TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPETÊNCIAS PARA LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  28/7/2021  •  Artigo  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

                         UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

                                     CÉSAR AUGUSTO GRISA

COMPETÊNCIAS PARA LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

                                               RIO DE JANEIRO

                 2022

                                       

                                      CÉSAR AUGUSTO GRISA

 COMPETÊNCIAS PARA LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

[pic 1]

                       

   

                                                RIO DE JANEIRO

                  2022

COMPETÊNCIAS PARA LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

CÉSAR AUGUSTO GRISA

RESUMO

                   

 A liderança possui importância dentro do planejamento estratégico das organizações e é uma das principais causas do sucesso dos projetos. Nas organizações devido as grandes complexidades existentes em questões relacionadas com gestão de pessoas se criou a necessidade de garantir que as organizações tenham líderes com capacidades para realizarem uma condução aprimorada e assertiva dentro da empresa. A gestão de pessoas é obtida através de um padrão profissional para espelhamento aos liderados mostrando qual o caminho a se percorrer, garantindo a conexão dos objetivos da organização e do projeto com os liderados.

 Dentro desse contexto o objetivo desse artigo será analisar as competências que se deve ter para exercício da sua função de liderança como gerente de projetos.

 Para atender a esses objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, analisando as diversas abordagens sobre o assunto e fazendo um estudo integrativo sobre as competências para ser uma liderança em Gerenciamento de Projetos.

Palavras-chave: Liderança. Gerenciamento de projetos. Competencias.

1 INTRODUÇÃO

Neste artigo, serão aprofundados os conceitos de liderança, pois a liderança é uma questão estratégica das organizações para garantir que os líderes tenham a capacidade de conduzir suas equipes de maneira motivadora e assertiva.

Para delinear este tema, serão abordados aspectos de Gerenciamento de Projetos e das Pessoas envolvidas dentro deste contexto, como o enfrentamento de situações conflituosas em um ambiente de projetos e liderança.

A formação de equipes em Projetos não se dá apenas pelo agrupamento de pessoas visando a realização de uma determinada tarefa, incluindo a discussão de valores, visão, missão e as estratégias na organização. As equipes deverão ser estruturadas de acordo com as etapas estabelecidas: definição de objetivos, competências, plano de desenvolvimento, execução do plano, acompanhamento gerencial e avaliação de desempenho. Decorrente a tudo isso surge outro desafio: como liderar as pessoas com diferenças culturais, técnicas e de habilidades, já que geralmente, a partir daí, é que se desenvolvem os conflitos.

O conflito é parte da natureza humana e uma força construtiva da sociedade, não é algo para se evitar, e sim, para administrar. Ele é considerado um dos pontos centrais no gerenciamento do relacionamento dentro de equipes de um projeto, dada às diversidades encontradas entre elas. No decorrer de um projeto, gerenciar conflitos é um desafio para o Gerente de Projetos.

Conforme Gerzon (2006) o conflito nem sempre surge de um desacordo, muitas vezes, as partes procuram o mesmo objetivo, mas discorda em relação ao meio ou à abordagem do problema. Por isso, a importância de identificar sua origem, pois uma vez identificada, é mais fácil unir as partes em uma negociação colaborativa.

Cabe ao Gerente de Projetos, analisar e avaliar valores positivos e negativos do conflito e seus efeitos sobre o desempenho do projeto, bem como saber como e quando utilizá-lo para melhorar a atuação dos membros da equipe. Atitude e estilo gerenciais podem fazer com que o conflito não tenha consequências destrutivas no ambiente do projeto. Conflitos de interesses entre stakeholders, normalmente, são resolvidos por meio de negociação. XX Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Programa de Pós-Graduação em Administração | 2


De acordo com PMBOK (Project Management Body of Knowledge) as habilidades requeridas para bons gerentes de projetos estão descritas no Triângulo de Talentos do PMI (Project Management Institute), um conjunto de competências técnicas, de negócios, estratégia e de liderança que será explicado no decorrer deste artigo.

Ainda conforme o PMBOK o Gerenciamento de Recursos Humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Esta equipe é composta de pessoas com funções e responsabilidades atribuídas até o término do projeto.

O PMBOK relata que a equipe de projetos é essencial, pois a equipe deve conduzir todas as atividades envolvidas no ciclo de vida do mesmo e normalmente é liderada por um Gerente de Projetos. Os projetos bem-sucedidos são geralmente o resultado de um planejamento cuidadoso e do talento e colaboração dos membros da sua equipe de um projeto. Neste sentido o Gerente de Projeto exerce um papel crítico na liderança de uma equipe de projetos para alcançar os objetivos do mesmo, muitos deles envolvem em um projeto do início ao fim, mas isso pode variar de acordo com cada organização.

O PMBOK estabelece como processos para Gerenciamento de Recursos Humanos:

  1. a) planejamento de recursos humanos: identificação e documentação de funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto, além da criação do plano de gerenciamento de pessoal;
  2. b) contratar ou mobilizar a equipe do projeto: Obtenção dos recursos necessários para terminar o projeto;
  3. c) desenvolver a equipe do projeto: Melhoria de competências e interação de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto;
  4. d) gerenciar equipe de projetos: Acompanhamento do desenvolvimento de membros da equipe, fornecimento de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto.

Dentre os fatores críticos de sucesso em Gerenciamento de Projetos a Gestão de Recursos Humanos é vista como uma área determinante para o alcance dos resultados que se espera no desenvolvimento de um projeto.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 LIDERANÇA

A origem do ato de liderar nasceu ainda nos primórdios da humanidade e pode ser confirmada com a presença de vários personagens que lideraram nações, guerras, conflitos, mudanças sociais e outros diversos fenômenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com