar as unidades curriculares do curso de Administração da Faculdade Unopar, polo Chapecó, que visa o conhecimento do aluno nas diversas áreas, com diversos textos para análise e reflexão sobre o papel do Administrador no atual mercado de trabalho.

O trabalho inicia com um breve comentário sobre a concepção de Ford e seus princípios, sendo eles encontrados no mercado de trabalho atual, principalmente no setor informal e no setor de serviços. Em seguida apresenta um exemplo de trabalho informal, onde se percebe que este tipo de atividade vem aumentando consideravelmente na atualidade, pois a pessoa que realiza este tipo de trabalho não precisa se preocupar em pagar impostos, pois o dinheiro arrecadado é um dinheiro limpo, sem estes descontos.

O mercado de trabalho está passando por diversas mudanças e atualizações, mas ainda carrega características do modelo de Ford, isso se percebe nos trabalhos informais e nos setores de serviço, como exemplo podemos citar algumas empresas como a MCDonald, Brasil Foods, Cooperativa Aurora entre outras.

Em seguida faz um breve comentário sobre cultura, ideologia e trabalho seguindo a ideia de Karl Max, que durante seus estudos idealiza a busca da produção flexível que segundo ele, essa produção atenderia os requisitos das indústrias modernas.

Adiante ele nos remete a comparação entre dois textos, aos quais abordam como tema principal o capitalismo durante sua história e suas diversas visões.

Para concluir ele apresenta a ideia do informalismo que visa o desenvolvimento tecnológico, ou seja, a acumulação de conhecimentos e maior complexidade no processamento da informação, e se estas transformações ocorridas com muitas exigências influenciam na Comunicação e na Linguagem das empresas.

2 DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA

2.1 OS PRINCÍPIOS DE FORD E O TRABALHO INFORMAL

O objetivo de Ford era a produção em massa, onde a padronização e a simplificação possibilitassem a fabricação de automóveis baratos e com acesso de compra para todos. Ford adotou três princípios: intensificação, economicidade e produtividade. Estes princípios são identificados atualmente no dia a dia de várias organizações, ou seja, em fábricas e indústrias de médio e grande porte onde o trabalho é realizado em série.

O princípio da intensificação busca a redução do tempo de produção com o emprego de matéria-prima, equipamentos e a rápida colocação do produto no mercado de trabalho.

O princípio da economicidade visa à redução ao mínimo do volume de estoque da matéria-prima em transformação. E o princípio da produtividade consiste em aumentar a capacidade de produção de cada trabalhador no mesmo período através da especialização na linha de montagem.

Chiavenato (2003, p.65) define o Fordismo como

“racionalização da produção que proporcionou a linha de montagem que permitiu a produção em série. Na produção em série ou em massa, o produto é padronizado, bem como o maquinário, material, a mão de obra e o desenho do produto, o que proporciona um custo mínimo”.

Diante deste contexto, podemos ver que estes princípios são fáceis de serem identificados no dia a dia de várias organizações, ou seja, nas linhas de montagem, em fábricas e indústrias de grande porte onde o trabalho é mecanizado e realizado em série, com auxílio de uma esteira rolante, o produto vai passando e cada pessoa vai realizando um tipo de tarefa. Com este tipo de atividade a empresa consegue obter uma boa produção de seu produto, pois cada colaborador é contratado para realizar um tipo de tarefa, sendo pago para realizar aquele procedimento e não de ter iniciativa, assim a empresa reduziria gastos, custos de preços, estoque e aumentaria o seu capital de giro com menos tempo.

Um outro tipo de trabalho que vem crescente disparado é o trabalho informal, ao qual aplica-se o fordismo informacional, podemos citar um exemplo do entregador de panfletos em residências. O entregador de panfletos possui uma quantidade de panfletos a serem entregues mediante a um deslocamento dele necessário, ou seja, o entregador busca atender ao maior número de residência com menor deslocamento possível. Nesta atividade a pessoa é remunerada de acordo com a quantidade de panfletos a serem entregues nas residências. Exemplo do fordismo informacional neste trabalho: Na área central do município possuímos diversos edifícios, os quais possuem uma quantidade de residências em um mesmo local, diferentemente do que ocorre em bairros, os quais em sua grande maioria possui apenas 01 residência em cada lote, sendo necessário o deslocamento maior para atingir a quantidade de residências, o que acarretará em maior consumo de tempo para a tarefa no bairro, quando comparada com a tarefa na região central do município.

Sabemos que este tipo de trabalho não é um bom negócio para o Estado e nem para o próprio trabalhador, pois assim o governo não irá conseguir arrecadar dinheiro com impostos e tributos que os empregadores precisam repassar ao governo e com isso o governo deixará de investir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com