TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ERAS DA QUALIDADE

Por:   •  11/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

                               [pic 1]

Universidade estadual do maranhão

Centro de ciências sociais e aplicadas

Faculdade de administração

Laura Werner Martins Fontes

Resumo sobre o texto:

“ERAS DA QUALIDADE”

São Luís

2022

O agronegócio é um dos setores que mais se destacam na economia brasileira. Tendo forte participação no PIB brasileiro e ainda apresenta um grande potencial de crescimento, por conta da abundância de recursos naturais e a grande quantidade de terras férteis de alta produtividade que ainda não foram exploradas. Com isso, diante da importância do agronegócio para a economia nacional, um sistema logístico eficiente é fundamental para a competitividade do país.

Ademais, no sistema agroalimentar, as práticas de gestão de qualidade não são vistas como fonte de vantagem competitiva, mas sim como elemento fundamental, uma vez que os alimentos têm como destino a mesa dos consumidores. Além disso, as práticas de gestão de qualidade devem ser monitoradas ao longo da cadeia.

Dessa forma, os terminais intermodais, que são responsáveis por realizar o transbordo da carga de um modal para o outro e possuem um papel-chave, uma vez que são um importante elo entre a produção e a distribuição de grãos. Porém, é necessário que eles estejam atentos às práticas de qualidade, a fim de atender as especificações do mercado.

Contudo, a maior preocupação com a gestão da qualidade por parte das organizações é derivada de aspectos como o aumento da competição entre as empresas e a maior exigência dos consumidores e uma das formas de analisar a evolução da gestão da qualidade é por meio da metodologia proposta por Garvin (1992), que divide a gestão da qualidade em quatro eras diferentes, sendo elas, inspeção, controle estatístico da qualidade, garantia da qualidade e gestão estratégica da qualidade. Dessa maneira, no campo da gestão da qualidade, um tema de estudo que tem sido recorrente é a preocupação com a performance, já que, além do atendimento aos requisitos, o aumento do desempenho também é um dos principais objetivos da gestão de qualidade. Desde modo, o texto foi elaborado com o objetivo de identificar em qual estágio da gestão da qualidade os terminais intermodais da cadeia logística de grãos brasileira se encontra. Além disso, busca verificar a relação entre a eficiência operacional dos terminais e as eras da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com