TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA SUSTENTAVEL

Por:   •  25/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – CHÁCARA SANTO ANTÔNIO

ARQUITETURA SUSTENTAVEL

Material arquitetônico sustentável e material urbano sustentável

Nomes: Daniel Freitas de Oliveira RA: D169BI-2, Guilherme Di Risio Corrêa

RA: D929542, Felipe Bomfim silva RA: N4446D8

Índice

1 Tijolo Ecológico.......................................................................................................3

  1. Modo de fabricação...................................................................................................3
  2. Usos.......................................................................................................................... 3
  3. Vantagens..................................................................................................................3
  4. Desvantagens............................................................................................................4

2 Piso intertravado......................................................................................................5

2.1 Modelos e Funções...............................................................................................5

2.2 Benefícios.............................................................................................................5

2.3 Malefícios..............................................................................................................6

3 Referencias bibliográfica.........................................................................................7

        

TIJOLO ECOLÓGICO

Tijolo ecológico é um modelo de tijolo feito a partir da mistura da água com solo ou outros resíduos naturais e recicláveis que não passa pelo processo de queima, o que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Trata-se de um dos materiais mais usados quando falamos de arquitetura sustentável. Para se ter uma ideia da sua eficácia na preservação do meio ambiente, de acordo com a ANITECO (Associação Nacional da Indústria do Tijolo Ecológico) a produção de 1.000 tijolos ecológicos economiza de 7 à 12 árvores de médio porte, quando comparado ao bloco cerâmico.

Existem basicamente 2 tipos de tijolos ecológicos o Solo cimento que tem a composição básica de solo + cimento + água e o Tijolo ecológico que reaproveita os resíduos que seriam descartados como plásticos, pneus, garrafas pet ou fibras naturais.

1.1 Modo de fabricação

O tijolo ecológico é feito por meio de um método de compressão. Após a mistura do solo com a água, o material é moldado, prensado e compactado em prensas manuais ou hidráulicas.

Após a prensagem, os tijolos ecológicos passam pelo processo de cura e secagem que dura cerca de 28 dias.

1.2 Usos

Os tijolos ecológicos podem ser usados em qualquer tipo de obra, de um ou mais pavimentos.

No caso de uma obra com mais de um pavimento, recomenda-se o uso de coluna como as que são feitas nas obras de alvenaria tradicional.

Vale destacar que as casas com tijolos ecológicos seguem um padrão diferenciado em relação à construção de casas de alvenaria, especialmente no que diz respeito a estrutura de vigas e colunas.

1.3 Vantagens

Sustentabilidade

arquitetura sustentável é uma realidade cada vez mais presente na construção civil. Diante desse contexto, uso do tijolo ecológico vai ao encontro das ações que ajudam a preservar o meio ambiente.

3

Além de reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, os tijolos ecológicos ajudam no reaproveitamento de materiais que demorariam anos para se decompor na natureza, como pneus e garrafas pet.

Estética

A estética do tijolo ecológico é muito apreciada para quem busca uma obra com aspecto mais rústico e orgânico. É uma excelente opção para casas no campo e na praia.

Praticidade

A execução de uma obra como tijolo ecológico é mais prática, já que os furos dos blocos ajudam no encaixe e reduzem a necessidade de argamassa.

Dessa forma, a finalização da obra é mais rápida, economizando tempo e mão de obra.

Segurança

Os tijolos ecológicos distribuem melhor o peso da obra como um todo, o que traz segurança para a estrutura da casa.

Redução de resíduos de construção

Um canteiro de obras costuma gerar muito entulho. Como os tijolos ecológicos exigem bem menos argamassa para a execução da obra, a geração de resíduos é menor.

1.4 Desvantagens

 

Preço do tijolo ecológico

Quando comparamos o preço do tijolo sozinho, o ecológico chega a ser até 4 vezes mais caro. Para executar 1m² de uma parede com tijolo de 8 furos gastamos aproximadamente R$10,00, enquanto com o tijolo ecológico de 2 furos esse valor pode chegar a R$40,00.

Espessura maior das paredes

O espaço disponível para a obra é pequeno? Então o tijolo ecológico pode não ser uma boa ideia, já que sua espessura é maior do que a dos tijolos convencionais.

4

PISO INTERTRAVADO

O piso intertravado trata-se de blocos de concreto pré-fabricados que são assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. Sua matéria prima de origem é o cimento e a areia.

O piso chegou no Brasil na década de 1970, e se tornou um substituto para o paralelepípedo. A ideia do piso intertravado, evolui de um tipo de piso usado na época da Mesopotâmia, o piso de pedra, que foi utilizado por muito tempo, desde 5000 a.C – 2000 a.C.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com