TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8
  1. ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO

Atualmente, devido à grande quantidade de conceitos que ligam o Marketing, este passou a ter um conceito genérico: são todas as ações tomadas em âmbito corporativo para interligar as necessidades dos clientes com o atendimento destas necessidades por parte das organizações.

A análise de mercado é uma das variáveis estratégicas do Marketing, ela consiste em um amplo estudo das variáveis externas e internas da organização com o intuito de conhecer quais são os fatores controláveis e os fatores incontroláveis à organização, com o acesso à essas informações torna-se mais exequível trabalhar com o mix de marketing.

A análise do mercado passa, em primeiro momento, pelo conhecimento do ambiente, que, segundo Chiavenato (2010, p. 82) é:

“[...] um contexto externo que apresenta uma enorme e complexa variedade de condições extremamente variáveis, dinâmicas e mutáveis, difíceis de serem abordadas no seu conjunto ou analisadas com clareza e objetividade”.

Infere-se então que uma análise de mercado tem que levar em conta, basicamente, dois ambientes: geral e de tarefas. O ambiente geral é “constituído de um conjunto amplo e complexo de condições e fatores externos que envolve e influencia difusamente todas as empresas”. (Chiavenato, 2010, p. 83). O ambiente geral é constituído pelas variáveis PESTLEED – Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais, Econômicas, Éticas e Demográficas. 

Já o ambiente de Tarefa “[...] corresponde ao segmento do ambiente geral mais imediato e próximo da empresa. É constituído de empresas, instituições, grupos e indivíduos com os quais a empresa mantém interface e entra em interação direta para poder operar”. (Chiavenato, 2010, p. 87).

  1.  Estratégias dos 4Ps

Jerome McCarthy e Philip Kotler abordam as variáveis estratégicas do Marketing como sendo o mix de marketing composto pelos 4Ps, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. O antigo conceito militar define estratégia como sendo a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais, Lodi define a estratégia como sendo a mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo. Somente após uma análise do Ambiente Geral e do Ambiente de Tarefa, é possível planejar e elaborar uma estratégia voltada para a elaboração dos 4Ps.

  1.  Macroambiente da empresa GSA

A GSA está inserida em um contexto a que compreende, de forma mais ampla, o Ambiente Geral, nesse vasto “oceano” constituído de oportunidades e ameaças, as variáveis do PESTLEED desempenham seus papéis de forma pertinente ao invólucro da empresa.

  1. Política

O Brasil é uma República Federativa, possui um sistema de Governo Presidencialista e tem a democracia como regime de Estado. O poder estatal atua na economia através do câmbio sujo, inserindo mudanças no mercado para estimulá-lo a sofrer variações para se encaixar em um patamar que o próprio mercado possa ter condições de sustentar a oferta e a demanda de recursos.

A atual presidente Dilma está impetrando programas políticos no sentido de estimular a infraestrutura e a economia para transformar lentamente o nosso país de uma dependência mútua de commodities para uma economia que engloba tecnologia e valor agregado.

Pode-se inferir que, apesar da enorme carga de tributos que incide sobre as organizações, o Brasil é considerado um dos maiores em índices de empreendedorismo, ou seja, é grande o número de pessoas que abre novos negócios ou que implantam melhorias advindas de pensamentos idealizadores.

  1. Econômica

A economia brasileira é estável, crescendo menos de cinco por cento nos últimos anos, grande parte devido à crise internacional que atingiu todo ambiente mundial. O Governo realiza diversas ações para mitigar as consequências de um não crescimento no PIB com medidas e programas que visam sustentar monetariamente os empresários para que estes invistam em infraestrutura e crescimento da economia.        

O ambiente econômico brasileiro é caracterizado por certa estabilidade, isso devido à inflação ser calcada por metas anuais, o que possibilita a aquisição de bens e serviços a longo prazo pelas pessoas físicas e jurídicas. Tem-se em vista que, com todos estes fatores, o nosso país oferece condições favoráveis para investimentos futuros em função da estabilidade da nossa moeda.

  1. Social

A GSA é, ao mesmo tempo, uma unidade social e econômica e está sujeita a influências do meio social e cultural onde está situada. As atividades da empresa influenciam direta ou indiretamente sobre os stakeholders, destacando as principais como sendo as tradições culturais, a estrutura do orçamento familiar, a importância dada à família, a atitude das pessoas diante do trabalho e aos ideais quanto à profissão e a homogeneidade ou heterogeneidade entre os seus colaboradores.

  1. Tecnológica

Ao entendermos a tecnologia como sendo o conhecimento de como fazer as coisas e alcançar os objetivos humanos e organizacionais, a GSA constantemente investe em tecnologia nos seus diversos setores como o de Financeiro, Produção, Administração, visando se adaptar às oportunidades externas e tirar ao máximo os benefícios das mesmas e, claro, buscando se defender das ameaças contidas nele.

  1. Legal

É o contexto das leis que regram as operações da companhia, que desenvolve suas operações sobre o rígido controle dos órgãos de governo, seguindo todas as normas e com todos os certificados atualizados.

  1. Ecológica

O ambiente físico ao qual está instalada a entidade fornece condições para o desenvolvimento seguro das suas operações, todas as vistorias dos órgãos responsáveis por dar autonomia de funcionamento estão em dia. Isso corrobora para contribuir para o perfeito relacionamento da organização com o ecossistema em que ela está inserida.

  1. Ética

A cultura organizacional é a parte do iceberg que não se enxerga, mas que tem fundamental relevância para nortear as operações e permitir a perfeita comunhão entre a missão, visão e os valores da empresa, contribuindo assim para formar uma atitude corporativa capaz de traduzir este pensamento em resultados.

  1. Demográfica

É a relação entre a entidade e a população (stakeholders), todas as ações da companhia visam o perfeito relacionamento entre as partes, pois é o próprio mercado o consumidor final e o pilar de sustentação dos produtos e serviços oferecidos pela entidade social denominada GSA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (117.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com