TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE MERCADO PARA READEQUAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS DA SAKATA SEED CORPORATION

Por:   •  6/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FERNANDO ADAMI

LUÍS CLAUDIO SANTI

RENAN GADIOLI SOARES PINHEIRO

RENAN GLOOR DA SILVA

ANÁLISE DE MERCADO PARA READEQUAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS DA SAKATA SEED CORPORATION

Indaiatuba

2018


INTRODUÇÃO

O ponto central para o sucesso da empreitada da Sakada Seeds Corporation reside em dois conceitos que podem ser analisados separadamente: Modelo de negócios e Inovação. Segundo Afuah (2014) modelo de negócios é uma espécie de receita para fazer dinheiro, ou, para criar e capturar valor. Ainda de acordo com Afuah (2014), inovação é sobre fazer as coisas diferentes da normalidade, do comum, logo, inovação em modelo de negócios é uma receita para criar e capturar valor fazendo as coisas de maneira diferente.

Inovação em modelos de negócio pode não estar relacionada necessariamente a produtos inovadores, mas a formas inovadoras de atender às necessidades dos clientes. Em outras palavras, o vencedor na corrida por modelos de negócio inovadores pode ser a empresa que se propõe a mudar as regras do jogo vigente. Um exemplo notório foi a derrocada das blockbusters, ou locadoras de vídeo que nos anos 80 e 90 surfaram uma onda de bons resultados ao encontrar um nicho de público que preferia assistir a filmes em casa, pagando pouco e compartilhando com toda a família. Nos primeiros anos da década 2000 as blockbusters foram atropeladas por um novo modelo de negócio, o streaming pago de vídeos. Uma assinatura mensal permite ao cliente – sem sair de casa – escolher àquilo que quer assistir: nascia a Netflix.

Kaplan (2012) anuncia o fim dos modelos de negócio perenes, aqueles em que a empresa investe antes mesmo de sua fundação e o qual perseguem durante toda sua existência. Com essa mudança, os lideres precisam estar prontos para buscar, implantar e gerenciar novos modelos de negócio, algo que na era industrial do século 20 não só não era necessário como impensável.

Outro ponto chave para o sucesso da SSC é o gerenciamento da cadeia de produção e abastecimento ou, segundo Magalhães (2013), uma forma organizada de perceber os diferentes processos que entregam valor ao cliente final de um produto, independentemente se são executados dentro ou fora da empresa, em um parceiro com o qual se estabelece algum tipo de relacionamento.

Ainda segundo Magalhães (2013) apud Christopher (1998) o gerenciamento da cadeia de suprimentos busca parcerias do tipo ganha-ganha, com real alinhamento de objetivos e compartilhamento de custos, riscos e oportunidades de lucro.

Ao buscar novas formas de gerenciar sua cadeira de suprimentos a SSC está, ao mesmo tempo, enveredando por um modelo inovador de negócio, promovendo alterações profundas na estrutura da empresa que sempre operou da mesma forma e agora busca maior proximidade com clientes finais e fornecedores, entregando produtos de maior valor.

DESENVOLVIMENTO

A partir da implantação do novo sistem integrado de gestão a Sakata Seed Sudamérica Ltda. tem enfrentado seu maior desafio que é o de se manter-se na liderança no quesito inovação em modelos de gestão da Cadeia de Produção e Abastecimento de FLV no Brasil. O foco da equipe deve ser direcionado à busca por caminhos que assegurem a agregação de valor aos seus produtos, além de fortalecer o reconhecimento da marca pelos seus consumidores como produtos de alta qualidade. Como resultado final, a Sakata Seed Sudamérica Ltda. busca a fidelização de seus consumidores de sementes, produto considerado o "carro chefe" de seu portfólio e a maior razão da existência da empresa no mercado.

Em outubro de 2017 foi promovido pelo SEBRAE o seminário “O Sabor da experiência: o mercado gastronômico e o futuro do consumo”, com o objetivo de demonstrar a possibilidade de integrar as cadeias produtivas, desde a produção até a mesa do consumidor, nas palavras da diretora do SEBRAE, Heloisa Menezes, numa clara demonstração da tendência de aproximação entre as duas pontas da cadeia, a produção e o consumo.          

Logo, os caminhos e atitudes que a Sakata Seed Sudamérica Ltda. poderá adotar para se manter líder da inovação em modelos de negócios e gestão encontram-se citados abaixo:

1.   Manter o foco no investimento em pesquisas e novas tecnologias deve ser prioridade para a Sakata Seed Sudamérica Ltda manter-se líder na inovação em modelos de negócios e gestão. A empresa que investe em pesquisa tem mais chance de se manter líder no mercado em que atua. Segundo Rodrigues e Maia (2017) apud Lodi (2017) investir em inovação garante a sustentabilidade das empresas.

2. Investir em Marketing, buscando atrair novos consumidores, mostrando os benefícios trazidos pelos produtos, seu apelo saudável e de nutrição equilibrada e que ao mesmo tempo preserva o meio ambiente. A divulgação dos benefícios trazidos pelos produtos é produzida de forma ética e sustentável e promove a ampliação de seu mercado.

3.  Dar ciência ao grupo dos objetivos a serem atingidos e desafios que precisam ser superados. Uma visão clara da situação direciona o foco da equipe e favorece o surgimento de novas ideias.

4.  Os lideres devem sempre questionar a forma como a empresa atua. Sempre haverá espaço para melhorias e um bom líder questiona até processos que atingem os objetivos.

5.  Incentivar e dar liberdade aos membros da equipe facilitando o processo criativo. Ninguém buscará aperfeiçoar os processos se estiverem com medo de errar.

Estas são ações predominantemente internas que, se corretamente desenvolvidas, devem agregar valor à marca, representando os objetivos atuais. No entanto, torna-se necessário buscar o rompimento de barreiras a procura de um diferencial determinante para a sobrevivência e crescimento da empresa no futuro.

Além do mais, de acordo com os estudos realizados, a Sakata Seed Sudamérica Ltda. poderá traçar as seguintes estratégias para que continue avançando em novas modelagens de negócios de gestão na Cadeira de Produção e Abastecimentos de FLV no Brasil, são elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com