TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE MERCADO PARA READEQUAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS DA SAKATA SEED CORPORATION

Por:   •  14/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE DE MERCADO PARA READEQUAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS DA SAKATA SEED CORPORATION

Paula Ouverney Diniz;

Rafael Gonçalves Ferreira;

Tamires Rodrigues Martins;

Thalita Cristina Alvim G. Silva.

INTRODUÇÃO

Em novos modelos de produção e de gestão as empresas que já estão consolidadas e muito bem constituídas, precisam passar por uma reciclagem para se entender que o processo de produção envolve muito mais do que uma operação dotada de processos bem definidos e de grande sistemática, mas sim compreender que a cada novo dia, as empresas se modificam no sentido do relacionamento, da flexibilidade, agilidade, entre outros aspectos que a fazem estarem em um âmbito produtivo, mas com mais proximidade.

Assim como no vídeo demonstrado em uma empresa de verduras na qual é necessária uma melhoria constante, entendendo todo processo para que o mesmo não fique parado no tempo, mesmo se a empresa já esteja consolidada, a cada dia é preciso que os processos sejam melhorados e que um estudo contínuo para que possa aperfeiçoar cada método que empresa possui sendo assim haverá avanços significativos dia após dia.

Segundo a análise da empresa Sakada Seed é verificada a cada dia que novas tecnologias e novos estudos são realizados para que os produtos, não fiquem obsoletos e a cada dia passem por transformações na qual o mercado exige, que o mesmo esteja alinhado às tendências exigidas pelos clientes e consumidores sendo assim é possível notar com análise o texto que as empresas a cada dia que passa, sendo elas de qualquer segmento precisam aperfeiçoar tanto os seus produtos quanto os seus processos.

Existem alguns novos modelos de produção que podem se encaixar perfeitamente naqueles que já estão constituídos e estabelecidos no mercado, àquelas empresas nas quais a mesma já estando em funcionamento, podem funcionar perfeitamente se encaixar, mesmo nesses modelos de negócio aspectos como tecnologia avanço de habilidades, soft Skills entre outros aspectos que tanto empresa quantos funcionários possuem estão alinhados a esse novo modelo de gestão dessa forma toda e qualquer empresa mesmo ela já estando constituída ou sendo uma nova precisa se adaptar e se aprimorar para que este modelo de gestão da produção possa acontecer de maneira clara e transparente fazendo com que funcione workflow bem e eficiente.

É natural que as empresas já constituídas utilizem de modelos de gestão da produção mais tradicionais para que o funcionamento aconteça, porém nos dias de hoje a concorrência e os novos modelos de negócio vem tomando conta do mercado de uma maneira muito forte, sendo assim se as companhias não se adaptarem, a empresa corre riscos de sofrer sérias consequências por não mudar a metodologia ou talvez mesmo a mentalidade do estilo de gestão da produção, sendo que o em diversas situações irão facilitar e trazer otimização a todo e qualquer processo que empresa possua.

Dessa forma é possível agir na redução de custo na agilidade processo e na exatidão da execução de todo e qualquer trabalho, entre outros aspectos que trarão mais benefícios para empresa, pois a mesma precisa utilizar desses benefícios para que esteja viva competitivamente dentro do mercado conseguindo assim aperfeiçoar seus produtos e agregar valor em cada um deles.

Uma das principais estratégias mercadológicas para aumentar a competitividade no cenário atual é aperfeiçoar e empreender em cada processo, podendo assim enxergar novas maneiras de agregar valor nos produtos do qual a empresa se faz sobreviver.

Muitas empresas têm reconsiderado seus produtos, e a maioria delas vem tentando agregar valor a cada um dos seus produtos que são oferecidos aos seus clientes, pois dessa maneira é possível aumentar sua rentabilidade e se diferenciar da concorrência, na qual cada vez mais tem se aprimorado e aperfeiçoado processos e produtos, dessa maneira é preciso entender que qualquer segmento que a empresa seja, sendo ela hortifrúti, indústria, prestação de serviços ou qualquer outro segmento de mercado é preciso sempre atento, as melhorias que podem ser realizadas dentro do seu processo produtivo e de seus produtos entendendo que a necessidade de seus clientes é que faz a demanda do seu segmento de mercado.

É importante perceber que a empresa estudada é uma empresa na área de Hortifruti, que precisou verificar no seu processo que existiam novas tendências no mercado, que exigiram com que ela estivesse antenada, e tomasse alguma ação para que a melhoria nos seus produtos ou até mesmo uma modificação em cada um deles trouxesse um valor agregado ainda maior, mesmo que o produto seja uma commodity, essa mesma pode ter o seu valor agregado aumentado em algumas vezes.

Portanto uma das principais estratégias que são verificadas como necessárias é sempre estar atento às novas tendências que o mercado, tem a oferecer, Isso tudo depende extremamente do modelo de gestão que a empresa adota se a mesma está ou não verificando os seus processos e possibilitando melhorias em todos os âmbitos e dentro de toda a sua estrutura em todos os seus produtos. Agregação de valor é um importante aspecto também, o mesmo tende a tornar ou trazer agregação de valor ao seu produto, uma vez que o mesmo está sempre atento às necessidades que o mercado e o cliente possuem, trazendo um diferencial competitivo para empresa.

Manter-se líder de inovação em modelos de negócios e gestão é um grande desafio para uma empresa, entre os caminhos e atitudes que a empresa Sakata Seed precisa adotar para se manter líder da inovação em modelos de negócios de gestão , estão:

CAMINHOS/ATITUDES

JUSTIFICATIVAS

Sustentabilidade: Embalagens e processos produtivos

As organizações estão mais comprometidas com as questões ambientais, estão se adequando às legislações vigentes não somente pelo cumprimento das leis, mas por causa da sua imagem diante da sociedade hoje com a velocidade de troca de informações é uma questão de sobrevivência no mercado. Empresas que atual dentro do conceito de sustentabilidade ganham notoriedade e aumentam seus lucros e o valor de suas empresas e produtos. Com consumidores mais conscientes e bem informados a respeito das consequências ambientais e processos produtivos economicamente saudáveis, estão dispostos a pagar mais caro por marcas de produtos que protegem o meio ambiente, sendo importantes os investimentos em embalagens e processos produtivos sustentáveis.

Investimento no marketing de vendas

Com objetivo de aumentar a visibilidade do produto e ampliar vendas propõe se: Análise de SWOT nos PDVs, Implantar estratégias de vendas com promotoras qualificadas para demonstrar o produto e suas especificidades e benefícios para estabelecer a diferenciação do produto da SSC nos pontos de venda, em seus diversos tipos e formas, como display coloridos, ilhas de oferta, degustação do produto, amostras grátis, ponta de gôndola.

Em propagandas investir em programas de televisão de culinária onde o produto pode se utilizado em pratos demonstrando ser versátil e de qualidade. Campanhas direcionadas ao público-alvo infantil com utilizando mídias como a televisão e internet com a criação de um personagem que tenha como foco principal o produto da SSC.

Cultivar o espírito empreendedor dentro da empresa, desenvolvendo seus valores e estimulando a visão da inovação.

O Ambiente e visão empreendedora induzem valores de criatividade e inovação na cultura da organização e criam um ambiente interno que apoie incondicionalmente isso tudo.

A inovação deve estar relacionada com a competitividade da empresa e sua capacidade de conseguir retornos financeiros acima da média. As inovações de produto estão mais relacionadas com a estratégia de diferenciação, enquanto as inovações de processos estão ligadas à estratégia de liderança no custo total. Desta forma, a inovação pode auxiliar a implementar as estratégias da empresa.

Melhoria no sistema de informação

O resultado das empresas, seu sucesso e conquista de clientes, é proporcional à velocidade em que as informações de qualidade são assimiladas na empresa e pela rapidez com que são tomadas decisões (VIANNA, 2015, p.12). As organizações precisam dos sistemas de informação para gerenciar os dados de seu negócio e transformá-los em informações úteis. Para melhoria no sistema de informação na SSC é necessário, por exemplo, esclarecer as estratégias e objetivos da organização, investir nos gestores para melhor manipulação de dados, identificar competências informacionais, dar maior atenção na manipulação de tipos específicos de conteúdos da informação. É preciso obter informações sobre seu produto, conhecimento sobre outras culturas, clientes, tecnologia da informação. Os sistemas de informação estão ligados às tecnologias de informação, por isso também se torna essencial que os equipamentos de tecnologia da informação sejam bem calculados para apoiar a execução dos sistemas de informação.

Inovação de Processos

Uma das razões para explicar a habilidade em sobreviver em mercados globalizados altamente competitivos é o alto grau de complexidade do que elas fabricam e a imensa dificuldade que um novo concorrente enfrenta ao tentar aprender e dominar suas tecnologias. Dentre as principais estratégias mercadológicas para aumentar a competitividade no cenário atual está o aperfeiçoar e empreender em cada processo, podendo assim enxergar novas maneiras de agregar valor nos produtos do qual a empresa se faz sobreviver. A inovação de processos trará a empresa: acesso a novos mercados, aumento de receitas, novas parcerias, melhor alinhamento com as tendências, preparando a empresa para o futuro. Planejamento, transparência e foco nos objetivos são 3 dos principais ingredientes para tornar a inovação de processo muito mais equilibrada e direcionada às suas estratégias.

Como o maior dilema da Sakata Seed Corporation é que seus produtos estragam muito rápido, e suas soluções inovadoras são copiadas muito rapidamente. Como estratégia, são apresentados alguns problemas e possíveis soluções sobre como a SSC poderá continuar avançando em novas modelagens de negócios e de gestão na Cadeia de Produção e Abastecimento de FLV no Brasil, conforme o quadro a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com