TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FINANÇAS EMPRESARIAIS

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DANIEL BENITEZ MARQUES

FINANÇAS EMPRESARIAIS

[pic 3]

                                                       Caxias do Sul

        2011        

DANIEL BENITEZ MARQUES

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira II, Direito Tributário e Teoria Econômica.

Profs. Thiago Nunes Bazoli, Edilson Gonçalves Moreira, Helenara Regina Sampaio, Jossan Batistute e Regina Lúcia Sanches Malassise.

Caxias do Sul

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        ......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

2.1. Planejamento Financeiro....................................................................................5

2.1.1. Características e Fundamentos

2.1.2.  A longo prazo

2.1.3.  A curto prazo

2.1.4.  Modelos

2.1.5. Estrutura

2.2. Demonstrativos Orçamentários.........................................................................7

2.2.1. Previsão de Vendas

2.2.2. Fluxo de Caixa Projetado

2.3. Planejamento e a Execução Real.......................................................................9

2.4. Ferramentas de Análise de Investimentos........................................................9

2.4.1. Valor Presente Líquido

2.4.2. Taxa Interna de Retorno

2.4.3. Payback Descontado

2.4.4. Índice de Lucratividade Líquida

2.5. Princípios Básicos do Valor do Dinheiro no Tempo........................................12

2.5.1. Valor Presente

2.5.2. Valor Futuro

2.5.3. Séries Uniformes de Pagamentos

2.5.4. Séries Uniformes de Desembolsos

2.6. Tributos Empresariais...........................................................................................13

2.6.1. ICMS

2.6.2. PIS

2.6.3. COFINS

2.6.4. IR

2.6.5. CSLL

2.7. A Evolução da Inflação, Juros e Cambio no Plano Real..................................14

2.7.1 Taxa de Juros

2.7.2. Câmbio

INTRODUÇÃO

       Atualmente vivenciamos uma metamorfose na nossa estrutura econômica, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo, é indispensável a presença de um planejamento, planejamento este que vamos explanar neste trabalho. No mundo de negócios atual onde inovações no processo de gestão empresarial são de suma importância, informações são interligadas instantaneamente, oportunidades de negócios surgem nos mais diferentes locais do mundo, para tanto a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios. Nesse contexto de uma economia global surge um dos fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial, o processo de planejamento financeiro.

       Os métodos ou formas para decidir fazer compras e vendas variam muito de pessoa para pessoa de acordo com a sua disponibilidade e objetivos. É errado seguir cegamente qualquer tipo de dica ou método de outra pessoa, por mais profissional que se intitule. Ao seguir cegamente conselhos dos outros irá impedir-se de aprender pelos seus próprios meios e ganhar o melhor conhecimento que funciona com as suas características individuais, e que só pode derivar da experiência.

       Baseando-se no fato de que uma quantia de dinheiro tem valores diferentes ao longo do tempo, o conceito de valor do dinheiro pelo tempo (TVM) é fundamental para as pessoas que tomam decisões monetárias. Um conjunto de ferramentas matemáticas foi desenvolvido com a finalidade de avaliar o valor do dinheiro pelo tempo e os conceitos básicos de valor presente do dinheiro (PV), valor futuro do dinheiro (FV), pagamentos periódicos (PMT), taxas de juros (i) e o número de períodos compostos (n). Dois cálculos básicos em TVM são conhecidos como Juros simples e Juros compostos/Anuidade.

      O Planejamento Tributário: É o processo de escolha de ação, não simulada, anterior a ocorrência do fato gerador, visando, direta ou indiretamente, economia de tributos. Fazer planejamento tributário, não é apenas um direito garantido na constituição federal, mas também um dever legal determinado pela lei 6.404/76.

       A inflação, queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, equivalente ao aumento no nível geral de preços, nos 5 continentes tende a partir do ano 2000 a estar abaixo dos 10%. Já teve picos bem altos, ficando a dever-se a processos de inflação prematura (aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido); inflação reprimida (congelamento dos preços por parte do governo); inflação de custo (aumento dos custos de produção, por redução na oferta de fatores de produção) e inflação de demanda (aumento do consumo, não acompanhado por aumento geral da oferta), esta mais comum na maior parte dos países.

DESENVOLVIMENTO

2.1. Planejamento Financeiro

       O planejamento pode ser descrito como o ato de preparação, planificação, ou até um conjunto de ações. Mas em finanças esses conceitos são levados para um sentido mais amplo, levados para um plano empresarial.

        Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa.

       Para planejar é preciso partir da renda que se tem, e estabelecer as prioridades em seu orçamento. Alguns passos devem ser seguidos: Liquide suas dívidas, comece a poupar, monte uma reserva financeira, planeje o futuro, quite seu financiamento imobiliário, pense na família, continue poupando e aproveite a vida. Herckert (2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com