TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE GESTÃO DE RECURSOS (PESSOAS) NA ÁREA COMERCIAL DA MEDCEL

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

FATEC ZONA LESTE

 JONATAS HENRIQUE DIAS

Trabalho de Graduação 2

ANÁLISE DE GESTÃO DE RECURSOS (PESSOAS) NA ÁREA COMERCIAL DA MEDCEL

Projeto apresentado como Trabalho de graduação do sexto semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD.

 

SÃO PAULO

2018


FATEC ZONA LESTE

Autor: JONATAS HENRIQUE DIAS

             

Título: Análise de Gestão de Recursos (Pessoas) na área comercial da Medcel

Projeto apresentado como Trabalho de graduação do sexto semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD.

 

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_________________________________________

Prof. Orientador de Polo

_________________________________________

Prof. Orientador do PI

 

São Paulo

  1. 2018
  2. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        1.1 - Tema        4

1.2        1.2 - Objetivo geral        4

1.3        1.3 - A empresa        4

1.4        1.4 - Justificativa        4

2        RESUMO        5

3        DESENVOLVIMENTO        6

4        CONCLUSÃO        9

5        REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

  1. Tema

Gestão de Recursos - Pessoas

  1. Objetivo geral

Este artigo tem como objetivo identificar através de instrumentos de pesquisa, oportunidades de melhoria na forma de gerir as pessoas, buscando aproveitar da melhor maneira possível todos recursos, ferramentas, tempos e métodos.

  1. A empresa

A empresa CBB Web Serviços e Transmissões On Line S.A. sob CNPJ: 09.140.639/0001-00 atua no ramo de educação mediada por tecnologia, tem como público alvo alunos cursam medicina (que estão nos últimos 2 anos do curso) e médicos formados que ainda não são residentes ou que não tem especialização. Seu principal concorrente é Medcurso / Medgrupo, que atua de maneira semipresencial e tem mais tempo de mercado e, por conta disso, uma marca mais forte.

  1. Justificativa

Fazer um diagnóstico é importante tanto nos bons quanto nos maus momentos de uma empresa. É um instrumento indispensável de gestão, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios.

Ao realizar um diagnóstico numa empresa sã, as decisões serão mais importantes e fundamentais, similarmente seria como diagnosticarmos uma doença em fase inicial e tratá-la a tempo.

  1. RESUMO

Neste trabalho acadêmico, através de pesquisas em artigos, matérias, e questionário com colaboradores da empresa, busquei informações sobre as oportunidades de melhoria no modelo de trabalho atual e os impactos causados por uma gestão de pessoas bem (ou mal) feita na produtividade, ambiente de trabalho e na remuneração.

Foi possível notar que a gestão de pessoas impacta diretamente nos itens citados tanto de forma positiva como de forma negativa. Colaboradores que se sentem respaldados por uma metodologia definida e uma gestão justa e esclarecida, sabem os resultados que precisam atingir, e como podem se beneficiar quando isso ocorre. Desta forma o clima fica agradável, a produtividade aumenta e consequentemente a remuneração, tendo em vista que os colaboradores recebem comissão por seus resultados.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 – De quem estamos falando?

A empresa CBB Web, conhecida pelo publico e até mesmo por boa parte dos funcionários apenas como Medcel, foi fundada em 2005 por seu idealizador Dr. Atílio Barbosa que tinha (ainda tem) como maior objetivo levar conteúdos atualizados e de alta qualidade através da tecnologia para médicos e alunos de medicina localizados em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

Segmento: Educação mediada por tecnologia (EAD) voltada a área da saúde.

Localização: Avenida Paulista – São Paulo.

Porte: Médio Porte

3.2 – Qual o público alvo da pesquisa realizada na empresa?

Realizei a pesquisa na área comercial da empresa, com as equipes responsáveis pelas vendas dos cursos fornecidos pela Medcel. Este departamento é dividido em 02 turnos, sendo 01 equipe de 10 colaboradores mais 1 gestor para cada turno.

O departamento comercial é heterogêneo e tem uma pluralidade étnica, ectária, há pessoas de todos os tipos e experiências, jovens no primeiro emprego e senhores(as) com grande bagagem de experiência profissional.

3.3 – Quais foram os problemas ou dificuldades encontrados?

  • A primeira oportunidade de melhoria, é a comunicação. O gestor da equipe faz uma preleção no início do dia passando as informações de metas, campanhas e novidades do dia. Porém os horários de entrada das pessoas tanto do turno da manhã, quanto da tarde são variados. Do turno da manhã alguns entram as 9, outros as 10 e outros as 11h; e do turno da tarde alguns entram as 12h e outros as 13h, então os que entravam depois das 9h (para o turno da manhã) e os que entram depois das 12h (para o turno da tarde)  muitas vezes acabavam não sendo avisados sobre alguma informação ou ficavam sabendo delas perto do fim do expediente de trabalho, isso leva esses colaboradores a passar informações desatualizadas para seus clientes o que deixa tanto os clientes, quanto os próprios colaboradores insatisfeitos.
  • Outro problema encontrado é que algumas colaboradoras são mães de crianças pequenas, e aos sábados não tem com quem deixar a criança e acabam faltando no trabalho gerando absenteísmo aos sábados.
  • Baixa performance em vendas e qualidade por conta de dúvidas, falta de informação e falta de treinamento e desenvolvimento.

3.3 – Quais são as soluções para as dificuldades encontradas?

  • Para que as equipes fiquem na mesma página e falando a mesma linguagem, os horários foram redefinidos: todos do turno da manhã passaram a entrar as 9h, sendo assim, todos estão presentes no momento da preleção e recebem a mesma informação, além disso, é enviada uma pauta para o e-mail de todos para reforçar as informações e também foi criado um grupo de whatsapp onde são postadas todas as novidades e campanhas relâmpago. Desta forma foram minimizados os problemas de falta de comunicação.

Podemos ver no quadro abaixo como eram os horários e como ficou:

[pic 1]

  • Já sobre o absenteísmo aos sábados, como a carga horária é apenas a metade e grande parte dos departamentos não trabalham aos sábados, foi liberado que os pais e mães trouxessem os filhos (apenas crianças acima de 2 anos) para o trabalho e uma monitora ficará responsável pelas crianças.

Um artigo da jornalista Daniela Folloni para o site Empreendedorismo Rosa cita algumas pesquisas feitas por ela com mães e mostra a satisfação e o foco de mulheres que podem levar os filhos ao trabalho. Como neste trecho da matéria publicada por ela:

“Obviamente essas mulheres não passam o dia inteiro mimando a cria. Elas sabem que o fato de poder ter o filho ali por perto é mão na roda, mas a prioridade no espaço de trabalho é trabalhar. Então, elas tiram proveito do super benefício de ter a cria por perto para dar tudo de si em seu negócio ou na empresa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com