TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A FRAGMENTAÇÃO DO SUJEITO PÓS-MODERNO DIANTE DAS REDES SOCIAIS

Por:   •  24/5/2019  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  1.488 Visualizações

Página 1 de 3

ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A FRAGMENTAÇÃO DO SUJEITO PÓS-MODERNO DIANTE DAS REDES SOCIAIS

MACHADO, VANESSA S. MOREIRA.

RESUMO- O presente artigo tem como finalidade, opinar sobre a fragmentação do sujeito pós-moderno diante das redes sociais e expor mudanças advindas pelo uso das novas tecnologias nas relações sociais afetivas dos indivíduos dentro da nossa realidade cotidiana.

INTRODUÇÃO

Neste texto o assunto a ser abordado é sobre a fragmentação do sujeito pós-moderno diante das redes sociais com recorte para as mudanças advindas dessas novas tecnologias.

Podemos dizer que essa fragmentação do sujeito ocorre por vários processos, dentre eles a globalização que traz consigo novas tecnologias e suas múltiplas identidades que o sujeito adquire quando entra em conflito com sua própria identidade e resolve aderir identidade de outros grupos étinicos, culturas ou mesmo de outros países. Assim o sujeito aderi ao comportamento e ideal daquele determinado grupo. Essa fragmentação veio como consequência das novas tecnologias, que nos trouxe a facilidade e liquidez de informações do mundo “exterior” ao nosso.

Diante das mídias, das redes sociais o sujeito é colocado a prova de quem “ele” realmente é ou de quem quer ser, e como quer ser, como quer ser visto, como quer agir perante suas raízes. Diante das redes sociais os sujeitos passam por mudanças que refletem em todas as áreas da vida.

Para entender as mudanças advindas das novas tecnologias, este artigo feito em resumo de algumas pesquisas por mim feitas, me vejo a pensar: Quais mudanças nos trouxe essas novas tecnologias?

Podemos perceber como as novas tecnologias se tornam cada vez mais importantes nas relações dos indivíduos com a sociedade em geral.

Segundo Stuart Hall (1997), “com a modernidade, surge o conceito de sujeito sociológico”.O sujeito forma  sua identidade na relação com outras pessoas.

Ou seja, prestando atenção ao que Hall disse, podemos entender que antes da modernidade o sujeito tinha o conceito de sujeito individualista e logo após mais sociável, pois com a modernidade das relações houve o avanço das tecnologias que aproximou os sujeitos.

Hoje é indispensável por exemplo, o celular como meio eficaz e rápido de comunicação em tempo real.

Na atualidade as novas tecnologias vêm se ampliando e se adequando aos meios, aproximando pessoas ao meio social, mas há quem diga que essa mesma tecnologia afasta, no que diz respeito as relações afetivas dos indivíduos.

Segundo uma pesquisa do feita pelo O Dia, ‘tecnologia aproxima quem está longe e afasta quem está perto”

Amizades e namoros da vida real são ‘atropelados’ por relações virtuais, indica pesquisa O Dia 07/06/2014.

Sendo essa a problemática, para as relações sociais e afetivas dos indivíduos  podemos dizer que as redes sociais tem seus prós e contras, porém cada indivíduo por si deve analisar em que área esta tecnologia ajuda ou prejudica seu convívio social e afetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com