TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Mercado para Readequação de Estratégias Organizacionais da Sakata Seed Corporation

Por:   •  21/4/2019  •  Ensaio  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 7

FATEC JAHU

Jefferson Roberto de Oliveira Silva

Lilian Cristiane Garcia

Nathalia Mendes Gerotti Franco

Tema: Análise de mercado para readequação de estratégias organizacionais da Sakata Seed Corporation

Projeto Integrador V – 5º semestre

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do V – 5º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Prof. Rosa Maria Marciani.

Jahu-SP

02/2018


1 Introdução

As grandes empresas líderes de mercado precisam constantemente modificar sua forma de atuação. As companhias têm tomado consciência da necessidade de buscar novas formas de articulação institucional, através da construção de novos modelos de negócios e de parcerias estratégicas.

A empresa Sakata Seed Corporation (SSC) é uma multinacional japonesa líder no mercado internacional de sementes de hortaliças e de flores. A princípio, a Sakata Seed Corporation atendia os produtores com sementes diferenciadas. Mas várias questões passam a atingir a companhia. Uma dessas questões é responder a expectativas de aumento de produtividade e de redução nos custos de produção. Além disso, é necessário aumentar o conhecimento do mercado, funcionamento do mercado alimentar, dos fluxos e das relações de abastecimento no varejo.

Por outro lado, o consumidor tem novas expectativas com respeito aos alimentos. Além de preservar a saúde, nutrição equilibrada e atenção com o meio ambiente, os consumidores também estão preocupados com o sabor, inovação, praticidade, versatilidade, apresentação e uso de tecnologias éticas e adequadas de produção.

O objetivo desse trabalho é identificar estratégias mercadológicas para aumento da competitividade e identificar processos gerenciais orientados para a Gestão da Qualidade. Dessa forma, será possível responder as seguintes questões:

  • Quais caminhos e atitudes a Sakata Seed Corporation precisa adotar para se manter líder da inovação em modelos de negócios e gestão?  
  • O que a Sakata Seed Corporation fará para continuar avançando em novas modelagens de negócios e de gestão na Cadeia de Produção e Abastecimento de FLV (frutas, verduras e legumes) no Brasil? 

Para atingir esses objetivos, a metodologia de trabalho consiste em pesquisas em sites e artigos da internet que abordam o tema descrito, além de case sobre a história da Sakata Seed Corporation.


2 Desenvolvimento

A empresa Sakata Seed Corporation é uma multinacional de genética e produção de sementes, com sede na cidade de Yokohama, Japão. Foi fundada em 1913, com o nome original de Sakata Noen Ltda. Em 1930, iniciou atividades de pesquisa e desenvolvimento genético de variedades de hortaliças e flores em larga escala, conferindo à companhia as bases para sua consolidação e expansão mundial.

A Sakata destaca-se pelo investimento na criação e desenvolvimento de novos conceitos e cultivares de hortaliças e flores, e na produção de sementes de alta qualidade genética e fisiológica. Além disso, é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora, pois criou e introduziu produtos inéditos em todo o mundo,

A Sakata possui estações de pesquisa e escritórios de vendas localizados em pontos estratégicos ao redor do mundo, atendendo, atualmente, a mais de 130 países. É a primeira companhia japonesa a comercializar sementes de hortaliças e flores para outros continentes. Possui um portfólio com mais de 140 cultivares de hortaliças e com cerca de 500 cultivares de flores, no qual busca incorporar atributos e padrões das mais altas qualidades genéticas, patológica, física e fisiológica. Em 2009, a empresa obteve um faturamento mundial na ordem de US$ 500 milhões.

Apesar de todo este patrimônio e liderança, não é fácil para nenhuma organização se manter líder em inovação de modelos de negócios e gestão. A Sakata Seed Corporation (SSC) é responsável por apresentar um cenário com um novo modelo de produção e abastecimento integrado de hortaliças diferenciadas no mercado brasileiro, e manter-se líder em modelos de negócios de gestão da Cadeia de Produção e Abastecimento de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) no Brasil é um desafio.

Desta forma, apresenta-se no Quadro 1, alguns caminhos e atitudes, justificando cada uma delas, que a SSC pode adotar para se manter líder da inovação em modelos de negócios e gestão.


Quadro 1 – Atitudes e Justificativas para a SSC se manter líder em inovação de modelos de negócios e gestão

CAMINHOS/ATITUDES

JUSTIFICATIVAS

Manter e aprimorar o padrão de qualidade das suas sementes

Como a melhoria contínua do padrão de qualidade das suas sementes, é possível que menos pragas atinjam a produção, assim como, a quantidade produzida é maior.

Manter e buscar novos parceiros.

Não é possível ser líder de mercado na América do Sul sem parcerias fortes e consistentes. É preciso cada vez mais expandir as parcerias, para que suas sementes possam chegar a todos os consumidores que apreciam produtos diferenciados.

Estes parceiros devem envolver a associação e cooperação mútua entre empresas de diversas áreas, que possam complementar expertises, perfis tecnológicos e de objetivos comerciais. O que pode gerar novos modelos de atuação no mercado de abastecimento de FVL, buscando alcançar resultados economicamente viáveis a todos os envolvidos.

Investir em outras hortícolas

Uma marca consolidada pode agregar novos produtos a sua marca. Os consumidores da SSC poderão consumir novos produtos de FLV.

Buscar produtos sem agrotóxicos

Esse é um diferencial. Cada vez mais as pessoas buscam produtos livre de agrotóxicos. Embora tais produtos tenham um valor agregado maior, uma fatia cada vez maior da população busca por alimentos orgânicos.

Investir no sistema integrado

Este sistema tende a permitir uma oferta mais constante e oportuna de frutas, legumes e verduras, com melhor padrão de qualidade, não só na forma, como na qualidade nutricional e procura também introduzir no sistema marcas que agreguem mais valor aos produtos comercializados.  

O sistema também permite extrair o máximo do potencial genético, pois a todo o momento a SSC investe no desenvolvimento genético de alto desempenho, visando oferecer produtos de alto rendimento aos produtores e hortaliças mais seguras e com qualidade superior aos consumidores.

Fonte: Elaborado pelos autores (2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com