TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SWOT DO SUPERMERCADO EXTRA MARKET

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DE SWOT DO SUPERMERCADO EXTRA MARKET

Luis Carlos Luz Araujo

47025864

Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

O método SWOT de acordo com Appio (2005), representa a abreviatura de quatro focos de análise, os êxitos no que tange aos objetivos alcançados, os pontos fortes; considera também as deficiências, dificuldades, fracassos, aspectos fracos; os potenciais, como a capacidade e as ideias de melhoramento; por fim os obstáculos, ou seja, contextos adversos e resistências as mudanças.

A partir dessa informação, podemos perceber no que tange as informações do Supermercado Extra Market, que a empresa tem no seu ambiente interno pontos fortes como a capacidade de oferecer serviços diferenciados baseado na necessidade do cliente, bem como de manter promoções semanais, além de tudo experiência no setor varejista e busca sempre de inovação tanto em conhecimentos, quanto em produtos e serviços.

Quanto aos pontos fracos, a empresa cita a péssima localização, estrutura física deficitária e espaço pequeno, além de recursos financeiros escassos para realizar investimentos.

Diante da análise dos pontos fortes e fracos da empresa, uma solução apontada a localização diz respeito a oferta de serviço “delivery” onde o produto irá até o cliente. Quanto a escassez, a redução de custos operacionais e verificação das verdadeiras necessidades, bem como ainda a realização de parcerias ajudaria a resolver o problema.

No ambiente externo temos as oportunidades: como expansão do ramo varejista, com grande demanda no município, aumento dos negócios utilizando estratégias de marketing e fidelização de clientes; já as ameaças são: concorrentes com localizações mais privilegiadas; procura de clientes por ambientes mais confortáveis, possibilidade de entrada de novos concorrentes no município.

Percebe-se que a experiência do setor possibilita através de estratégias de marketing e criação de ferramentas, métodos que venham a beneficiar e fidelizar clientes, estas ações criam barreiras para a entrada de novos clientes. Outro ponto a se pensar é a qualificação dos colaboradores, visando garantir um ambiente confortável e confiável, na busca de suprir a localização menos favorável.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

APPIO, Jucelia; VIEIRA, Valter Afonso; TIBOLA, Fernando. Uma aplicação da matriz BCG e Análise SWOT: Um estudo de caso. Curso de Administração/Comércio Exterior na Unipar de Francisco Beltrão, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com