TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 13

Ji-Paraná/RO

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO. 4

2.1 ESTRUTURA DE MERCADO. 4

2.2 AS PRINCIPAIS ESTRUTURA DE MERCADO. 4

3 MEDIDAS DESCRITIVAS TENDÊNCIA CENTRAL 6

3.1 MEDIDAS DE DISPERSÃO 6

3.2 TECNICAS DE AMOSTRAGEM PROBALISTICA 8

3.3 NUMEROS INDICES 10

3.4 DEFLAÇÃO DE DADOS 11

4 TENDÊNCIA DE CAPTALISMO 12

5 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

O objetivo geral do presente estudo é pesquisar as decisões estratégicas de localização das principais redes do setor supermercadista que é caracterizado pela existência de um número reduzido de empresa que detêm boa parte do mercado, tendo possibilidade de recorrer á competição em preços para ampliar a fatia de mercado. Há também a concorrência com empresas marginais, que são pouco resistentes à eliminação, mas ocupa um espaço considerável no setor supermercadista.

Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar a influência de características específicas, como tamanho e posição geográfica nos preços praticados por estabelecimentos do varejo supermercadista, o objetivo da análise considera também a verificação de qual é o papel assumido pelo estabelecimento principal, no que tange a sua política de preços.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRUTURA DE MERCADO.

Estrutura de mercado é um conjunto de características organizacionais que configuram como serão as relações entre os agentes econômicos e visar determinar os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia. Tais mercados, por sua vez, estão estruturados de maneira diferenciada em função de dois fatores principais: o número de firmas produtoras atuando no mercado e a homogeneidade ou diferenciação dos produtos dessas firmas. O comportamento que se adotam na adaptação dos mercados em que situam sua atividade produtiva, por exemplo, como as mesmas estabelecem seus preços junto à concorrência.

A procura e a oferta de um bem ou serviço, é que onde se determina o preço pelo qual são vendidos e a respectiva quantidade. O comportamento de ofertantes e demandantes no mercado não é uniforme em decorrência da própria dinâmica da economia capitalista, o poder dos diferentes agentes econômicos é também diferenciado.

O setor supermercadista brasileiro apresenta-se desenvolvido e acompanha as tendências do mercado para atender às necessidades e às expectativas do consumidor. Os supermercados podem ser definidos como lojas com métodos de autosserviço no varejo de alimentos. Os produtos oferecidos pelos mesmos incluem uma ampla variedade de itens, como: mercearia, carnes, hortifrutigranjeiros, frios, laticínios, perfumaria, produtos de limpeza, entre outros. Contudo, os estabelecimentos do setor supermercadista podem ser classificados de acordo com características mercadológicas.

2.2 AS PRINCIPAIS ESTRUTURA DE MERCADO.

Ao pesquisar as estruturas de mercados, descobre-se que existem algumas bem especificas; o mercado de concorrência perfeita a estrutura de monopólio e o oligopólio.

O mercado de concorrência perfeita possui as seguintes características; um número grande de empresas produtoras e de compradores, agindo de forma independente, de tal maneira que nenhum deles tenha condições ou poder suficiente para influir na oferta, na demanda e nos preços de equilíbrio, e tem certa semelhança nos produtos vendidos pelas empresas produtoras, a ponto do consumidor não fazer questão entre obter o produto de uma ou outra firma. As empresas têm livre acesso ao mercado, ou seja, não existem dificuldades para a entrada ou saída de novas firmas no mercado

A estrutura de monopólio é o oposto da concorrência perfeita, apresenta uma característica principal bem definida: Uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, de tal maneira que os compradores não têm outras opções de compra; existem barreiras à entrada de firmas concorrentes, tem ainda o poder de influenciar nos preços e dominar o mercado.

Enquanto que a estrutura de oligopólio é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido como:

Oligopólio concentrado, que é um pequeno número de empresas que controla a oferta de um determinado bem ou serviço no setor, um exemplo disso é a indústria automobilística, pois é uma indústria com pequeno número de empresa.

O segundo é o oligopólio competitivo, esse último, é um grande número de empresas, mas que pouco domina o mercado. Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em que seus termos, enfrentando normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação à alteração de preços. Podemos citar como exemplo, a indústria do setor de bebidas.

Uma das maneiras de se verificar uma indústria e um oligopólio é por meio de determinação do índice de concentração da indústria, este método nos fornece o percentual da produção total da indústria que é concentrada pelas quatro (às vezes oito) maiores produtoras. O oligopólio pode ser puro ou diferenciado, ele será considerado puro caso os concorrentes ofereçam um produto homogêneo, ou seja, aqueles que podem ser substituídos sem notarem diferença, um exemplo de oligopólio puro pode ser encontrado na indústria de cimento, aço, alumínio, cobre etc. O oligopólio diferenciado são aqueles que não podem ser substituídos, um exemplo é a indústria automobilística, pois o veiculo fusca é totalmente diferente do Vectra, portanto insubstituível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (580.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com