TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.922 Palavras (16 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO INTERDISCIPLINAR

3º/4º PERÍODO

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

IPATINGA

MARÇO/2018


  1. INTRODUÇÃO

A proposta pedagógica da Faculdade Única de Ipatinga contempla a realização do Trabalho Interdisciplinar no curso de Administração, ao longo de cada semestre letivo.  Este trabalho tem como proposta integrar as disciplinas cursadas no período através da interdisciplinaridade, possibilitando aos acadêmicos a oportunidade do desenvolvimento de hábitos e processos de trabalho em equipe e a produção do conhecimento.

         O trabalho interdisciplinar visa integrar disciplinas cursadas no período, de acordo com um tema central relacionado a uma dessas disciplinas. Tem o propósito também de interligar e conjugar os conhecimentos teóricos e práticos discorridos pelas disciplinas e a vivência prática-profissional dos docentes e alunos. Com isso, o aluno desenvolverá:

  • o trabalho em equipe;
  • a interdisciplinaridade;
  • a produção do conhecimento;
  • a vivência prática dos conteúdos vistos em sala de aula;
  • o desenvolvimento do raciocínio crítico-analítico na elaboração de estratégias administrativas;
  • o hábito da leitura;
  • a desinibição para falar em público e a oralidade.

  1. JUSTIFICATIVA

Trabalhar interdisciplinarmente significa trabalhar de uma forma ‘conectada’, ou seja, interligada com os diversos campos do conhecimento. Significa também romper com uma tendência de compreender as coisas, sejam elas de quaisquer áreas, de uma forma compartimentalizada, fragmentada e sem integração. E esses fatores devem ser considerados para a construção da interdisciplinaridade.

Este projeto pretende, portanto, possibilitar aos alunos do curso de Administração o desenvolvimento de um estudo teórico e prático, objetivando levá-los à prática da teoria desenvolvida durante o curso, de forma a proporcionar-lhes uma aprendizagem ativa com conhecimento significativo.

        Esta oportunidade de confrontar a teoria com a prática é de suma importância na vida dos estudantes, pois dessa forma estarão mais preparados para o mercado de trabalho.

  1. OBJETIVOS

3.1 Geral

 Possibilitar aos alunos do Curso de Administração o estabelecimento de relações entre as diversas disciplinas do curso com a realidade da conjuntura administrativa de uma empresa.

3.2 Específicos 

  • Desenvolver um trabalho técnico-científico que permita confrontar situações da gestão empresarial com as especificidades de cada disciplina do período em curso;
  • Permitir aos educandos trabalharem e desenvolverem uma atividade técnico-científica que possa ser avaliada pelas organizações;
  • Possibilitar a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

  1. DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
  1. O trabalho deverá ser realizado em grupos de 05 (cinco) alunos. Esse número não poderá, em hipótese nenhuma, ser excedido e os casos muito excepcionais serão resolvidos pelo professor coordenador do trabalho ao realizar a definição dos grupos em sala de aula.
  2. O trabalho é interdisciplinar sendo, portanto, condição indispensável para sua construção a integração e a relação do assunto desenvolvido com as disciplinas estudadas no período. Ele deverá contemplar todas as disciplinas do período. Essa condição é determinante para a execução do trabalho.
  3. Não haverá uma disciplina tema para a elaboração do trabalho interdisciplinar. Serão envolvidas todas as disciplinas do período: Contabilidade Geral, Direito do Trabalho e Legislação Social, Economia Brasileira e Regional, Estatística e Gestão de Processos, e, para promover a interdisciplinaridade, os grupos deverão propor, à luz dos conteúdos de cada disciplina envolvida no trabalho, ações nos processos administrativos da organização que demonstrem o funcionamento eficiente e eficaz da organização, identificados a partir da análise da sua estrutura.
  4. Para o desenvolvimento do trabalho, cada grupo escolherá uma empresa a ser analisada a partir da sua constituição, ou seja, verificará seu funcionamento relativamente a cada disciplina estudada no semestre, desde a área contábil até o desenvolvimento de seus processos, podendo analisar tudo que for publicamente disponibilizado em jornais ou site da empresa e realizará pesquisa bibliográfica suficiente para fundamentar o tema e a aplicação dos conteúdos de cada disciplina envolvida.
  5. O trabalho a ser desenvolvido abrangerá um estudo dos 03 (três) últimos anos da empresa escolhida pelo grupo, a qual não poderá ser repetida por outro grupo.
  6. O trabalho será desenvolvido de acordo com as solicitações de cada disciplina envolvida no projeto e orientado pelos seus respectivos professores, tendo em vista que cada professor analisará a parte referente à sua disciplina. Um professor será designado pela coordenação do curso para conduzir esse processo.
  7. Os encontros entre o grupo e o professor-orientador e a forma de orientação devem ser combinados entre as partes, de forma a atender suas disponibilidades.
  8. O grupo deverá registrar todos os encontros e participações individuais de cada membro no formulário ‘Registro de Encontros Individuais’ (APÊNDICE B) que deverá ser encadernado junto à versão final do trabalho escrito. Este registro servirá de subsídio para o orientador e demais professores verificarem a participação individual de cada membro do grupo.
  9. Todo e qualquer contato com os professores é de responsabilidade do grupo. Isto quer dizer que não é papel do professor ficar ‘correndo atrás’ do grupo para que o mesmo desenvolva o trabalho.
  10. Uma descrição das principais atividades a serem desenvolvidas poderá ser encontrada no item 5.1.2 deste projeto, contendo as solicitações especificas de cada disciplina, as quais deverão ser atendidas (servirão de base) para possibilitarem a análise da situação da empresa e a proposição de ações que possam mitigar riscos de sua deterioração.
  11. As habilidades e competências relacionadas a este trabalho interdisciplinar são:

 Possibilitar aos alunos do 3°/4º períodos do Curso de Administração a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas Contabilidade Geral, Direito do Trabalho e Legislação Social, Economia Brasileira e Regional, Estatística e Gestão de Processos;

 Desenvolver o senso crítico dos alunos através de um processo de investigação e pesquisa, confrontando-os com um cenário regional e nacional que apresenta diversas variáveis e conceitos em Administração de Empresas;

 Capacitar o aluno para analisar riscos nos processos administrativos da organização, a partir da análise e interpretação dos demonstrativos contábeis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (341.2 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com