TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR SOBRE AS AÇÕES COTIDIANAS DO ADMINISTRADOR

Por:   •  2/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

I ENCONTRO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DO SERTÃO PARAIBANO

“ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR SOBRE AS AÇÕES COTIDIANAS DO ADMINISTRADOR”

COMO O ADMINISTRADOR PODE INCENTIVAR O INTRAEMPREENDEDORISMO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

HOW THE ADMINISTRATOR CAN ENCOURAGE INTRA-ENTREPRENEURSHIP WITHIN THE ORGANIZATIONS

Francisco Eliel da Silva

Paulo Roberto²

Resumo: Este trabalho buscou apresentar o conceito de intraempreendedorismo como uma importante ferramenta que contribui no desenvolvimento das organizações. O objetivo desse artigo é mostrar a importância que o empreendedorismo tem para as empresas e destacar o papel fundamental do gestor no incentivo à cultura intraempreendedora. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados conceitos de autores que tratam da temática, buscou-se apresentar inicialmente o conceito e a importância do intraempreendedorismo para as organizações, em seguida foi abordado a cultura organizacional e por fim foi apresentado a importância que a motivação exerce em todo esse processo. Diante dos resultados obtidos pela pesquisa bibliográfica foi possível observar que de fato o intraempreendedorismo exerce um papel fundamental nas empresas, sendo um grande diferencial competitivo, visto que, poucas são as organizações que adotam esse tipo de prática, apesar de vir a cada dia aumentando o número de empresas que buscam desenvolver uma cultura voltada para o empreendedorismo. O empreendedorismo exige um ambiente que motive os colaboradores, essa é, justamente a grande missão do administrador, manter a equipe motivada.

Palavras-chave: Intraempreendedorismo. Empreendedorismo. Cultura organizacional.

Abstract: This work aimed to present the concept of intrapreneurship as an important tool for the development of organizations. The purpose of this article is to show the importance that entrepreneurship has for companies and to highlight the manager's fundamental role in encouraging intrapreneur culture. In order to reach the proposed objective, the authors were invited to discuss the concepts and authorship of the subject, and to present the concept and importance of secondary education for organizations, in which an organizational culture was approached and, finally. You can look for fundamental data in companies, being a great differential of interest, since few companies adopt this type of practice, even though they are a full day. Number of companies that seek to develop a culture focused on entrepreneurship. Entrepreneurship requires an environment that motivates employees, thus, precisely the great mission of the administrator, to keep a team motivated.

Keywords: Intrapreneurship. Entrepreneurship. Organizational culture.

1 INTRODUÇÃO

O mercado está sempre em constante transformação e para que uma organização se mantenha ativa no mercado é necessário que a mesma não só acompanhe o desenvolvimento da área em que atua como também implemente ideias que agreguem valor para seus clientes.

O intraempreendedorismo é uma pratica que está sendo cada vez mais adotada no ambiente de trabalho das organizações, dos mais variados setores, que tem uma visão mais ampla da importância que o colaborador tem dentro de uma organização. Dentro deste contexto o administrador tem um papel fundamental, que é desenvolver uma cultura organizacional na qual os colaboradores tenham a oportunidade de criar e desenvolver ideias que possam transformar o negócio.

O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, onde buscou-se obras que trataram acerca da temática apresentada. Com base em conceitos sobre o tema esta pesquisa objetiva evidenciar a importância que o intraempreendedorismo tem para uma organização e como a figura do administrador pode criar um ambiente propicio ao desenvolvimento de práticas empreendedoras.

A grande finalidade do intraempreendedorismo é suprir a necessidade de ideias que tragam inovação, pois a inovação é um fator de competitividade, que é essencial para uma empresa se manter no mercado.

O administrador enquanto líder tem a grande responsabilidade de criar uma cultura propicia ao desenvolvimento de ideias, além disso motivar seus liderados para que os mesmos possam sentir-se parte da empresa é essencial. No momento em que o colaborador tem noção da sua importância para a empresa ele buscará o crescimento da mesma, visto que o resultado da empresa trará crescimento profissional para ele.

O capital intelectual pode ser considerado um conjunto de informações e conhecimentos que uma empresa retém. Mas, para que todo o conhecimento possa ser aplicado de forma estratégica são necessárias pessoas que tenham os conhecimentos e a atitude de colocá-los em prática. Nesse contexto, a importância do líder surge em meio a necessidade de motivar os colaboradores a terem atitudes intraempreendedoras, tornando o ambiente organizacional mais produtivo. Porém, o comportamento empreendedor nem sempre é uma característica de todos, por isso o líder deve buscar selecionar pessoas que apresentem tal comportamento ou mesmo buscar desenvolver isso em sua equipe.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INTRAEMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é o ato de empreender, que nada mais é que resolver um problema ou ter atitudes que retire um indivíduo de uma situação problemática e o leve a uma solução. No âmbito empresarial está mais relacionado a criação de novos produtos, serviços e empresas. Mas, empreender é também saber identificar oportunidades e agregar valor para a empresa e seus clientes.

Para Chiavenato (2007) o verdadeiro espirito empreendedor está presente em todas as pessoas que mesmo que nunca fundem uma empresa ou construam um negócio próprio, mas se mostram preocupadas e focadas em assumir riscos e inovar sempre. Na verdade, o empreendedorismo está muito relacionado a visão, ou seja, conseguir ver oportunidades onde outras pessoas veem problemas e além disso a ação de fazer as coisas acontecerem.

De acordo com o empreendedor Marcelo Coffanio (2017) o intraempreendedorismo é um termo que faz referência a um ‘empreendedor interno’, trata-se de profissionais que ganham destaque pelas suas atitudes em inovar e seu constante desejo em fazer parte de algo grandioso. Assim, o intraempreendedor é um funcionário que pratica o empreendedorismo dentro da sua função. Ele ainda coloca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com