TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO GE CELMA

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A “GE CELMA”, uma conceituada empresa Global e Diversificada, focada em solucionar alguns dos mais complexos problemas do mundo. Foi líder em planejamento estratégico em 1970 e modelo em processos de qualidade nos anos 90.

Há mais de 125 anos no mercado, essa empresa além de se preocupar com suas atividades, investe em seus estimados colaboradores, se preocupa com Responsabilidade Socioambiental, preocupa-se com o plano de carreira de seus funcionários, em riscos da profissão, investe na redução de acidentes de trabalho.

Oferece qualidade de vida e segurança no trabalho para seus colaboradores e clientes, pensa na responsabilidade social, no meio ambiente, preocupa-se no desenvolvimento profissional e pessoal de cada um que ali mostra seu desempenho.

Enfim, essa família que é a GE CELMA, é a empresa que além de querer crescer no mercado, que é objetivo de toda e qualquer entidade, ela ainda quer andar um passo a frente de seus concorrentes, sempre inovando e acreditando em seus profissionais, realiza também a educação corporativa.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre as qualidades das empresas que não só visam o lucro, mas sim a capacidade e o crescimento do próximo, assim como a GE CELMA?

Vamos lá.

2. DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

A empresa GE CELMA, decidiu duplicar sua capacidade produtiva, tendo como foco o recrutamento por cerca de 400 contratações e capacitação em um novo time.

“A GE CELMA, privilegia, sempre que possível, o desenvolvimento interno de seu time. Desta forma, as vagas são divulgadas internamente nos quadros de aviso e através de e-mail corporativo. Além disso, vagas que potencialmente, podem ser ocupadas por outros colaboradores da GE de outras unidades de negócios também são divulgadas para todos os Colaboradores da GE através de um sistema mundial chamado COS”.

A CELMA acessa também o site da GE onde há um link onde candidatos que tem interesse em uma carreira na Organização podem cadastrar seu currículo. Para vagas operacionais com alto grau de especialização fazem um forte investimento em desenvolvimento desta mão de obra através de curso de formação técnica no SENAI.

O RH da GE usou como forma de tratamento e desenvolvimento para alcançar o grande objetivo da empresa, o método de recrutamento de seleção interna, a empresa tem com objetivo principal em suas contratações, a qualificação profissional de seus funcionários.

É realizado um treinamento ON THE JOB, dentro da própria empresa, apresentação da estrutura organizacional, normas de trabalhos da empresa aos funcionários, treinamento introdutório, selecionar pessoas com habilidades interpessoais de relacionamento em grupos, ou que estejam dispostas a desenvolvê-la, conduzir exercícios que permitam a experimentação do trabalho em equipe: workshops.

As etapas do processo seletivo variam de acordo com a posição em questão. Os candidatos são entrevistados pela área de recursos humanos e pela área requisitante. Podem ser utilizadas dinâmicas de grupo e testes de conhecimentos específicos. Para posições que exigem nível superior.

Existem vantagens e desvantagens em realizar uma dinamica de grupos em processos de seleção, o objetivo destas dinamicas quando bem planejadas e realizada pode mostrar as habilidades e caracteristicas de cada cadidato que são necessárias por vaga. O que deve ser observado nesses processos de seleção com dinamicas, é a interação entre os candidatos, descobrir aqueles que tenham sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe, enfim as pessoas inspiram umas nas outras a serem melhor do que seriam sozinhas.

As vantagens desse metodo podem ser:

 Oportunidade de demonstrar seu comportamento e como se relaciona em grupo;

 Em entrevistas individuais os candidatos não têm tantas chances de emitir opiniões e exteriorizar aspectos de comportamento como liderança, empreendedorismo, criatividade, capacidade de atuar em situações-limite;

 A dinâmica pode ser aproveitada para candidatos conhecerem outras pessoas, trocarem ideias, fazerem networking;

 A cada dinâmica, o candidato consegue aprimorar sua capacidade de se incluir e de trabalhar em grupo;

“Por ser um processo de várias horas, a dinâmica não permite que o candidato se porte de uma maneira "treinada" por muito tempo. A real essência de cada um sempre vem à tona”.

Já as desvantagens são?

 Algumas empresas dão explicações superficiais sobre o processo e não dão feedback quando a seleção termina, o que não agrega ao processo de aprendizado do candidato que procura emprego;

 Muitas pessoas na mesma dinâmica e apenas um selecionar para observar o comportamento de todos pode ser ruim. O ideal é trabalhar com números menores de pessoas, de forma que o observador consiga avaliar e dar atenção a todos;

 Candidatos muito tímidos, que têm dificuldade de se expor em público e colocar opiniões podem perder lugar para um profissional que pode ser até menos competente, porém mais desinibido. Caberá sempre ao selecionador saber identificar as reais qualificações e posturas dos candidatos presentes.

Diante das vantagens e desvantagens, cabe à empresa GE CELMA, avaliar corretamente cada candidato, fazendo assim a seleção certa para cada vaga. Tendo um quadro de colaboradores com mais eficiência, dedicação, profissionalismos e com um grande índice de satisfação com a empresa.

3. QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO

A qualidade de vida e segurança no trabalho nos faz compreender que a sua existência tem por finalidade dar uma maior condição de vida para o profissional. Aplicar e seguir a qualidade de vida e segurança no trabalho é promover aos profissionais, empresários, chefias e proprietários, conhecimentos sobre a Constituição Federal, conhecimento necessário tanto ao empregador quanto para o empregado. Adquirindo conhecimento o administrador empresarial poderá criar estratégias para minimizar os acidentes de trabalho.

Os acidentes de trabalhos podem ser evitados, eles possuem causas que sendo identificadas, podem ser eliminadas.

As empresas que cumprem os programas e normas acabam tendo mais vantagens sobre as demais, pois a partir dessas normas de segurança, a empresa terá colaboradores trabalhando em ambientes saudáveis, seguros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com