TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS ÊNFASES DA TEORIA ESCOLA BUROCRÁTICA

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        QUEM FORAM SEUS PRINCIPAIS AUTORES?        5

2.        AS PRINCIPAIS ÊNFASES DA TEORIA        5

3.        QUAIS FORAM AS CONTRIBUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS E REALIZAÇÕES FEITAS PELOS AUTORES QUE FORAM INCORPORADAS AOS ESTUDOS DAS ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS        6

4.        COMO ESTAS CONTRIBUIÇÕES ESTÃO REPRESENTADAS HOJE NO DIA A DIA DAS EMPRESAS E/OU SUA FORMA DE GERENCIA-LAS        6

5.        DESCREVA UM EXEMPLOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO INTEGRAL OU EM PARTES DESTA TEORIA NA EMPRESA DE UM DOS PARTICIPANTES DA EQUIPE        7

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIA        10


INTRODUÇÃO

        A teoria burocrática surgiu de acordo com as necessidades analisadas, com o objetivo de estruturar as organizações, baseando-se em diversas regras e divisões de responsabilidades, fazendo com que a organização em questão caminhe corretamente ao objetivo traçado.


  1. QUEM FORAM SEUS PRINCIPAIS AUTORES?

A teoria burocrática foi criada pelo alemão Max Weber (1864-1920).

Karl Emil Maximilian Weber foi um importante sociólogo, economista e jurista, cursou direito na Universidade de Heidelberg e concluiu seu doutorado na Universidade de Berlim, defendeu sua tese sobre história econômica na faculdade de Göttingen, tornou-se posteriormente professor universitário, atuou também no cenário político onde não obteve sucesso. Após a morte de seu pai enfrentou dificuldades com sua saúde mental, enquanto havia reduzido sua carga horária como professor pôde desenvolver uma de suas principais obras: “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Weber faleceu ainda cedo, por conta de uma grave pneumonia.

Os estudos de Weber eram voltados a política, religião e capitalismo, ele trouxe diversas contribuições sociológicas, entre elas estão a “ação social”, onde acreditava que os indivíduos possuíam liberdade para agir e modificar sua realidade, ou seja, uma ação com uma determinada finalidade, e a “racionalização do mundo social”.

Weber acredita que o racionalismo ocidental que se relaciona com a economia capitalista e a burocracia do Estado trouxe ao homem a capacidade de dominar o mundo por meio da ciência e da técnica, mas também é responsável pela perda do sentido da vida e a perda da liberdade (VOLTZ, 2018 apud SELL, 2006).

A capacidade adquirida pelo homem tornou-o capaz de impactar profundamente as organizações modernas. Através da dominação manifestada em função do poder, Weber inicia seus estudos a respeito da burocracia.

  1. AS PRINCIPAIS ÊNFASES DA TEORIA

Na teoria burocrática, as organizações são gerenciadas por regulamentos ou leis, sendo uma parte da evolução das organizações.

A burocracia é como um obstáculo organizacional e, quando as soluções demoram para surgir, alguns indivíduos dizem que é "culpa da burocracia". Na visão de Weber, a situação é exatamente o contrário: para ele, a burocracia é uma organização excelente e eficiente. A abordagem burocrática é descritiva e explicativa (CHIAVENATO, 2003).

Onde enfatiza que a estrutura é o foco da teoria, e que a gestão é uma ciência que se concentra na configuração e na estrutura organizacional.

Podemos perceber que no método burocrático, não existe apenas um modelo, mas é dividida em grais e que promove a variedade de estruturas das empresas criadas nesta forma organizacional.

Neles há também três características que os distinguem dos grupos informais ou principais: Forma - um sistema normativo com a autoridade prescrita por lei; Impessoalidade - ninguém se submeterá aos outros, obediência é um dever; profissionalismo - significa burocracia. A organização é composta por funcionários que possuem carreira e meios de subsistência (MAXIMIANO, 2007).

  1. QUAIS FORAM AS CONTRIBUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS E REALIZAÇÕES FEITAS PELOS AUTORES QUE FORAM INCORPORADAS AOS ESTUDOS DAS ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS

Assim que Weber definiu a burocracia como estruturação formal da organização, ele permitiu que organizassem as atividades humanas pra a realização de objetivos comuns no longo prazo.

  • Weber fez com que a divisão das tarefas e funções fossem feita de forma racional, (Com normas e regras, para assim poder permitir a execução das atividades necessárias e os objetivos serem alcançados).
  • Ele definiu a Hierarquia por regras explicitas.
  • Visando garantir a igualdade formal, a contratação de funcionários é baseada em regras já estabelecidas.
  • Equiparação salarial para o exercício de posições e funções semelhantes.
  • O plano de carreira é regulado por normas e critérios objetivos, sem considerar o favoritismo e as relações pessoais.
  • Cada cargo tem suas regras e normas que estabelece os direitos e deveres, que devem ser seguidos por todos.

  1. COMO ESTAS CONTRIBUIÇÕES ESTÃO REPRESENTADAS HOJE NO DIA A DIA DAS EMPRESAS E/OU SUA FORMA DE GERENCIA-LAS

Atualmente com as devidas contribuições da teoria da burocracia, as organizações aplicam suas normas e regulamentos de forma clara para seus colaboradores chegarem aos seus devidos objetivos e cumprindo suas atividades com total responsabilidade.

Normas e regulamentos que se aplicam em algumas empresas:

  • Comunicação interna: Mediante documentos impressos e com as devidas informações e orientações que os colaboradores necessitam ter conhecimento;
  • Regras e regulamentos: De caráter legal da organização, todas as ações dentro da organização são regidas pela (Constituição para órgãos do estado e estatutos para empresas privadas);
  • Divisão de trabalho: Desde o operacional até o administrativo, todos os colaboradores executam suas atividades conforme o seu cargo dentro da organização;
  • Competências: Sendo reconhecido devidamente pela responsabilidade e habilidades nas atividades, com avaliação e desempenho a empresa promove o crescimento pessoal de seus colaboradores dentro da organização.

Assim atualmente segue as organizações, com seus objetivos regulamentados e juntamente aplicando-se a hierarquia desde o operacional, tático e estratégico, facilitando as atividades e compromissos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com