TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de mercado para readequação de estratégias organizacionais da Sakata Seed Corporation

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 5

Análise de mercado para readequação de estratégias organizacionais da Sakata Seed Corporation


RESUMO

A SSC é uma empresa de sementes de hortaliças e flores que valoriza o pioneirismo, a colaboração, a inovação e a melhoria do talento humano. Para tanto, atua em pesquisa, produção, transformação, comercialização, vendas e logística de distribuição para entregar aos seus consumidores mais saúde e qualidade de vida.

        Atualmente a Sakata possui mais de 250 culturas de legumes e 500 fazendas de flores na América do Sul, trabalhando com uma rigorosa política de qualidade.

Palavras-chave: Sweet Grape, Inovação, Estratégia de Negócio.

REFERENCIAL TEÓRICO

O Sweet Grape foi desenvolvido pela empresa Sakata Seed Corporation, no Japão, e apresentado ao Brasil no inicio da década de 2000, com frutos pequenos e alongados, peso médio de 10 a 20g, coloração vermelho intenso, tanto da casca quando da polpa do fruto; baixo índice de acidez, casca lisa e fina, cachos grandes com grande aceitação pelo consumidor e indicado para uso no acompanhamento em saladas ou consumo sem acompanhamento, como fruta in natura.

O tomate-uva é uma novidade, devido ao sabor adocicado e alta firmeza, resistência à doença e alto valor nutricional. A variedade tem ciclo de 60 dias, entre a plantação e o início da colheita. Cultivada em estufa, apresenta produtividade de 6 a 10 quilos por planta (JUNQUEIRA; PEETZ; ONODA, 2011).

OBJETIVOS

Analisar como a empresa Sakata Seed pode se manter líder e avançar no abastecimento de FLB no Brasil.

MÉTODO DE TRABALHO

Realizado estudo de caso sobre a produção de tomate Sweet Grape da empresa Sakata Seed Corporation.

A SAKATA SEED CORPORATION

        

Com sede na cidade de Yokohama, Japão e fundada em 1913, a Sakata Seed Corporation iniciou suas atividades de pesquisa e desenvolvimento genético de variedades de hortaliças e flores em larga escala o que lhe conferiu uma expansão mundial.

        Ao longo da história a SSC vem se destacando pela criação e desenvolvimento de novos conceitos em cultivo de hortaliças e flores e na produção de sementes de alta qualidade genética e fisiológica ganhando destaque como primeira companhia japonesa na comercialização de tais produtos para outros continentes.

        A Sakata possui um portfólio de mais de 140 cultivos de hortaliças e mais de 500 cultivos de flores e sementes das mesmas. Contando com aproximadamente 15% de seu faturamento em investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos a SSC mantém sua liderança no setor ano após ano.

CAMINHOS E ATITUDES PARA A SAKATA SEED CORPORATION (SSC) SE MANTER LÍDER DA INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS E GESTÃO

Para que a organização se mantenha líder em inovação em seu segmento, apresentamos abaixo 5 atitudes da empresa que devem ser assumidas e suas justificativas:

  1. Compromisso com leis e éticas: a ética é dedicada aos assuntos morais e, portanto, tem a ver com o comportamento dos profissionais. Já as leis têm seu princípio ético, mas não podem ser confundidas com ética. Para que a SSC continue inovando em seu segmento terá que seguir seu código de ética profissional dentro das leis que regem o seu segmento.
  2. Defesa e proteção do meio ambiente: a produção de FLV da Sakata deve continuar pautada na defesa e proteção do meio ambiente para que a empresa continue a ser inovadora, evitando defensivos agrícolas, pesticidas e agrotóxicos, utilizando alternativas naturais para preservação do solo e do ambiente.
  3. Gestão de pessoas: a gestão de pessoas nada mais é que o desenvolvimento do capital humano obedecendo cinco pilares: motivação, conhecimento e competência, processos de comunicação, trabalho em equipe e treinamento. Qualquer empresa necessita de uma boa equipe de trabalho motivada, comunicativa, com conhecimentos do cargo, da empresa e de suas competências, que saibam atuar em equipe e que se preocupem em aprender e realizar os treinamentos oferecidos pela empresa.
  4. Inovação: o desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira das empresas atualmente, segundo pesquisas junto aos empreendedores em geral. Surge então a pergunta: como inovar nesse novo século? Primeiramente não se refrear, ou seja, libertar-se das amarras corporativas, deixando de lado idéias preconcebidas e verdades absolutas; realizar brainstorming (Também conhecido como tempestade de idéias) com a equipe; criar hábitos diferentes; relaxar a equipe e deixar que cada profissional descubra o ambiente ideal que desperte a criatividade e a inovação. É necessário saber onde se quer chegar, traçar uma meta, um objetivo e alinhar com toda a equipe.Por fim permitir-se errar, para inovar é preciso correr riscos e cometer tropeços, admitir que algumas idéias não irão funcionar e aprender com isso.
  5. Marketing e vendas: outro desafio impactante para os empreendedores é alcançar um alto desenvolvimento em marketing e vendas. Porém, se bem pautadas, essas necessidades podem levar a empresa a alcançar a satisfação de seus clientes. Nesse meio o maior desafio é a retenção e geração de novos clientes.

SOLUÇÕES E JUSTIFICATIVAS

        Algumas soluções são indicadas para que a Empresa SSC possa inovar com segurança e se manter líder em seu segmento. Abaixo, algumas dessas soluções e suas justificativas:

  1. Estrutura organizacional adaptável

Para que a estratégia, ou seja, o caminho a ser seguido possa ser implementado com sucesso a estrutura organizacional precisa ser maleável e enxuta. Isso porque a estratégia pode mudar com o tempo para acompanhar a situação e os problemas que possam ocorrer durante a sua implantação e desenvolvimento. Pequenas correções de curso sempre são necessárias. Por isso, à medida que a estratégia muda, a estrutura organizacional deve acompanhar o mesmo movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com