TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AÇÕES ADOTADAS NOS ASPECTOS QUANTO A MOTIVAÇÃO, ESTRESSE E TRABALHO EM GRUPO

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

EMPRESA FARMÁCIA ALCOBAÇA BIOFARMA

Trabalho Interdisciplinar em grupo apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 1º Semestre.

Professores: Dr.Fabiano Galão, Ivan Campos, Eliza Nantes, Wilson Sanches, Monica M.Silva.

Teixeira de Freitas

2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

PLANEJAMENTO DO EVENTO        

CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LOCAL        

EMPRESA FARMÁCIA ALCOBAÇA BIOFARMA        

HISTÓRICO DA EMPRESA        

QUANTO AO SETOR PRODUTIVO        

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

QUANTO AO PORTE DA EMPRESA (DE ACORDO COM CRITÉRIO DO SEBRAE)        

ESTILO DE LIDERANÇA EXISTENTE NA EMPRESA        

ABORDAGEM DA ESTRUTURA, LIDERANÇA, E FUNÇÕES BÁSICAS QUANTO A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO        

AÇÕES ADOTADAS NOS ASPECTOS QUANTO A MOTIVAÇÃO, ESTRESSE E TRABALHO EM GRUPO        

PESQUISA DE CLIMA ORGANIACIONAL        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho a respeito da empresa Farmácia Alcobaça Biofarma. Onde foi constatado que se trata de uma organização familiar, nos seguimentos de farmácias e drogarias e de manipulação, atuando no mercado há 45 anos. Ainda iremos relatar a identificação da empresa, seu histórico, a estrutura organizacional, modelos de gestão e os princípios básicos aplicados na organização. Também abordaremos seus métodos de lidar com a motivação e o estresse dos colaboradores.

PLANEJAMENTO DO EVENTO

Os acadêmicos Vilma A. Watanabe, Jolívio Lins e Rosinélia Pereira, fizeram uma visita no estabelecimento Farmácia Alcobaça Biofarma, nos dias 22 e 23 de maio de 2013, com o objetivo de obter uma entrevista com um de seus gestores; onde foram bem recebidos e concedido a eles a entrevista. Tendo suas perguntas respondidas através de Climéria Palmeira F.de Jesus, diretora administrativa e financeira da organização.

CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LOCAL

O mercado local em questão é o da cidade de Teixeira de Freitas-Ba, onde se predomina a economia baseada no comércio varejista e prestação de serviços.


EMPRESA FARMÁCIA ALCOBAÇA BIOFARMA

RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA

Farmácia Alcobaça Biofarma Ltda-EPP

NOME FANTASIA

Farmácia Alcobaça Biofarma

LOCALIZAÇÃO

Av. Marechal Castelo Branco nº 532-B, Centro – Teixeira de Freitas-Ba

HISTÓRICO DA EMPRESA

Em meados de 1968, Antônio Palmeira Paraguassú Neto, mais conhecido como Seu Antoninho da farmácia Alcobaça, herdava de seu pai a farmácia Alcobaça, empresa estabelecida numa pequena cidade do interior da Bahia chamada Ibirapuã, onde havia apenas um funcionário.

Em 1973, como a cidade não oferecia uma perspectiva de crescimento, estava estagnado no tempo, ele resolveu apostar na cidade de Teixeira de Freitas, que era uma cidade próxima, com uma localização estratégica e estava em pleno desenvolvimento. E a demanda do mercado era favorável ao segmento de negócio em que atuava, pois na época não havia muitos concorrentes.

Em 2007, visando oferecer mais comodidade aos seus consumidores, houve então a fusão entre a farmácia Alcobaça e a farmácia de manipulação Biofarma, empresa a qual pertencia a uma das filhas do empresário, surgindo então a Farmácia Alcobaça Biofarma.

Em 2009, houve alteração no comando da empresa, onde Antônio Palmeira Paraguassú Neto passou a administração para as filhas Márcia, Climéria e Fabrícia,  mas  não se afastou definitivamente da empresa, dando consultorias e orientando-as  nas dificuldades.

O maior desafio enfrentado na trajetória da empresa foi em 2009 com a Crise na Bolsa Imobiliária iniciada nos EUA desencadeando uma crise mundial, com isso afetando a indústria farmacêutica no Brasil, onde acarretou a redução no prazo de pagamento e o limite de compras dos fornecedores, diminuindo o capital de giro da empresa.

A solução encontrada pela administração da empresa foi abrir filiais, depois de uma minuciosa pesquisa de mercado em diversos bairros da cidade, onde a concorrência era menor, pois para a matriz que é localizada no centro, já existiam muitos concorrentes.

Hoje possui 03(três) filiais no mesmo segmento (farmácia) e 01(uma) de dermocosméticos (divisão na área de cosméticos da indústria farmacêutica) e possui 27 (vinte e sete) colaboradores. O projeto da administração atualmente é o aperfeiçoamento da gestão aplicada tanto na matriz quanto nas filiais, para melhor atender o mercado cada vez mais competitivo e exigente.

QUANTO AO SETOR PRODUTIVO

Esta empresa se enquadra no setor terciário, onde este corresponde ao comércio de bens e serviços, um setor que mais demanda mão de obra qualificada no mercado contemporâneo (Desde início da crise de 2008, setor de serviços avançou 11,6%, enquanto a indústria se expandiu apenas 2%, para um PIB total de 9,3%, segundo o site O Estadão). Pois esta desenvolve um grande trabalho varejista, atendendo a demanda e exigências dos consumidores teixeirenses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (364.2 Kb)   docx (179.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com