TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PESSOAS NÃO COMPRAM O QUE VOCÊ FAZ. ELAS COMPRAM O PORQUÊ VOCÊ FAZ

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 2

As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz. - Simon Sinek

A Nespresso, subsidiária integral da Nestlé, é um extraordinário exemplo de modelo de negócios revolucionários. Eric Favre desenvolveu o sistema Nespresso no mercado Suíço. Desde a criação, em 1986, a marca Nespresso vem redefinindo o modo de usufruir do café em todo o mundo, com uma mistura de tecnologia em sua maquinas, qualidade altíssima de produto, serviços de apoio ao cliente admiráveis e a busca por inovação constante. Hoje esta presente em mais de 40 países e vem revolucionando a forma do consumo do café.

VRIO:

Jay Barney, em 1991, desenvolve relações entre a visão baseada em recursos (RVB) das empresas e a formação de vantagens competitivas sustentáveis. A partir disso, é criado o modelo VRIO, com objetivo de analisar os resursos estratégicos da empresa, a partir de 4 indicadores:

o valor (V), a raridade (R), a imitabilidade imperfeita (I), e a substituibilidade (S).

Modelo VRIO Nespresso:

VALOR: as valores d intangíveis da empresa criam um grande valor para ela, muito voltada para a experiência de qualidade para o cliente. – “Nespresso é uma experiência única que alia perfeição, prazer, simplicidade e estética.”

Com as aptidões da empresa, voltadas também para a forma de desenvolver novos produtos e tecnologias de processos que visam a melhoria das estratégias da marca e diminuição da concorrência.

Um exemplo da estrategia da marca: Bait and Hook

Ofertam produtos que sao dependentes, mas com um diferença na margem do seu preço. A empresa vende suas maquinas de espresso com uma margee de lucro relativamente baixa, por outro lado, as suas capsulas de café tem uma margem de lucro alta. E ainda, acabam fidelizando o cliente, que é obrigado a usar cápsulas da marca Nespresso nas suas máquinas, o que dificulta para o cliente ir para outro fabricante de maquinas de cafe.

RAROS: a Nespresso, alem de ser uma marca de maquinas e cápsulas de cafe, introduziu Tecnologia no seu setor, decorrente disso, registrou mais de 1700 patentes que oferecia um grande diferencial com proteção industrial seus poucos concorrentes. Mas em 2012, grande parte de suas patentes acabaram, e a concorrência aumentou por maquinas e cápsula tradicionais.

A Raridade da Nespresso, se encontra com o design, tecnologia e qualidade oferecidos em seus produtos. A marca foi em busca em constituir parcerias com fornecedores, em tornar seu produto mais sustentável, com as capsulas recicláveis, mantendo seu produto sempre disponível para os consumidores, porém sem baixar seu preço e qualidade.

Alem disso, foi criado o Club Nespresso, para ajudar na distribuição e criar maiores vínculos de relacionamento com seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com