TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de mercado para readequação de estratégias organizacionais da Sakata Seed Corporation

Por:   •  8/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

FATEC GARÇA

Projeto Integrador 5º semestre

Análise de mercado para readequação de estratégias organizacionais da Sakata Seed Corporation

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof. Virgílio Itaiuti Panzetti.

GARÇA

2019

  1. Introdução        

        

O objetivo deste trabalho será entender novos modelos de produção em organizações já estabelecidas no mercado. Identificar estratégias mercadológicas para aumento da competitividade. Identificar processos gerenciais orientados para a Gestão da Qualidade voltadas para a empresa Sakata Seed Corporation

  1. Apresentem 5 caminhos / atitudes e 5 justificativas (uma para cada atitude) que a SSC precisa adotar para manter-se líder da inovação em modelos de negócios e gestão em FLV:

Caminhos/Atitudes

Justificativa

Diminuir as perdas em produção, colheita e na distribuição

A produção precisa estar de acordo com as normas da Anvisa com relação a utilização de agrotóxicos e normas de plantio para aumentar o aproveitamento dos produtos. Os critérios adotados na lavoura definirão a qualidade do produto, por esse motivo podem agregar fornecedores através de financiamentos da produção e adotar processos de qualidade total. Deve-se também ter cuidado com a colheita, respeitando as características individuais de cada produto na preparação das caixas quanto a quantidades e peso para que os produtos não se danifiquem. Outra fase crítica é a logística para distribuição nos locais venda. Caminhões inadequados ou muita demora para o produto chegar ao seu destino final, podem acelerar o processo de perecibilidade dos produtos. Para que isso não aconteça todo o transporte e acondicionamento na entrega seja realizado a frio, garantindo assim maior sabor e frescor, produto sadio/saudável se torna um diferencial.

               Melhorar a exposição

A apresentação do produto é fundamental para a decisão do cliente em realizar a compra. Organizar os produtos, distribuição por cores e exposição de volumes estimulam o consumo, assim acabam ajudando reduzir as perdas.

Dar mais atenção à beleza na exposição, reduzindo a quantidade e aumentando a frequência de reposições, são estratégias comerciais para “seduzir” o cliente a comprar, também diminuem perdas, porém se não forem bem executadas pode ocasionar uma “quebra”.

O modo tradicional de expor o produto com grandes quantidades, arremessar os produtos sobre os outros e empilhar, diminuem a frequência de reposições, porém, contribuem para o aumento das perdas devido ao acumulo e peso.

Adequar-se as tendências no setor

Nos Estados Unidos já é mais comum a prática de comercializar vários produtos de FLV já embalados pelo produtor, gerando melhor conservação dos itens pois evita o manuseio do produto pelo varejista e pelo consumidor assim danifica menos.

No Brasil essa prática vem sendo implementada de forma mais lenta, produtos dentro de embalagens com Atmosfera Modificada, conhecidos como ATM podem triplicar a vida útil do produto em razão da combinação de gases e retirada de oxigênio, porém para que isso seja viável é necessário estudar -se o custo/benefícios, desta forma seria uma maneira de diminuir o número de perdas

Relacionamento com o cliente

O composto mercadológico ou marketing pode ser entendido como um conjunto de variáveis que a empresa planeja, implementa e controla para satisfazer seu mercado-alvo. São elas produto, preço, praça ou canal de distribuição e composto de comunicação ou promoção. A variável praça ou canal de distribuição é a maior estratégia para ter vantagem competitiva. Isto se deve ao fato de se tratar de uma estratégia de longo prazo, ter estrutura definida e

principalmente ser baseada em pessoas e relacionamentos.

Para que o cliente mantenha -se mais próximo e informado pode -se criar um cadastramento em um sistema, que enviara informações de produtos, como preço e promoções semanais via e-mail e sms além de um canal exclusivo telefônico.

Criação de novas filiais

Devido à alta perecibilidade e sazonalidade, a comercialização de FLV pode ser considerada intensiva, pois existe o interesse por parte dos produtores que seus produtos atinjam de forma rápida e eficiente, o maior número possível de pontos-de-venda. Aumentando os pontos de venda (clientes) aumenta -se os lugares à serem entregues, criando filiais mais próximas de seu mercado – alvo diminui a logística e prazo para entrega, fidelizando as parcerias de cliente – fornecedor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com