TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME “O HOMEM QUE MUDOU O JOGO” E SUA RELAÇÃO COM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  2.829 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADA MUNICIPAL DE PALHOÇA        18 DE SETEMBRO DE 2015

ACADÊMICO: JOSÉ ROBERTO DE ABREU        MATRICULA: 1045

PROFESSOR: RENÊ AHLFELDT

DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

ANÁLISE DO FILME “O HOMEM QUE MUDOU O JOGO” E SUA RELAÇÃO COM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

        O filme “ O homem que mudou o jogo” mostrou-se muito interessante no que tange as teorias administrativas e de inovação. Quando se analisa pela ótica da gestão de projetos pode-se notar que a equipe do Oakland Athletics mostra um projeto consistente de se manter entre os principais times da liga apesar de ter um orçamento muito inferior aos outros times.

        Após encerrar uma ótima temporada vê seus principais jogadores saírem para clubes maiores e como o seu orçamento era limitado teve dificuldade de recompor seu time, porém, como os imprevistos durante a execução de projetos devem ser resolvidos para da melhor forma possível, pois, o projeto não pode parar e tem prazos e metas a serem cumpridos.

        Com o orçamento apertado ameaçando o atingimento do resultado esperado de seu projeto o Gerente do Clube encontra no economista Peter Brand um parceiro para a montagem do elenco que ao invés de utilizar o empirismo e a intuição para montar o elenco ele o faz baseado em estatísticas e números de cada um atleta que trarão para representar o time.

        Baseados nas estatísticas o time é montado com diversos jogadores desconhecidos ou subestimados pelos grandes clubes. Por ser uma maneira diferente de selecionar jogadores e montar uma equipe eles enfrentam muitas críticas e desconfianças ao trabalho realizado por eles.

        Como eles tinham definido um escopo muito claro para o projeto e planejado todas as etapas a serem cumpridas, o projeto foi levado adiantes mesmo com os resultados não estando dentro do esperado o projeto segue adiante e eles encontram dificuldades com o técnico da equipe insistindo com alguns jogadores que estavam no time desde o ano anterior pois não confiava nos novos atletas contratados pelas estatísticas e não como era tradicionalmente feito.

        Ao deparar com este problema e vendo o resultado do seu projeto ser ameaçado foi necessário readequar o projeto e refazer parte do elenco e neste ponto o projeto é reavaliado e alguns dos jogadores que o treinador tinha como sendo de sua confiança tiveram de ser negociados para que outros jogadores pudessem ter chance de jogar e mostrar que as estatísticas estavam corretas.

        Com estas mudanças sendo implementadas os resultados começaram a aparecer e o time começou a reagir na tabela do campeonato e o projeto foi cada vez mais ficando mais próximo de ser alcançado.

        Estando posto estes pontos podemos notar que o que foi feito no time reflete muito o gerenciamento de projetos, pois, nota-se nitidamente que primeiramente foi definido o escopo de projeto e em seguida buscou-se os recursos humanos e financeiros necessários para a execução do projeto.

        Como os recursos financeiros ficaram abaixo do necessário o gerente do time (projeto), buscou em um economista que havia desenvolvido um sistema que analisava as estatísticas dos jogadores como se fossem indicadores financeiros e com isto conseguiu montar um time muito competitivo apesar de ter uma situação financeira muito abaixo de seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com