TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FINANÇAS EMPRESARIAIS

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


INTRODUÇÃO

Proporcionar, um entendimento de como um orçamento empresarial demostra dados essenciais para uma organização. Quais importâncias de elementos, como fluxo de caixa, o que é custo de oportunidade, que tipos de orçamentos, Payback descontado, definições de impostos, taxas, contribuições, competência tributária e Mercado de capital, viabilizar aquisições de conhecimento para desempenhar atividade de finaas de uma empresa.

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente, deve-se ter em conta que o orçamento não é um procedimento isolado, feito pelo departamento financeiro.

É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados dentro dos parâmetros da ciência e da lei. Pode-se até mesmo questionar o procedimento e até mesmo a lógica científica de finanças. Porém, após entender e compreender é fundamental colocar em prática esses conceitos e práticas reconhecidos no mundo inteiro.

As empresas utilizam recursos como, fluxo de caixa, na qual a função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada, há uma importância enorme nesse requisito é de que a gestão de uma organização gira em torno do dinheiro a partir dai o gestor obtêm controle de todas operações realizadas assim procura o crescimento da rentabilidade o fluxo de caixa de acordo com Lunkes (2007) possibilita também assegurar recursos monetários suficiente para atender as operações da empresa além disso pode ajudar a empresa a equilibrar o caixa e fazer prevenções orçamentárias.

[pic 15]

Vejamos agora o que é custo de oportunidade. Ele foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha". São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativos ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explícito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas. O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado oportunidade.

Todas as empresas devem possuir orçamentos empresarias, é importante para tomada de decisões, tipos de orçamentos. Orçamentos de vendas,  pilar de sustentabilidade da empresa. O orçamento de vendas constitui um plano das vendas da empresa, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa. Todos os demais orçamentos parciais são desenvolvidos em função do orçamento de vendas, ou seja, tendo-se determinado o que será vendido, em que quantidade e quando, e conta-se com informações principais para a determinação dos recursos necessários para o atendimento dessas vendas em quantidade, qualidade e por período de tempo. Orçamento de produção com base nas premissas de venda e de estoque, a alta direção estabelece as premissas de produção em termos qualitativo e quantitativo, uma vez que a produção deve atender não só as previsões de venda como também as necessidades de estoques estratégicos de produtos acabados. O orçamento de matéria-prima é um plano que específica as quantidades de matéria-prima, inclusive tipo do material a ser adquiridos, períodos, preços e unidades de negócios a serem atendidas. Orçamento de mão de obra direta e insumos. Orçamentos de custo de fabricação, entre outros.

Então o que vem a ser payback descontado? Num processo administrativo É o período de tempo exato necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto, a partir das entradas de caixa, tempo de retorno. Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional (no caso do Brasil em reais), por pessoas físicas e jurídicas (empresas). O valor é arrecadado pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc). E as taxas, são tributos cobrados pelo município devido ao exercício do seu poder de polícia e a utilização efetiva ou potencial de serviço público específico e divisível. Qualquer pessoa que necessita da permissão do município para alguma ação, ou sofre controle dos seus atos e fatos ou utiliza os serviços prestados pelo município deve pagar alguma taxa. Elas são aplicadas na manutenção dos serviços prestados e na fiscalização e controle das atividades permitidas.

A contribuição pela legislação brasileira é “Um tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação que representa um benefício especial auferido pelo contribuinte. Seu fim se destina às necessidades do serviço ou à atividade estatal”, previsto no art. 145, III, da Constituição Federal. Também tem a competência tributária. Ela tem o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. O legislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites. O poder de criar tributos é repartido entre vários entes políticos, de modo que cada um tem competência para impor prestações tributárias, dentro da esfera que lhe é assinalada pela Constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com